Conhecimento, perceção e preferências dos consumidores relativamente aos produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.18/4716 |
Resumo: | O atual conhecimento da população portuguesa sobre os produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada nomeadamente, como Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG), pode ser determinante nas preferências de consumo, podendo influenciar a sustentabilidade regional, social e económica de zonas rurais. O conhecimento sobre estes produtos e estas designações, bem como os hábitos de consumo e razões de escolha por parte dos consumidores portugueses foram objeto deste trabalho. Desta forma, foi elaborado um questionário sobre a temática e foi aplicado a 91 indivíduos em território nacional. Constatou-se que apesar da maioria dos inquiridos conhecer os produtos certificados e os símbolos associados a essa certificação, o consumo é relativamente baixo, não assumindo a preferência por estes produtos. No entanto, os inquiridos consideram que a informação e a divulgação, através dos meios adequados de publicidade e marketing, pode contribuir para o destaque e valorização destes produtos, entendidos pela maioria como sendo de elevada qualidade. |
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Conhecimento, perceção e preferências dos consumidores relativamente aos produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registadaKnowledge, perception and preferences of consumers on agricultural products and foodstuffs with registered nameProdutos Agrícolas com Denominação RegistadaGéneros Alimentícios com Denominação RegistadaDenominação de Origem ProtegidaIndicação Geográfica ProtegidaEspecialidade Tradicional GarantidaPerceção dos ConsumidoresPreferências dos ConsumidoresPerfis de consumidoresHábitos de ConsumoEstilos de Vida e Impacto na SaúdeAlimentação e NutriçãoPortugalO atual conhecimento da população portuguesa sobre os produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada nomeadamente, como Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG), pode ser determinante nas preferências de consumo, podendo influenciar a sustentabilidade regional, social e económica de zonas rurais. O conhecimento sobre estes produtos e estas designações, bem como os hábitos de consumo e razões de escolha por parte dos consumidores portugueses foram objeto deste trabalho. Desta forma, foi elaborado um questionário sobre a temática e foi aplicado a 91 indivíduos em território nacional. Constatou-se que apesar da maioria dos inquiridos conhecer os produtos certificados e os símbolos associados a essa certificação, o consumo é relativamente baixo, não assumindo a preferência por estes produtos. No entanto, os inquiridos consideram que a informação e a divulgação, através dos meios adequados de publicidade e marketing, pode contribuir para o destaque e valorização destes produtos, entendidos pela maioria como sendo de elevada qualidade.The current knowledge of the Portuguese population on quality schemes for agricultural products and foodstuffs, namely Protected Designation of Origin (PDO) products, Protected Geographical Indication (PGI) and Traditional Speciality Guaranteed (TSG), can be crucial in consumer preferences, and may influence the regional, social and economic sustainability of rural areas. The aims of this study were to assess consumers’ perception concerning these products and designations, as well as consumer habits and reasons of choice. Therefore, a quantitative study was designed, which was based on a questionnaire, applied to 91 individuals in Portugal. It was found that although the majority of respondents recognize the certified products and the symbols associated with this certification, the consumption of these products is low, indicating the low preference for choosing these products regularly. However, a better and more assertive information and dissemination, through appropriate means of advertising and marketing could contribute to the prominence and value of these products considered by most as high quality products.Tânia Gonçalves Albuquerque agradece a Bolsa de Doutoramento (SFRH/BD/99718/2014) financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundo Social Europeu (FSE) e Ministério da Educação e Ciência (MEC).Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPRepositório Científico do Instituto Nacional de SaúdeSousa, EditeAlbuquerque, T.G.Costa, H.S.2017-05-18T11:50:51Z2017-05-182017-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.18/4716porBoletim Epidemiológico Observações. 2017 janeiro-abril;6(18):36-390874-2928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T15:40:29Zoai:repositorio.insa.pt:10400.18/4716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:39:30.030274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O atual conhecimento da população portuguesa sobre os produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada nomeadamente, como Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG), pode ser determinante nas preferências de consumo, podendo influenciar a sustentabilidade regional, social e económica de zonas rurais. O conhecimento sobre estes produtos e estas designações, bem como os hábitos de consumo e razões de escolha por parte dos consumidores portugueses foram objeto deste trabalho. Desta forma, foi elaborado um questionário sobre a temática e foi aplicado a 91 indivíduos em território nacional. Constatou-se que apesar da maioria dos inquiridos conhecer os produtos certificados e os símbolos associados a essa certificação, o consumo é relativamente baixo, não assumindo a preferência por estes produtos. No entanto, os inquiridos consideram que a informação e a divulgação, através dos meios adequados de publicidade e marketing, pode contribuir para o destaque e valorização destes produtos, entendidos pela maioria como sendo de elevada qualidade. |
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