Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/192
Resumo: Resumo: Neste artigo exploraremos as potencialidades das narrativas na Educação Matemática como um modo de relatar, representar e refletir uma experiência. Particularmente, procuraremos desvelar como a construção de narrativas escritas, por uma professora em formação continuada, constituiu-se em um importante processo de desenvolvimento profissional da mesma, durante a proposição e implementação de uma metodologia investigativa de ensino de Matemática, em uma sala de aula considerada desafiadora na escola pública. Os resultados evidenciam que, com as trocas entre os pares pesquisadores, a professora inseriu novas reflexões (na ação e sobre a ação) em sua experiência pedagógica, registrando-as para ações futuras com o uso das investigações matemáticas, despertando-lhe possibilidades de outras aprendizagens, através da perspectiva de novas propostas de sequências didáticas significativas para os alunos e que sejam factíveis para as salas de aula reais e complexas que encontramos na escola pública de hoje. Consideramos que o uso de narrativas proporcionou-lhe uma formação continuada que levou em conta as questões culturais escolares mais amplas, seus saberes docentes e experiências anteriores, superando as concepções de formação clássica
id CAMP_fa2817dae7c75eedb6501e59a4c9b2f2
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231076
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíriaNarratives in professional development of mathematics teachers : teacher atíria’s caseNarrativasNarrativesFormação do ProfessorInvestigações MatemáticasArtigo originalResumo: Neste artigo exploraremos as potencialidades das narrativas na Educação Matemática como um modo de relatar, representar e refletir uma experiência. Particularmente, procuraremos desvelar como a construção de narrativas escritas, por uma professora em formação continuada, constituiu-se em um importante processo de desenvolvimento profissional da mesma, durante a proposição e implementação de uma metodologia investigativa de ensino de Matemática, em uma sala de aula considerada desafiadora na escola pública. Os resultados evidenciam que, com as trocas entre os pares pesquisadores, a professora inseriu novas reflexões (na ação e sobre a ação) em sua experiência pedagógica, registrando-as para ações futuras com o uso das investigações matemáticas, despertando-lhe possibilidades de outras aprendizagens, através da perspectiva de novas propostas de sequências didáticas significativas para os alunos e que sejam factíveis para as salas de aula reais e complexas que encontramos na escola pública de hoje. Consideramos que o uso de narrativas proporcionou-lhe uma formação continuada que levou em conta as questões culturais escolares mais amplas, seus saberes docentes e experiências anteriores, superando as concepções de formação clássicaAbstract: This paper explores potentialities of narratives in Mathematics Education as a significant way of reporting, representing, and reflecting an experience. Particularly, we intend to reveal how the construction of written narratives by an in-service teacher has constituted an important process in her professional development, when she proposed and implemented an investigative methodology to the teaching of Mathematics, in a challenging classroom of a public school. The results show that the teacher, exchanging experiences with peer researchers, inserted new reflections on her pedagogical practices (in and over the action). Those records for future trends with mathematics investigations enhanced her potentialities of new learning, through the perspective of the proposal of new didactical sequences that can be significant to the students, and feasible to real and complex classrooms we find nowadays in public schools. We consider that the use of narratives has provided her a kind of continued education that has taken into account broader cultural scholar questions, her teaching knowledge and previous experiences, overcoming classical conceptions of teacher educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUtsumi, Miriam Cardoso, 1970-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/192UTSUMI, Miriam Cardoso. Narrativas na formação do professor de matemática: o caso da professora atíria. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n.49 (ago., 2014), p. 799-819. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/192. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231076porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T11:25:57Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231076Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-09T11:25:57Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
Narratives in professional development of mathematics teachers : teacher atíria’s case
title Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
spellingShingle Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Narrativas
Narratives
Formação do Professor
Investigações Matemáticas
Artigo original
title_short Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
title_full Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
title_fullStr Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
title_full_unstemmed Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
title_sort Narrativas na formação do professor de matemática : o caso da professora atíria
author Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
author_facet Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Narratives
Formação do Professor
Investigações Matemáticas
Artigo original
topic Narrativas
Narratives
Formação do Professor
Investigações Matemáticas
Artigo original
description Resumo: Neste artigo exploraremos as potencialidades das narrativas na Educação Matemática como um modo de relatar, representar e refletir uma experiência. Particularmente, procuraremos desvelar como a construção de narrativas escritas, por uma professora em formação continuada, constituiu-se em um importante processo de desenvolvimento profissional da mesma, durante a proposição e implementação de uma metodologia investigativa de ensino de Matemática, em uma sala de aula considerada desafiadora na escola pública. Os resultados evidenciam que, com as trocas entre os pares pesquisadores, a professora inseriu novas reflexões (na ação e sobre a ação) em sua experiência pedagógica, registrando-as para ações futuras com o uso das investigações matemáticas, despertando-lhe possibilidades de outras aprendizagens, através da perspectiva de novas propostas de sequências didáticas significativas para os alunos e que sejam factíveis para as salas de aula reais e complexas que encontramos na escola pública de hoje. Consideramos que o uso de narrativas proporcionou-lhe uma formação continuada que levou em conta as questões culturais escolares mais amplas, seus saberes docentes e experiências anteriores, superando as concepções de formação clássica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/192
UTSUMI, Miriam Cardoso. Narrativas na formação do professor de matemática: o caso da professora atíria. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n.49 (ago., 2014), p. 799-819. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/192. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/192
identifier_str_mv UTSUMI, Miriam Cardoso. Narrativas na formação do professor de matemática: o caso da professora atíria. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n.49 (ago., 2014), p. 799-819. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/192. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030825287680000