Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12002
Resumo: A sociedade é cada vez mais dependente das tecnologias e os seus meios fazem parte do nosso dia-a-dia. As escolas não são indiferentes e ao longo das últimas décadas têm vindo a fazer investimentos para modernizar o sistema de ensino através de programas direcionados para a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos concretos de aprendizagem. No entanto, este processo de modernização tem sido lento. Algumas das causas prendem-se com a imaturidade dos programas, pela resistência dos professores e a falta de formação dos mesmos. No campo oposto estão os alunos, que familiarizados com as tecnologias, consumidores e utilizadores assíduos anseiam alterações nas práticas de ensino. É nesta direção que se encontra o nosso estudo, o qual se pretende integrar as TIC nas práticas educativas utilizando um e-book interativo numa escola onde predominam os suportes analógicos. Este estudo é baseado na conceção de um manual digital interativo para 3º ano do 1º ciclo sobre a temática do Estudo do Meio. A metodologia que nos pareceu mais adequada foi a metodologia de estudo de caso, na medida em que o produto desenvolvido foi testado e verificada a sua funcionalidade em contexto concreto de aprendizagem. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Agrupamento de Caíde de Rei – Escola Básica de Vilar de Torno e Alentém. Os resultados obtidos conferiram as seguintes vantagens: cada aluno trabalhou ao seu ritmo; tendo sido possível replicar as vezes que os alunos acharam necessárias mediante as dificuldades apresentadas. A partir da informação recolhida diariamente, dos dados obtidos por questionário preenchidos pelos alunos e através da entrevista realizada às professoras foi possível concluir que a utilização de um e-book com atividades interativas incrementa a motivação dos alunos na aprendizagem, consideram ter maior empenho e participação reconhecendo que as aulas são mais interessantes. Referiram que o e-book contribui para aprender melhor os conteúdos e manifestaram a preferência de aprendizagens em ambiente digital. Neste contexto, o software Edilim teve um papel importante devido à facilidade de utilização e à diversidade de atividades pelo que pode ser um bom meio para procedermos a algumas modificações no âmbito de ensino. Dado que neste momento não é possível substituir o manual analógico por um manual digital ou e-book pode ser utilizado como um auxiliar do manual escolar por exemplo um livro de exercícios, com jogos e atividades que propiciem momentos prazerosos na aprendizagem.
id RCAP_c90fd5e9bab2d4ae35d2097af34fba69
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meioTICAprendizageme-bookSoftwareEdilimA sociedade é cada vez mais dependente das tecnologias e os seus meios fazem parte do nosso dia-a-dia. As escolas não são indiferentes e ao longo das últimas décadas têm vindo a fazer investimentos para modernizar o sistema de ensino através de programas direcionados para a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos concretos de aprendizagem. No entanto, este processo de modernização tem sido lento. Algumas das causas prendem-se com a imaturidade dos programas, pela resistência dos professores e a falta de formação dos mesmos. No campo oposto estão os alunos, que familiarizados com as tecnologias, consumidores e utilizadores assíduos anseiam alterações nas práticas de ensino. É nesta direção que se encontra o nosso estudo, o qual se pretende integrar as TIC nas práticas educativas utilizando um e-book interativo numa escola onde predominam os suportes analógicos. Este estudo é baseado na conceção de um manual digital interativo para 3º ano do 1º ciclo sobre a temática do Estudo do Meio. A metodologia que nos pareceu mais adequada foi a metodologia de estudo de caso, na medida em que o produto desenvolvido foi testado e verificada a sua funcionalidade em contexto concreto de aprendizagem. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Agrupamento de Caíde de Rei – Escola Básica de Vilar de Torno e Alentém. Os resultados obtidos conferiram as seguintes vantagens: cada aluno trabalhou ao seu ritmo; tendo sido possível replicar as vezes que os alunos acharam necessárias mediante as dificuldades apresentadas. A partir da informação recolhida diariamente, dos dados obtidos por questionário preenchidos pelos alunos e através da entrevista realizada às professoras foi possível concluir que a utilização de um e-book com atividades interativas incrementa a motivação dos alunos na aprendizagem, consideram ter maior empenho e participação reconhecendo que as aulas são mais interessantes. Referiram que o e-book contribui para aprender melhor os conteúdos e manifestaram a preferência de aprendizagens em ambiente digital. Neste contexto, o software Edilim teve um papel importante devido à facilidade de utilização e à diversidade de atividades pelo que pode ser um bom meio para procedermos a algumas modificações no âmbito de ensino. Dado que neste momento não é possível substituir o manual analógico por um manual digital ou e-book pode ser utilizado como um auxiliar do manual escolar por exemplo um livro de exercícios, com jogos e atividades que propiciem momentos prazerosos na aprendizagem.Society is increasingly dependent on Technologies and their mean are part of our day-to-day. Schools are not indifferent and over the last few decades, has been doing investments to improve the education system through programs directed toward the inclusion of Information and Communication Technologies (ICT) in specific contexts of learning. However, this process of modernization has been slow. Some of the causes are related to the immaturity of the programs, because of resistance from the teachers and the lack of training of the same. In the opposite field, are the students who are familiar with the technologies, consumers and assiduous users, expecting for changes in teaching practices. Our study follows this direction, which seeks to integrate ICT in educational practices, using an interactive e-book in a school where prevail the analogue formats. This study is based on a conception of an interactive and digital Manual for the 3rd year of the preliminary school. The methodology that we thought for it was the “Case Study methodology”, to extent that the product has been tested and verified by its functionality in a specific context of learning. The Case Study was developed in the “Agrupamento de Caíde de rei - Escola Básica de Vilar de Torno e Alentém. The results obtained gave us the following advantages: each student worked at their own rhythm, having been possible replicate the times that students thought necessary to understand the exercises by the difficulties presented. From the information daily collected, the data that was obtained by filling a questionnaire, which was completed by students, through the interview made to the teachers, we could conclude that the use of an e-book, with interactive activities, increases the motivation of students in the learning process. They believe having a greater commitment and participation, recognizing that classes are more interesting. They also, pointed out that the e-book contributes to a better learn of the contents and expressed a preference for learning in the digital environment. In this context, the software Edilim, played an important role because is very easy to use it, and the variety of activities, which can be a good way for us to make some modifications in the educational and learning field. Due to the fact that at the moment, it’s not possible to replace the analog manual by a digital one, the e-book can be used as a booster of the school book, for example, an exercise book with games and activities, to promote pleasurable moments in learning.Meirinhos, ManuelBiblioteca Digital do IPBRendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite2015-07-29T16:55:18Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12002TID:201012359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:26.830493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
title Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
spellingShingle Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
Rendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite
TIC
Aprendizagem
e-book
Software
Edilim
title_short Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
title_full Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
title_fullStr Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
title_full_unstemmed Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
title_sort Desenvolvimento e exploração de um e-book interativo nas práticas educativas de 1ºciclo: um caso para a aprendizagem do estudo do meio
author Rendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite
author_facet Rendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meirinhos, Manuel
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rendeiro, Sónia da Conceição Pereira Leite
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Aprendizagem
e-book
Software
Edilim
topic TIC
Aprendizagem
e-book
Software
Edilim
description A sociedade é cada vez mais dependente das tecnologias e os seus meios fazem parte do nosso dia-a-dia. As escolas não são indiferentes e ao longo das últimas décadas têm vindo a fazer investimentos para modernizar o sistema de ensino através de programas direcionados para a inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos concretos de aprendizagem. No entanto, este processo de modernização tem sido lento. Algumas das causas prendem-se com a imaturidade dos programas, pela resistência dos professores e a falta de formação dos mesmos. No campo oposto estão os alunos, que familiarizados com as tecnologias, consumidores e utilizadores assíduos anseiam alterações nas práticas de ensino. É nesta direção que se encontra o nosso estudo, o qual se pretende integrar as TIC nas práticas educativas utilizando um e-book interativo numa escola onde predominam os suportes analógicos. Este estudo é baseado na conceção de um manual digital interativo para 3º ano do 1º ciclo sobre a temática do Estudo do Meio. A metodologia que nos pareceu mais adequada foi a metodologia de estudo de caso, na medida em que o produto desenvolvido foi testado e verificada a sua funcionalidade em contexto concreto de aprendizagem. O Estudo de Caso foi desenvolvido no Agrupamento de Caíde de Rei – Escola Básica de Vilar de Torno e Alentém. Os resultados obtidos conferiram as seguintes vantagens: cada aluno trabalhou ao seu ritmo; tendo sido possível replicar as vezes que os alunos acharam necessárias mediante as dificuldades apresentadas. A partir da informação recolhida diariamente, dos dados obtidos por questionário preenchidos pelos alunos e através da entrevista realizada às professoras foi possível concluir que a utilização de um e-book com atividades interativas incrementa a motivação dos alunos na aprendizagem, consideram ter maior empenho e participação reconhecendo que as aulas são mais interessantes. Referiram que o e-book contribui para aprender melhor os conteúdos e manifestaram a preferência de aprendizagens em ambiente digital. Neste contexto, o software Edilim teve um papel importante devido à facilidade de utilização e à diversidade de atividades pelo que pode ser um bom meio para procedermos a algumas modificações no âmbito de ensino. Dado que neste momento não é possível substituir o manual analógico por um manual digital ou e-book pode ser utilizado como um auxiliar do manual escolar por exemplo um livro de exercícios, com jogos e atividades que propiciem momentos prazerosos na aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29T16:55:18Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12002
TID:201012359
url http://hdl.handle.net/10198/12002
identifier_str_mv TID:201012359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135262817648640