Construção de um instrumento de avaliação da integração das TIC na Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/16260 |
Resumo: | A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação e na Escola tem sido levada a efeito através da execução de vários programas e projectos. No caso Português, o Programa Nónio - Século XXI constitui hoje em dia uma das principais iniciativas lançadas pelo Ministério da Educação, pretendendo responder à necessidade de adaptar as escolas às novas exigências colocadas pela sociedade da informação. As escolas candidatam-se apresentando projectos de aplicação das TIC, os quais são devidamente acompanhados por Centros de Competência do Programa Nónio. No desenvolvimento de um projecto, a avaliação constitui um dos momentos chave. Considerando-se que se trata do processo pelo qual se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que permitem julgar sobre decisões possíveis, a avaliação deve ser posta ao serviço de uma melhor gestão da acção. Esta comunicação trata da concepção de um questionário para avaliar a integração das TIC na Escola. Tendo por base o instrumento “Indicadores de Qualidade do Uso das TIC em Educação” elaborado pela NAACE (National Association of Advisers for Computers in Education), construímos e validámos para a realidade portuguesa um questionário, especialmente aconselhado para recolha de dados junto de populações e amostras alargadas, permitindo obter informação sobre os padrões de competência, as condições de ensino e a administração das TIC. |
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Construção de um instrumento de avaliação da integração das TIC na EscolaA integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação e na Escola tem sido levada a efeito através da execução de vários programas e projectos. No caso Português, o Programa Nónio - Século XXI constitui hoje em dia uma das principais iniciativas lançadas pelo Ministério da Educação, pretendendo responder à necessidade de adaptar as escolas às novas exigências colocadas pela sociedade da informação. As escolas candidatam-se apresentando projectos de aplicação das TIC, os quais são devidamente acompanhados por Centros de Competência do Programa Nónio. No desenvolvimento de um projecto, a avaliação constitui um dos momentos chave. Considerando-se que se trata do processo pelo qual se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que permitem julgar sobre decisões possíveis, a avaliação deve ser posta ao serviço de uma melhor gestão da acção. Esta comunicação trata da concepção de um questionário para avaliar a integração das TIC na Escola. Tendo por base o instrumento “Indicadores de Qualidade do Uso das TIC em Educação” elaborado pela NAACE (National Association of Advisers for Computers in Education), construímos e validámos para a realidade portuguesa um questionário, especialmente aconselhado para recolha de dados junto de populações e amostras alargadas, permitindo obter informação sobre os padrões de competência, as condições de ensino e a administração das TIC.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoRomero, ZitaSilva, Bento Duarte20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/16260por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:25:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:30.772766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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