“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16267 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_4dc2e706838dd148c425f50cf4d71624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infânciaCriançasRelação escola-famíliaEmoçãoRegulação emocionalChildrenSchool-family relationshipEmotionEmotional regulationRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim de infância. Trata-se de uma exposição escrita reflexiva e fundamentada sobre o percurso vivido ao longo de quatro meses enquanto educadora-estagiária, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para além da componente reflexiva, o relatório apresenta uma componente investigativa. A investigação emergiu da prática, após observação das dificuldades das crianças na regulação emocional. A literatura tem vindo a apontar a importância do papel dos agentes educativos para a promoção da regulação emocional. Atendendo a atualidade e a relevância da temática, considerou-se pertinente estudar o papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância, tendo como objetivos (i) Conhecer as conceções da educadora de infância e das famílias sobre a importância da regulação emocional em jardim de infância; (ii) Identificar estratégias implementadas pela educadora de infância para a promoção da regulação emocional das crianças; (iii) Identificar estratégias utilizadas pelas famílias para a promoção da regulação emocional das crianças. Relativamente à metodologia, optou-se pelo método de estudo de caso, de natureza qualitativa, com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, nomeadamente a observação direta participante, a análise documental, a realização de uma entrevista à educadora cooperante, a aplicação de um inquérito por questionário às famílias via online e posterior análise de conteúdo e tratamento estatístico dos dados. Os resultados da investigação mostram que a educadora cooperante e as famílias valorizam a regulação emocional em jardim de infância, reconhecendo os seus contributos. Para a promoção da regulação emocional das crianças, a educadora e as famílias adotam o papel de mediadoras, recorrendo à implementação de estratégias, em parceria.ABSTRACT The present report is part of Supervised Professional Practice II (PPS II), in a kindergarten’s context. It is a reflective and well-founded written exposition about the path lived over four months as an educator-trainee, with a group of 20 children aged between 3 and 6 years. In addition to the reflective component, this report presents an investigative component. The investigation emerged from the pratical experience, after observing children's difficulties in emotional regulation. The literature has been pointing out the importance of the role of educational agents to promote emotional regulation. Considering the current situation and relevance of the theme, it was considered pertinent to study the role of the school-family relationship in the emotional regulation of children in kindergarten, with the objectives of (i) Knowing the kindergarten teacher and families’ conceptions about the importance of emotional regulation in kindergarten; (ii) Identify strategies integrated by the kindergarten teacher to promote emotional regulation in children; (iii) Identify strategies used by families to promote emotional regulation in children. Relatively to methodology, it was opted for the case study’s method, from qualitative nature, using different techniques and instruments for collecting and processing data, such as direct participant observation, document analysis, an interview with the cooperating educator, a survey addressed to families via online and it subsequent content analysis and statistical treatment of the data. Research results show that cooperative educators and families value emotional regulation in kindergarten, recognizing their contributions. In order to promote children’s emotional regulation, the educator and the families adopt mediators’ role, resorting to the strategies implementation in a clear partnership.Fuertes, MarinaRCIPLMeireles, Ana Sofia Oliveira2023-07-04T10:14:54Z2023-05-252023-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16267TID:203324102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:50.027309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
title |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
spellingShingle |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância Meireles, Ana Sofia Oliveira Crianças Relação escola-família Emoção Regulação emocional Children School-family relationship Emotion Emotional regulation |
title_short |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
title_full |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
title_fullStr |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
title_full_unstemmed |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
title_sort |
“Não me consigo controlar. E agora?” O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância |
author |
Meireles, Ana Sofia Oliveira |
author_facet |
Meireles, Ana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuertes, Marina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, Ana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Relação escola-família Emoção Regulação emocional Children School-family relationship Emotion Emotional regulation |
topic |
Crianças Relação escola-família Emoção Regulação emocional Children School-family relationship Emotion Emotional regulation |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-04T10:14:54Z 2023-05-25 2023-05-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16267 TID:203324102 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16267 |
identifier_str_mv |
TID:203324102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133510565363712 |