Análise e melhoria dos processos de gestão de armazém de uma vidraria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86659 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Análise e melhoria dos processos de gestão de armazém de uma vidrariaAnalysis and improvement of the warehouse management processes of a glasswareGestão de armazénsGestão de stocksLogística internaPrincípios e ferramentas leanWarehouse managementStock managementInternal logisticsLean principles and toolsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO presente projeto de dissertação foi realizado no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. O estudo foi desenvolvido na empresa Vidraria dos Peões, tendo como objetivo a reestruturação do sistema gestão dos armazéns da empresa, mais propriamente no armazém de vidro e no armazém geral. A metodologia de investigação utilizada foi a “Investigação-Ação”, que se iniciou com o diagnóstico do estado atual de funcionamento da empresa, tendo sido revelada a falta de definição de procedimentos associados à logística interna, que prejudicavam o nível de serviço prestado aos clientes internos e externos. Para além disso, evidenciou-se a desorganização nos armazéns, aliada à falta de identificação dos produtos e de definição do layout. As propostas de melhoria passaram pela normalização dos processos de cada uma das cinco operações de armazém: receção e conferência, arrumação, picking, preparação de encomenda e expedição. De forma a auxiliar as operações elaboram-se dois mapas de gestão de stock, ainda foi criada uma lista de picking diária e o registo de stocks. Propôs-se a implementação da metodologia 5S no armazém geral e, através da ferramenta Skechtup, foi demonstrado o novo layout do mesmo. Neste armazém foram identificados os produtos obsoletos, tendo sido aplicado um plano para a sua eliminação. No armazém de vidro, foi criado um dashboard demonstrativo, onde estão distribuídos os diferentes tipos de vidro com base na análise ABC segundo o critério das quantidades movimentadas. Relativamente à gestão dos stocks para os diferentes produtos, foram propostas diferentes políticas, dependendo da natureza da procura de cada um deles. Com as propostas implementadas, a informação relativa ao stock ficou informatizada e facilmente acessível. No armazém geral, conseguiu-se aumentar o espaço disponível em 5%, reduzir as movimentações em cerca de 34% e prevê-se diminuir o tempo de resposta em 64% a curto prazo. No armazém de vidro, diminuiu-se o tempo de resposta em cerca de 81%. Na secção de corte do armazém de vidro, o tempo produtivo foi aumentado em 18% para um total de aproximadamente 391 horas por ano.This dissertation project was carried out under the Integrated Master's Degree in Engineering and Industrial Management. The study was developed at the company Vidraria dos Peões, aiming to restructure the management system of the company's warehouses, more specifically in the glass warehouse and in the general warehouse. The research methodology used was the "Investigation-Action", which began with the diagnosis of the current state of operation of the company, revealing the lack of definition of procedures associated with internal logistics, which impaired the level of service provided to internal and external customers. In addition, disorganization in warehouses was evidenced, coupled with the lack of product identification and layout definition. The improvement proposals went through the standardization of the processes of each of the five warehouse operations: reception and conference, storage, picking, order preparation and shipment. In order to assist operations, two stock management maps are drawn up, a daily picking list and stock registration were also created. It was proposed to implement the 5S methodology in the general warehouse and, through the Skechtup tool, its new layout was demonstrated. Obsolete products were identified in this warehouse, and a plan for their disposal was applied. In the glass warehouse, a demonstrative dashboard was created, where the different types of glass are distributed based on ABC analysis according to the criterion of the quantities moved. Regarding the management of stocks for the different products, different policies have been proposed, depending on the nature of the demand of each of them. With the proposals implemented, stock information became computerized and easily accessible. In the general warehouse, it was possible to increase the available space by 5%, reduce movements by about 34% and it is expected to reduce the response time by 64% in the short term. In the glass warehouse, the response time was reduced by about 81%. In the cutting section of the glass warehouse, production time was increased by 18% to a total of approximately 391 hours per year.Telhada, JoséUniversidade do MinhoMartins, Rafaela Alexandra Dias2022-02-092022-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86659por202946657info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-07T01:22:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:31.808512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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