Formação de professores e os saberes necessários à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Adriana Freire
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10010
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender, junto aos egressos1 do Curso de Formação de Professores na modalidade Normal, a contribuição do processo de formação para a construção de competências e habilidades fundamentais à boa prática docente, frente aos desafios da sociedade pós-moderna. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, com base em entrevistas efetuadas a alunos egressos do Curso de Formação de Professores a nível médio, na modalidade normal, que estivessem, há pelo menos três anos, a trabalhar em turmas de ensino fundamental ou da Educação para Jovens e Adultos do primeiro segmento ou da educação infantil. Desta forma foi possível recolher dados que permitissem uma análise reflexiva sobre a realidade, à luz da teoria apresentada. Atualmente constata-se uma complexidade em torno da formação de professores perante as diversas vertentes, inconsistências, incoerências bem como o questionamento constante quanto aos resultados esperados e não alcançados nas salas de aula, numa parte substantiva das escolas brasileiras. As principais conclusões a que chegamos revelam que a formação de professores, apesar de um processo frágil na sua constituição, auxilia e prepara os futuros professores para o exercício da sua profissão de docência, necessitando de aperfeiçoar, principalmente, a relação entre a teoria e a prática, como elo norteador de todos os elementos formativos, o que garantirá uma maior autonomia do professor e a melhoria dos resultados dos alunos.
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