Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Chandra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41441
Resumo: O objetivo deste estudo é encontrar construtos relevantes ao Growth Mindset no que se refere a determinantes e a consequentes. Na literatura encontramos base de como desenvolver um Growth Mindset e de quais são as vantagens de o adotar em diferentes circunstâncias, não encontramos, contudo, estudos acerca das dimensões em contexto corporativo, que o predizem e que daí resultam. Neste âmbito foi desenhado um modelo concetual com as dimensões mais relevantes a estudar, como determinantes do Growth Mindset, foi identificado o estilo de liderança, a segurança psicológica, o engagement profissional, o perfecionismo e a justiça processual e distributiva, como consequentes o bem-estar psicológico, a curiosidade e exploração, a resiliência, a autoestima e a autoconfiança. Foi realizado e distribuído um questionário para avaliar as relações. De uma maneira geral os resultados não mostram consistência suficiente ou relações robustas entre o Growth Mindset e os determinantes e consequentes. A principal implicação deste estudo é sensibilizar a complexidade de avaliar o mindset e instigar a criação de uma escala capaz de o medir sem constrangimentos, sendo possível a partir daí estudar relações com outas dimensões. Ainda assim o estilo de liderança foi o determinante que se revelou mais potente, para investigações futuras fica a sugestão de trabalhar com dois grupos experimentais utilizando uma variável dicotómica distinguindo Fix e Growth Mindset.
id RCAP_4d4de3dfdbc0fe049316b348bd2c1d6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41441
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativoMindset de crescimentoMindset fixoComportamento organizacionalMudança comportamentalProcessos de liderançaGrowth mindsetFixed mindsetOrganizational behaviorBehavior changeLeadership processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objetivo deste estudo é encontrar construtos relevantes ao Growth Mindset no que se refere a determinantes e a consequentes. Na literatura encontramos base de como desenvolver um Growth Mindset e de quais são as vantagens de o adotar em diferentes circunstâncias, não encontramos, contudo, estudos acerca das dimensões em contexto corporativo, que o predizem e que daí resultam. Neste âmbito foi desenhado um modelo concetual com as dimensões mais relevantes a estudar, como determinantes do Growth Mindset, foi identificado o estilo de liderança, a segurança psicológica, o engagement profissional, o perfecionismo e a justiça processual e distributiva, como consequentes o bem-estar psicológico, a curiosidade e exploração, a resiliência, a autoestima e a autoconfiança. Foi realizado e distribuído um questionário para avaliar as relações. De uma maneira geral os resultados não mostram consistência suficiente ou relações robustas entre o Growth Mindset e os determinantes e consequentes. A principal implicação deste estudo é sensibilizar a complexidade de avaliar o mindset e instigar a criação de uma escala capaz de o medir sem constrangimentos, sendo possível a partir daí estudar relações com outas dimensões. Ainda assim o estilo de liderança foi o determinante que se revelou mais potente, para investigações futuras fica a sugestão de trabalhar com dois grupos experimentais utilizando uma variável dicotómica distinguindo Fix e Growth Mindset.The aim of this study is to find relevant constructs to Growth Mindset regarding determinants and consequences. In the literature we find the basis of how to develop a Growth Mindset and what are the advantages of adopting it in different circumstances, we do not find, however, studies about the dimensions in the corporate context, which predict it and that result. In this context, a conceptual model was designed with the most relevant dimensions to study, as determinants of the Growth Mindset, the leadership style, psychological safety, professional engagement, perfectionism and procedural and distributive justice were identified, as consequent psychological well-being, curiosity and exploitation, resilience, self-esteem and selfconfidence. It was conducted and distributed a questionnaire to evaluate the relationships. In general, the results do not show sufficient consistency or robust relationships between the Growth Mindset and the determinants and consequences. The main implication of this study is to create awareness of the complexity of evaluating the mindset and instigate the creation of a scale capable of measuring it without constraints, being possible from here to study relationships with other dimensions. Still the leadership style was the strongest determinant, for future investigations is the suggestion of working with two experimental groups using a dichotomic variable distinguishing Fix and Growth Mindset.Moreira, Sérgio Paulo de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Chandra2023-06-27T10:04:59Z2023-01-262023-012023-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41441TID:203310128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:08.031543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
title Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
spellingShingle Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
Gomes, Chandra
Mindset de crescimento
Mindset fixo
Comportamento organizacional
Mudança comportamental
Processos de liderança
Growth mindset
Fixed mindset
Organizational behavior
Behavior change
Leadership process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
title_full Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
title_fullStr Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
title_full_unstemmed Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
title_sort Grow or perish! Determinantes e consequentes do growth mindset em contexto corporativo
author Gomes, Chandra
author_facet Gomes, Chandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Sérgio Paulo de Jesus
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Chandra
dc.subject.por.fl_str_mv Mindset de crescimento
Mindset fixo
Comportamento organizacional
Mudança comportamental
Processos de liderança
Growth mindset
Fixed mindset
Organizational behavior
Behavior change
Leadership process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Mindset de crescimento
Mindset fixo
Comportamento organizacional
Mudança comportamental
Processos de liderança
Growth mindset
Fixed mindset
Organizational behavior
Behavior change
Leadership process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objetivo deste estudo é encontrar construtos relevantes ao Growth Mindset no que se refere a determinantes e a consequentes. Na literatura encontramos base de como desenvolver um Growth Mindset e de quais são as vantagens de o adotar em diferentes circunstâncias, não encontramos, contudo, estudos acerca das dimensões em contexto corporativo, que o predizem e que daí resultam. Neste âmbito foi desenhado um modelo concetual com as dimensões mais relevantes a estudar, como determinantes do Growth Mindset, foi identificado o estilo de liderança, a segurança psicológica, o engagement profissional, o perfecionismo e a justiça processual e distributiva, como consequentes o bem-estar psicológico, a curiosidade e exploração, a resiliência, a autoestima e a autoconfiança. Foi realizado e distribuído um questionário para avaliar as relações. De uma maneira geral os resultados não mostram consistência suficiente ou relações robustas entre o Growth Mindset e os determinantes e consequentes. A principal implicação deste estudo é sensibilizar a complexidade de avaliar o mindset e instigar a criação de uma escala capaz de o medir sem constrangimentos, sendo possível a partir daí estudar relações com outas dimensões. Ainda assim o estilo de liderança foi o determinante que se revelou mais potente, para investigações futuras fica a sugestão de trabalhar com dois grupos experimentais utilizando uma variável dicotómica distinguindo Fix e Growth Mindset.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27T10:04:59Z
2023-01-26
2023-01
2023-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41441
TID:203310128
url http://hdl.handle.net/10400.14/41441
identifier_str_mv TID:203310128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132067630415872