Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Alexandra Gaspar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30578
Resumo: O projeto elaborado na presente dissertação resultou da intenção da empresa Paul Stricker explorar os brindes publicitários em impressão 3D, para a qual alocaram uma posição de estágio. Sendo que o candidato(a) devia recorrer especificadamente à tecnologia FFF para a realização de produtos comercializáveis. A fase inicial permitiu a familiarização com a empresa, o seu modelo de negócio e o sector dos brindes publicitários, complementado pelos objetivos dos produtos e serviços afetos ao projeto 3D PRINT’ IN. Seguidamente foi realizado um estudo sobre as tecnologias de impressão 3D, incidindo nas que utilizam a matéria prima polimérica, de forma a ganhar mais conhecimento sobre o que existia no mercado. Este estudo foi mais pormenorizado relativamente à impressão 3D com a tecnologia FFF em particular sobre como projetar peças em impressão 3D em CAD e em Softwares Slicer. Após o conhecimento obtido e em brainstorming com os elementos do departamento de inovação foram selecionados oito produtos a desenvolver com potencial comercial e promissores no cumprimento dos requisitos previamente definido relativos ao tempo mínimo, custo mínimo e a apresentarem área de personalização. Após a conclusão desta tarefa foi realizada divulgação comercial destes produtos e do serviço de brindes em impressão 3D, juntamente com um compêndio interno para a operacionalização do método do serviço da oferta de impressão 3D. Ademais, foi elaborado outro produto (armação de óculos de sol) totalmente em impressão 3D, de forma a cumprir os requisitos definidos e respetivos testes mecânicos e análise dimensional e funcional mais detalhada. Os resultados obtidos, mesmo que possam ser alvo de futuras iterações, possibilitaram a demonstração da possibilidade de realização de brindes comerciais em impressão 3D. Com os resultados obtidos, este documento visa contribuir para a discussão do potencial de impressão 3D e sua inserção em contextos comerciais como o sector dos brindes publicitários.
id RCAP_4d51754fba1a9a5884c92c87daafe173
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul StrickerBrindes publicitáriosDesign de produtoEstágioImpressão 3DPaul StrickerO projeto elaborado na presente dissertação resultou da intenção da empresa Paul Stricker explorar os brindes publicitários em impressão 3D, para a qual alocaram uma posição de estágio. Sendo que o candidato(a) devia recorrer especificadamente à tecnologia FFF para a realização de produtos comercializáveis. A fase inicial permitiu a familiarização com a empresa, o seu modelo de negócio e o sector dos brindes publicitários, complementado pelos objetivos dos produtos e serviços afetos ao projeto 3D PRINT’ IN. Seguidamente foi realizado um estudo sobre as tecnologias de impressão 3D, incidindo nas que utilizam a matéria prima polimérica, de forma a ganhar mais conhecimento sobre o que existia no mercado. Este estudo foi mais pormenorizado relativamente à impressão 3D com a tecnologia FFF em particular sobre como projetar peças em impressão 3D em CAD e em Softwares Slicer. Após o conhecimento obtido e em brainstorming com os elementos do departamento de inovação foram selecionados oito produtos a desenvolver com potencial comercial e promissores no cumprimento dos requisitos previamente definido relativos ao tempo mínimo, custo mínimo e a apresentarem área de personalização. Após a conclusão desta tarefa foi realizada divulgação comercial destes produtos e do serviço de brindes em impressão 3D, juntamente com um compêndio interno para a operacionalização do método do serviço da oferta de impressão 3D. Ademais, foi elaborado outro produto (armação de óculos de sol) totalmente em impressão 3D, de forma a cumprir os requisitos definidos e respetivos testes mecânicos e análise dimensional e funcional mais detalhada. Os resultados obtidos, mesmo que possam ser alvo de futuras iterações, possibilitaram a demonstração da possibilidade de realização de brindes comerciais em impressão 3D. Com os resultados obtidos, este documento visa contribuir para a discussão do potencial de impressão 3D e sua inserção em contextos comerciais como o sector dos brindes publicitários.The project elaborated in this dissertation resulted from the intention of the Paul Stricker company to explore advertising gifts in 3D printing, for which they allocated an internship position. The candidate should specifically use FFF technology to produce marketable products. The initial phase allowed familiarization with the company, its business model and the advertising gifts sector, complemented by the objectives of the products and services allocated to the 3D PRINT’IN project. Then, a study was carried out on 3D printing technologies, focusing on those that use polymeric raw material, to gain more knowledge about what existed in the market. This study was more detailed concerning 3D printing with FFF technology in particular on how to design parts in 3D printing in CAD and Software Slicer. After the knowledge obtained and brainstorming with the elements of the innovation department, eight products were selected to be developed with commercial potential and promising in the fulfillment of the previously defined requirements related to the minimum time, minimum cost and to present a personalization area. After the completion of this task, commercial disclosure of these products and the 3D printing gifts service was carried out, together with an internal compendium for the operationalization of the 3D printing offer service method. Besides, another product (sunglasses frame) was developed entirely in 3D printing, to meet the defined requirements and the respective mechanical tests and more detailed dimensional and functional analysis. The results obtained, even though they may be the target of future iterations, enabled the demonstration of the possibility of making commercial gifts in 3D printing. With the results obtained, this document aims to contribute to the discussion of the potential of 3D printing and its insertion in commercial contexts such as the advertising gifts sector.2022-08-26T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30578porVieira, Maria Alexandra Gasparinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:03Zoai:ria.ua.pt:10773/30578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:37.761313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
title Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
spellingShingle Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
Vieira, Maria Alexandra Gaspar
Brindes publicitários
Design de produto
Estágio
Impressão 3D
Paul Stricker
title_short Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
title_full Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
title_fullStr Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
title_full_unstemmed Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
title_sort Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
author Vieira, Maria Alexandra Gaspar
author_facet Vieira, Maria Alexandra Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Alexandra Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Brindes publicitários
Design de produto
Estágio
Impressão 3D
Paul Stricker
topic Brindes publicitários
Design de produto
Estágio
Impressão 3D
Paul Stricker
description O projeto elaborado na presente dissertação resultou da intenção da empresa Paul Stricker explorar os brindes publicitários em impressão 3D, para a qual alocaram uma posição de estágio. Sendo que o candidato(a) devia recorrer especificadamente à tecnologia FFF para a realização de produtos comercializáveis. A fase inicial permitiu a familiarização com a empresa, o seu modelo de negócio e o sector dos brindes publicitários, complementado pelos objetivos dos produtos e serviços afetos ao projeto 3D PRINT’ IN. Seguidamente foi realizado um estudo sobre as tecnologias de impressão 3D, incidindo nas que utilizam a matéria prima polimérica, de forma a ganhar mais conhecimento sobre o que existia no mercado. Este estudo foi mais pormenorizado relativamente à impressão 3D com a tecnologia FFF em particular sobre como projetar peças em impressão 3D em CAD e em Softwares Slicer. Após o conhecimento obtido e em brainstorming com os elementos do departamento de inovação foram selecionados oito produtos a desenvolver com potencial comercial e promissores no cumprimento dos requisitos previamente definido relativos ao tempo mínimo, custo mínimo e a apresentarem área de personalização. Após a conclusão desta tarefa foi realizada divulgação comercial destes produtos e do serviço de brindes em impressão 3D, juntamente com um compêndio interno para a operacionalização do método do serviço da oferta de impressão 3D. Ademais, foi elaborado outro produto (armação de óculos de sol) totalmente em impressão 3D, de forma a cumprir os requisitos definidos e respetivos testes mecânicos e análise dimensional e funcional mais detalhada. Os resultados obtidos, mesmo que possam ser alvo de futuras iterações, possibilitaram a demonstração da possibilidade de realização de brindes comerciais em impressão 3D. Com os resultados obtidos, este documento visa contribuir para a discussão do potencial de impressão 3D e sua inserção em contextos comerciais como o sector dos brindes publicitários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T00:00:00Z
2020-07-29
2022-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30578
url http://hdl.handle.net/10773/30578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137681712611328