A representação da masculinidade na publicidade da imprensa masculina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vítor Perna Jerónimo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11580
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
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spelling A representação da masculinidade na publicidade da imprensa masculinaMasculinidadeImagemImprensaPublicidadeConsumoMasculinityImageMediaAdvertisingConsumptionDissertação de Mestrado em Comunicação SocialEsta dissertação focou-­‐se em perceber como é representada a masculinidade na publicidade da imprensa masculina, na actualidade, através da caracterização da representação da imagem masculina e da compreensão do impacto destas mesmas representações na construção da imagem masculina. Após aformulação de objectivos e a definição de hipóteses foram construídos guiões de análise para a obtenção de dados quantitativos provenientes dos anúncios publicitários e editoriais de moda das publicações Dsection e Vogue Hommes. Foram efectuadas 16 entrevistas semi-­‐estruturadas exclusivamente a indivíduos do sexo masculino, explorando a influência deste meio de comunicação na imagem dos leitores. A principal conclusão deste estudo foi que efectivamente as imagens mediáticas se traduziam numa forma de influência nos leitores de revistas de lifestyle masculinas, levando-­‐os a repensar a sua imagem e opções de consumo em prol destas representações, que não dispõem de uma tipologia de masculinidade homogénea nas publicações, mas sim de várias formas de masculinidade concorrentes.The main goal of this study is to identify and understand how masculinity is represented in the,male press advertising, nowadays, through the characterization of the media male image, while understanding the impact of these same representations in the construction of the masculine image. After formulating objectives and defining hypotheses analytical scripts were built in order to obtain quantitative data from the ads and fashion editorial contents of Vogue Hommes and Dsection magazines. On the other hand, 16 semi-­‐structured interviews were held exclusively to male audiences, exploring the influence of this media in the image of its readers. The main conclusion of this study was actually that media images were translated into a form of influence on male readers of men's lifestyle magazines, causing them to rethink their image and consumer choices in favour of these representations, which do not correspond to a homogeneous masculinity typology in the publications, but to various forms of masculine competitors.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaMarques, Vítor Perna Jerónimo2016-05-19T16:00:04Z2016-01-292016-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11580TID:201510944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:51.803020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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