Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Filipe João Magalhães Ribeiro da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2453
Resumo: Inúmeros factores responsáveis pelo sucesso ou insucesso escolar têm sido estudados por um grande número de investigadores cientes do problema que tem afectado as nossas escolas: o baixo rendimento escolar. Vários artigos, que abordam este tema, surgem para fornecer variadíssimos planos de acção, de modo a que, maioria dos alunos possa obter sucesso escolar. A actividade física (AF) é um dos meios usados para que os alunos progridam e ascendam a um patamar superior no seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. A revisão sistemática (RS) é um processo metodológico que sintetiza os estudos de um tema específico e tem a capacidade de revelar lacunas de possíveis investigações. O presente estudo tem como objectivo efectuar a revisão sistemática referente ao tema - “A influência da actividade física no rendimento escolar”. Para isso, foi feita uma pesquisa electrónica e manual de estudos. Foram encontradas quarenta e cinco publicações, mas apenas onze satisfizeram os requisitos de inclusão. As principais conclusões são as seguintes: i) no geral, quanto mais velhos são os alunos, menor é a quantidade de AF que realizam; ii) o género masculino é o que mais AF pratica; iii) a AF influência positivamente o RE; iv) alunos com condições socioeconómicas mais baixas realizam maior quantidade de AF e/ou AF mais intensa, mas tem índices de RE mais baixos; v) Não foi possível chegar a uma conclusão relativamente à relação entre AF realizada dentro da escola e AF realizada fora da escola.
id RCAP_4dd2d4df6f0c93b71dff4fd6e1d08851
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolarActividade físicaRendimento escolarSucesso escolarAbandono escolarInsucesso escolarInúmeros factores responsáveis pelo sucesso ou insucesso escolar têm sido estudados por um grande número de investigadores cientes do problema que tem afectado as nossas escolas: o baixo rendimento escolar. Vários artigos, que abordam este tema, surgem para fornecer variadíssimos planos de acção, de modo a que, maioria dos alunos possa obter sucesso escolar. A actividade física (AF) é um dos meios usados para que os alunos progridam e ascendam a um patamar superior no seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. A revisão sistemática (RS) é um processo metodológico que sintetiza os estudos de um tema específico e tem a capacidade de revelar lacunas de possíveis investigações. O presente estudo tem como objectivo efectuar a revisão sistemática referente ao tema - “A influência da actividade física no rendimento escolar”. Para isso, foi feita uma pesquisa electrónica e manual de estudos. Foram encontradas quarenta e cinco publicações, mas apenas onze satisfizeram os requisitos de inclusão. As principais conclusões são as seguintes: i) no geral, quanto mais velhos são os alunos, menor é a quantidade de AF que realizam; ii) o género masculino é o que mais AF pratica; iii) a AF influência positivamente o RE; iv) alunos com condições socioeconómicas mais baixas realizam maior quantidade de AF e/ou AF mais intensa, mas tem índices de RE mais baixos; v) Não foi possível chegar a uma conclusão relativamente à relação entre AF realizada dentro da escola e AF realizada fora da escola.Many factors responsible for success or failure at school have been studied by many researchers being of the problem which has affected our schools: the poor academic performance. Several articles addressing this issue appear to provide many different plans of action so that most of the students can have experience of academic success. Physical activity is one of the means used for students to progress and ascend to a higher level in their physical, cognitive and psychosocial development. Systematic review is methodological processes that synthesizes the studies for a specific theme and have the capacity to reveal gaps in possible investigations. This study is aimed to conduct a review of the literature on the subject - "The influence of physical activity in school." For this, there was a survey of studies, held in libraries and the Internet. Forty five publications were found but only eleven met the requirements for inclusion. The main conclusions are as follows: i) in the general, the older students, do less physical activity; ii) the male gender realize more physical activity; iii) physical activity positively influence the school performance; iv) students with lower socio-economic conditions achieve more physical activity and/or physical activity more intense but have lower rates of school performance; v) unable to reach a conclusion on the relationship between physical activity performed at school and physical activity performed outside the school.2013-05-28T10:56:51Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2453porCosta, Filipe João Magalhães Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:49:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
title Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
spellingShingle Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
Costa, Filipe João Magalhães Ribeiro da
Actividade física
Rendimento escolar
Sucesso escolar
Abandono escolar
Insucesso escolar
title_short Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
title_full Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
title_fullStr Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
title_full_unstemmed Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
title_sort Revisão sistemática: factores de sucesso e abandono escolar. A influência da actividade física no rendimento escolar
author Costa, Filipe João Magalhães Ribeiro da
author_facet Costa, Filipe João Magalhães Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Filipe João Magalhães Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade física
Rendimento escolar
Sucesso escolar
Abandono escolar
Insucesso escolar
topic Actividade física
Rendimento escolar
Sucesso escolar
Abandono escolar
Insucesso escolar
description Inúmeros factores responsáveis pelo sucesso ou insucesso escolar têm sido estudados por um grande número de investigadores cientes do problema que tem afectado as nossas escolas: o baixo rendimento escolar. Vários artigos, que abordam este tema, surgem para fornecer variadíssimos planos de acção, de modo a que, maioria dos alunos possa obter sucesso escolar. A actividade física (AF) é um dos meios usados para que os alunos progridam e ascendam a um patamar superior no seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. A revisão sistemática (RS) é um processo metodológico que sintetiza os estudos de um tema específico e tem a capacidade de revelar lacunas de possíveis investigações. O presente estudo tem como objectivo efectuar a revisão sistemática referente ao tema - “A influência da actividade física no rendimento escolar”. Para isso, foi feita uma pesquisa electrónica e manual de estudos. Foram encontradas quarenta e cinco publicações, mas apenas onze satisfizeram os requisitos de inclusão. As principais conclusões são as seguintes: i) no geral, quanto mais velhos são os alunos, menor é a quantidade de AF que realizam; ii) o género masculino é o que mais AF pratica; iii) a AF influência positivamente o RE; iv) alunos com condições socioeconómicas mais baixas realizam maior quantidade de AF e/ou AF mais intensa, mas tem índices de RE mais baixos; v) Não foi possível chegar a uma conclusão relativamente à relação entre AF realizada dentro da escola e AF realizada fora da escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-05-28T10:56:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2453
url http://hdl.handle.net/10348/2453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543100240756736