Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, N.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25445
Resumo: O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.
id RCAP_a6266237cb8d1c776ec8c17eb5cea7ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/25445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceitoIntegração educativa das TICEscalaProfessoresPráticas profissionais docentesO presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.Educom - APTERepositório da Universidade de LisboaPedro, N.2016-12-28T11:56:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25445porPedro, N. (2012). Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito. Educação, Formação & Tecnologias, 5(1), 3-16.1646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:38.997710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
title Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
spellingShingle Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
Pedro, N.
Integração educativa das TIC
Escala
Professores
Práticas profissionais docentes
title_short Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
title_full Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
title_fullStr Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
title_full_unstemmed Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
title_sort Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
author Pedro, N.
author_facet Pedro, N.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, N.
dc.subject.por.fl_str_mv Integração educativa das TIC
Escala
Professores
Práticas profissionais docentes
topic Integração educativa das TIC
Escala
Professores
Práticas profissionais docentes
description O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-12-28T11:56:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/25445
url http://hdl.handle.net/10451/25445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedro, N. (2012). Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito. Educação, Formação & Tecnologias, 5(1), 3-16.
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom - APTE
publisher.none.fl_str_mv Educom - APTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134327835983872