O CINEMA DE ANIMAÇÃO COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PERANTE A TRAGÉDIA A REALIDADE E A PERCEÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Susana Isabel Filipe Viegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1784
Resumo: Um projeto de sensibilização tem como ponto de partida uma realidade social, com o desejo de mudar aspetos de uma sociedade através da reflexão sobre uma problemática. O estado de calamidade, devido à existência de incêndios, é cada vez mais frequente em Portugal, sendo que é necessário a produção de informação sobre os comportamentos de risco, alertas e medidas de prevenção através de uma forma de comunicação que consiga abranger a maior parte da sociedade. O cinema de animação é um meio de expressão que, a partir de um processo de criação específico, consegue chegar ao espetador e permitir que este crie empatia perante as ideias que estão a ser transmitidas. Assim, é através de estratégias complexas na construção de um argumento que se tornou o ponto de partida e suporte para orientar a ação de uma curta-metragem animada. A estrutura da curta metragem é feita através da estratégia de criação de uma narrativa principal contada a partir de diferentes perspetivas e pontos de vista – cinco narrativas paralelas –, trabalhando assim diferentes consciências e conseguindo mudar a forma como os indivíduos encaram a floresta e a prevenção dos incêndios ao criar um impacto diversificado no espetador. Todo o processo de construção da animação foi pensado ao pormenor, desde a pré-produção, produção e pós-produção, de forma a chegar a um produto final que sustentasse a investigação teórica desenvolvida, refletido em simultâneo sobre o contributo do cinema de animação para a sensibilização da tragédia. As cinco narrativas paralelas, por sua vez, reforçam o convite à múltipla leitura dos espetadores, espelhando, e colocando em diálogo diferentes perceções da tragédia através da relação que este estabelece com os diferentes personagens e da forma como interpreta os diversos cenários da animação, à medida que a tensão na ação evoluí até atingir o pico dramático, o momento catártico e o sugestivo plano final (voltar-se-á tudo a repetir?).
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