Construção de um instrumento de avaliação da integração das TIC na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Zita
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/16260
Resumo: A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação e na Escola tem sido levada a efeito através da execução de vários programas e projectos. No caso Português, o Programa Nónio - Século XXI constitui hoje em dia uma das principais iniciativas lançadas pelo Ministério da Educação, pretendendo responder à necessidade de adaptar as escolas às novas exigências colocadas pela sociedade da informação. As escolas candidatam-se apresentando projectos de aplicação das TIC, os quais são devidamente acompanhados por Centros de Competência do Programa Nónio. No desenvolvimento de um projecto, a avaliação constitui um dos momentos chave. Considerando-se que se trata do processo pelo qual se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que permitem julgar sobre decisões possíveis, a avaliação deve ser posta ao serviço de uma melhor gestão da acção. Esta comunicação trata da concepção de um questionário para avaliar a integração das TIC na Escola. Tendo por base o instrumento “Indicadores de Qualidade do Uso das TIC em Educação” elaborado pela NAACE (National Association of Advisers for Computers in Education), construímos e validámos para a realidade portuguesa um questionário, especialmente aconselhado para recolha de dados junto de populações e amostras alargadas, permitindo obter informação sobre os padrões de competência, as condições de ensino e a administração das TIC.
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