Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Cármen
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Galvão, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/517
Resumo: As narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento; a relação entre a investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das professoras, revelado nas narrativas, inclui sentimentos de avanços e de recuos que refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para além das relacionadas à ação como professoras de matemática. - The narratives produced by teachers – one of them Portuguese – and by a teacher educator about their learning and didactic performances in investigative activities in mathematics lessons, reveals indications of their constitution and professional development, and composes a process of pedagogical reflection that allows the authors to understand the consequences of their performance and to create new didactic strategies. We try to understand, through these narratives of education, the relations between practice and knowledge, that is, to reveal how the process of knowledge production happens; the relation between inquiry and practice; what is learned when mathematical lessons are investigated and mathematical explorations/investigation are proposed in the class. In a qualitative approach, the collection and the analysis of data were based on studies that take the production of narrative texts as a process of pedagogical reflection. The professional development of the teachers, revealed in the narratives, includes feelings of going forward and backward that reflect the moments and the contexts that they were and allow reflections that go beyond the ones related to their action as mathematics teachers.
id RCAP_4d592aa29114eb4aa5160fce5020dd5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professoresNarrativasInvestigações matemáticasDesenvolvimento profissionalAs narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento; a relação entre a investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das professoras, revelado nas narrativas, inclui sentimentos de avanços e de recuos que refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para além das relacionadas à ação como professoras de matemática. - The narratives produced by teachers – one of them Portuguese – and by a teacher educator about their learning and didactic performances in investigative activities in mathematics lessons, reveals indications of their constitution and professional development, and composes a process of pedagogical reflection that allows the authors to understand the consequences of their performance and to create new didactic strategies. We try to understand, through these narratives of education, the relations between practice and knowledge, that is, to reveal how the process of knowledge production happens; the relation between inquiry and practice; what is learned when mathematical lessons are investigated and mathematical explorations/investigation are proposed in the class. In a qualitative approach, the collection and the analysis of data were based on studies that take the production of narrative texts as a process of pedagogical reflection. The professional development of the teachers, revealed in the narratives, includes feelings of going forward and backward that reflect the moments and the contexts that they were and allow reflections that go beyond the ones related to their action as mathematics teachers.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPassos, CármenGalvão, Cecília2011-08-19T22:57:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/517porPassos,C. & Galvão,C. (2011). Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores. Revista Interacções,18(7),76-103.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:04.763219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
title Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
spellingShingle Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
Passos, Cármen
Narrativas
Investigações matemáticas
Desenvolvimento profissional
title_short Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
title_full Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
title_fullStr Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
title_full_unstemmed Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
title_sort Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores
author Passos, Cármen
author_facet Passos, Cármen
Galvão, Cecília
author_role author
author2 Galvão, Cecília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Cármen
Galvão, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Investigações matemáticas
Desenvolvimento profissional
topic Narrativas
Investigações matemáticas
Desenvolvimento profissional
description As narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento; a relação entre a investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das professoras, revelado nas narrativas, inclui sentimentos de avanços e de recuos que refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para além das relacionadas à ação como professoras de matemática. - The narratives produced by teachers – one of them Portuguese – and by a teacher educator about their learning and didactic performances in investigative activities in mathematics lessons, reveals indications of their constitution and professional development, and composes a process of pedagogical reflection that allows the authors to understand the consequences of their performance and to create new didactic strategies. We try to understand, through these narratives of education, the relations between practice and knowledge, that is, to reveal how the process of knowledge production happens; the relation between inquiry and practice; what is learned when mathematical lessons are investigated and mathematical explorations/investigation are proposed in the class. In a qualitative approach, the collection and the analysis of data were based on studies that take the production of narrative texts as a process of pedagogical reflection. The professional development of the teachers, revealed in the narratives, includes feelings of going forward and backward that reflect the moments and the contexts that they were and allow reflections that go beyond the ones related to their action as mathematics teachers.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19T22:57:43Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/517
url http://hdl.handle.net/10400.15/517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Passos,C. & Galvão,C. (2011). Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores. Revista Interacções,18(7),76-103.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021680156672