Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponciano, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6334
Resumo: As TIC fazem parte fundamental da nossa vida sendo indispensáveis para as atividades diárias de cada cidadão. Naturalmente, no sistema educativo as TIC também transformam o dia-a-dia na comunidade educativa. Neste sentido, a formação dos jovens em TIC para adquirirem competências digitais é um aspeto fundamental para os preparar para a sociedade atual e que deve ser inicializada através da sua utilização em contexto de sala de aula. O Relatório de Estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor EdiLim através dos seguintes objetivos: promover a utilização de recursos digitais nas aprendizagens do 1.º Ciclo; identificar qual a utilização das TIC que os professores fazem no contexto de sala de aula; implementar atividades pedagógicas com atividades através do EdiLim; avaliar o contributo para as aprendizagens através da utilização do EdiLim. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era constituída por 22 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A investigação assumiu um caráter qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e dos alunos, a Orientadora Cooperante e o Par Pedagógico. Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a um professor do 1.º CEB da Instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no Ensino Básico. Em suma, os resultados da investigação, através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem
id RCAP_4d531c435a9e88f98388f65e7fe20c7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico1.º Ciclo do Ensino BásicoEdiLimPrática de Ensino SupervisionadaSoftware educativoTecnologias da Informação e Comunicação1st Cycle of Basic EducationEdiLimSupervised teaching practiceEducational softwareICTAs TIC fazem parte fundamental da nossa vida sendo indispensáveis para as atividades diárias de cada cidadão. Naturalmente, no sistema educativo as TIC também transformam o dia-a-dia na comunidade educativa. Neste sentido, a formação dos jovens em TIC para adquirirem competências digitais é um aspeto fundamental para os preparar para a sociedade atual e que deve ser inicializada através da sua utilização em contexto de sala de aula. O Relatório de Estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor EdiLim através dos seguintes objetivos: promover a utilização de recursos digitais nas aprendizagens do 1.º Ciclo; identificar qual a utilização das TIC que os professores fazem no contexto de sala de aula; implementar atividades pedagógicas com atividades através do EdiLim; avaliar o contributo para as aprendizagens através da utilização do EdiLim. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era constituída por 22 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A investigação assumiu um caráter qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e dos alunos, a Orientadora Cooperante e o Par Pedagógico. Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a um professor do 1.º CEB da Instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no Ensino Básico. Em suma, os resultados da investigação, através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagemICT make everyday life of the present society translating into day-to-day practices and routines that require the use of the same in different contexts. Naturally, in the educational system ICT also transform the day to day of their educational community. Due to the increasing evolution of ICT in the global society, there should be a general concern of educators / teachers to include them in their teaching practices so that they can be, increasingly, an integral part in the teaching-learning process. In this sense, it is necessary to train children from an early age, with the aim of rapidly acquiring digital skills. This article reports on the investigation carried out in the framework of the Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education, the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, where it was intended to investigate the potentialities of the use and the impact in the process of teaching and learning, in particular, of the implementation of ’EdiLim’ author software. The research was carried out in a group of the 4th year, consisting of 22 students aged between 9 and 10 years. The research assumed a qualitative character in which a case-study and action-research approach was carried out. The main instrument of data collection consisted of participant observation using photographic records and field notes. Participants, besides the researcher and the students, were the ”Cooperating Advisor”and the ”Pedagogical Pair”. There 390 Didática e Formação de Educadores e Professores was also a need to apply questionnaire surveys to the students and semi-structured interviews to the ”Cooperating Advisor”and to a teacher from the 1st CEB of the Institution, as a way of knowing the opinion of the respondents and interviewees regarding the use of ICT and educational software as resources to be used in the 1st CEB. The results of the research, through the triangulation of data allowed observing that the use of EdiLim promoted higher and better levels of student motivation, favoring the teaching and learning process. The use of EdiLim educational software allowed the realization of different activities, which managed to create spaces and playful moments, where students felt more motivated and more involved. This digital context, so much to the liking of the students, made that the realized learning had been more significant.Instituto Politécnico da Bragança, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriquePonciano, Joana2019-01-18T11:49:14Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6334porGIL, Henrique ; PONCIANO, Joana (2018) - Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico. In Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE),3 ,Bragança, 4-5 de Maio : atas. Bragança : Instituto Politécnico. p. 389-398.978-972-745-241-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:14Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:00.259411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
title Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
Gil, Henrique
1.º Ciclo do Ensino Básico
EdiLim
Prática de Ensino Supervisionada
Software educativo
Tecnologias da Informação e Comunicação
1st Cycle of Basic Education
EdiLim
Supervised teaching practice
Educational software
ICT
title_short Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
title_full Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Ponciano, Joana
author_role author
author2 Ponciano, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Ponciano, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
EdiLim
Prática de Ensino Supervisionada
Software educativo
Tecnologias da Informação e Comunicação
1st Cycle of Basic Education
EdiLim
Supervised teaching practice
Educational software
ICT
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
EdiLim
Prática de Ensino Supervisionada
Software educativo
Tecnologias da Informação e Comunicação
1st Cycle of Basic Education
EdiLim
Supervised teaching practice
Educational software
ICT
description As TIC fazem parte fundamental da nossa vida sendo indispensáveis para as atividades diárias de cada cidadão. Naturalmente, no sistema educativo as TIC também transformam o dia-a-dia na comunidade educativa. Neste sentido, a formação dos jovens em TIC para adquirirem competências digitais é um aspeto fundamental para os preparar para a sociedade atual e que deve ser inicializada através da sua utilização em contexto de sala de aula. O Relatório de Estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor EdiLim através dos seguintes objetivos: promover a utilização de recursos digitais nas aprendizagens do 1.º Ciclo; identificar qual a utilização das TIC que os professores fazem no contexto de sala de aula; implementar atividades pedagógicas com atividades através do EdiLim; avaliar o contributo para as aprendizagens através da utilização do EdiLim. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era constituída por 22 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A investigação assumiu um caráter qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e dos alunos, a Orientadora Cooperante e o Par Pedagógico. Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a um professor do 1.º CEB da Instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no Ensino Básico. Em suma, os resultados da investigação, através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-18T11:49:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6334
url http://hdl.handle.net/10400.11/6334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique ; PONCIANO, Joana (2018) - Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico. In Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE),3 ,Bragança, 4-5 de Maio : atas. Bragança : Instituto Politécnico. p. 389-398.
978-972-745-241-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130831629844480