Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9918 |
Resumo: | A existência de aves nas áreas próximas dos aeroportos tem sido vista como um risco constante à aeronavegabilidade pelo impacto das mesmas nas aeronaves, quando em procedimentos de aterragem e descolagem. A colisão de aves com aeronaves é vulgarmente denominada Bird Strike. Este trabalho propõe – se analisar as formas de prevenir, mitigar, combater o Bird Strike e mostrar as crescentes preocupações da indústria aeronáutica com a segurança, evidenciando a sua evolução e principais obstáculos nessa área. As aves podem causar problemas de segurança e financeiros, devido à possibilidade de colisão com aeronaves, pelo que a sua gestão é importante. Uma ferramenta essencial é a monitorização regular das aves para permitir uma gestão adequada de espécies. Pela literatura analisada, concluiu-se que os melhores métodos a implementar são os de gestão do habitat, continuando com certas práticas já usadas, analise controlo da altura da vegetação (utilização de relva artificial entres outras). Também se conclui que é necessário monitorizar e padronizar o registo de Bird Strike. Por fim, analisa - se o Bird Strike através de inquérito (entrevistas, questionário) para melhor se fazer a gestão e manter a segurança na aviação. |
id |
RCAP_4d42a57834600d692084d7510a54fa24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bird strike : análise do contexto da aviação em PortugalMESTRADO EM GESTÃO AERONÁUTICATRANSPORTES AÉREOSGESTÃO AERONÁUTICASEGURANÇA AÉREAAVESNAVEGAÇÃO AÉREAAIR TRANSPORTAVIATION MANAGEMENTAVIATION SECURITYBIRDSAIR NAVIGATIONA existência de aves nas áreas próximas dos aeroportos tem sido vista como um risco constante à aeronavegabilidade pelo impacto das mesmas nas aeronaves, quando em procedimentos de aterragem e descolagem. A colisão de aves com aeronaves é vulgarmente denominada Bird Strike. Este trabalho propõe – se analisar as formas de prevenir, mitigar, combater o Bird Strike e mostrar as crescentes preocupações da indústria aeronáutica com a segurança, evidenciando a sua evolução e principais obstáculos nessa área. As aves podem causar problemas de segurança e financeiros, devido à possibilidade de colisão com aeronaves, pelo que a sua gestão é importante. Uma ferramenta essencial é a monitorização regular das aves para permitir uma gestão adequada de espécies. Pela literatura analisada, concluiu-se que os melhores métodos a implementar são os de gestão do habitat, continuando com certas práticas já usadas, analise controlo da altura da vegetação (utilização de relva artificial entres outras). Também se conclui que é necessário monitorizar e padronizar o registo de Bird Strike. Por fim, analisa - se o Bird Strike através de inquérito (entrevistas, questionário) para melhor se fazer a gestão e manter a segurança na aviação.The existence of birds in areas close to airports it has been constant risk to airworthiness the impact thereof on aircrafts, when in procurements landing and takeoff. The birds impact on aircrafts it is vulgarly called as Bird Strik. This task proposes- if analyse ways to prevent, mitigate, combat a Bird Strike and show growing concerns the security of the aerospace industry, evidencing the evolution and main obstacles in this area. The Birds could cause security and financial problems due to chance of collision with aircrafts therefore the appropriate management. An essential tool is the regular monitoring of birds to permit an adequate management of specie. Analyzed literature, i tis concluded that the best methods to implement are the habitat management, continuing with certain practices already used, height analyze vegetation control (use of artificial grass among others) also follows that it is necessary monetarize and standardize the registration of Bird Strike. Finally is analyzd the registration of Bird Strike through a survey to better make management of aviation safety.2019-11-21T13:54:07Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9918TID:202303772porSaiundo, Dinara Apolinaria Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:57.583744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
title |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
spellingShingle |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal Saiundo, Dinara Apolinaria Fernandes MESTRADO EM GESTÃO AERONÁUTICA TRANSPORTES AÉREOS GESTÃO AERONÁUTICA SEGURANÇA AÉREA AVES NAVEGAÇÃO AÉREA AIR TRANSPORT AVIATION MANAGEMENT AVIATION SECURITY BIRDS AIR NAVIGATION |
title_short |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
title_full |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
title_fullStr |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
title_full_unstemmed |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
title_sort |
Bird strike : análise do contexto da aviação em Portugal |
author |
Saiundo, Dinara Apolinaria Fernandes |
author_facet |
Saiundo, Dinara Apolinaria Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saiundo, Dinara Apolinaria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO AERONÁUTICA TRANSPORTES AÉREOS GESTÃO AERONÁUTICA SEGURANÇA AÉREA AVES NAVEGAÇÃO AÉREA AIR TRANSPORT AVIATION MANAGEMENT AVIATION SECURITY BIRDS AIR NAVIGATION |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO AERONÁUTICA TRANSPORTES AÉREOS GESTÃO AERONÁUTICA SEGURANÇA AÉREA AVES NAVEGAÇÃO AÉREA AIR TRANSPORT AVIATION MANAGEMENT AVIATION SECURITY BIRDS AIR NAVIGATION |
description |
A existência de aves nas áreas próximas dos aeroportos tem sido vista como um risco constante à aeronavegabilidade pelo impacto das mesmas nas aeronaves, quando em procedimentos de aterragem e descolagem. A colisão de aves com aeronaves é vulgarmente denominada Bird Strike. Este trabalho propõe – se analisar as formas de prevenir, mitigar, combater o Bird Strike e mostrar as crescentes preocupações da indústria aeronáutica com a segurança, evidenciando a sua evolução e principais obstáculos nessa área. As aves podem causar problemas de segurança e financeiros, devido à possibilidade de colisão com aeronaves, pelo que a sua gestão é importante. Uma ferramenta essencial é a monitorização regular das aves para permitir uma gestão adequada de espécies. Pela literatura analisada, concluiu-se que os melhores métodos a implementar são os de gestão do habitat, continuando com certas práticas já usadas, analise controlo da altura da vegetação (utilização de relva artificial entres outras). Também se conclui que é necessário monitorizar e padronizar o registo de Bird Strike. Por fim, analisa - se o Bird Strike através de inquérito (entrevistas, questionário) para melhor se fazer a gestão e manter a segurança na aviação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21T13:54:07Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9918 TID:202303772 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9918 |
identifier_str_mv |
TID:202303772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131226378862592 |