No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3498 |
Resumo: | A questão do insucesso escolar e da melhoria das competências básicas dos portugueses tem sido recorrente nas políticas e nos discursos educativos de vários governos. Neste âmbito, Portugal aderiu ao programa da União Europeia — Quadro Estratégico de Cooperação Europeia em matéria de Educação e Formação (EF2020), que define os objectivos comuns para os sistemas de educação e formação europeus até 2020 e ao Projecto Metas Educativas 2021, da Organização de Estados Ibero-americanos. Decorrente destes compromissos de convergência em relação aos princípios enunciados e a algumas das metas definidas, no corrente ano lectivo, o Ministério da Educação lançou o Programa Educação 2015 que estabelece as metas e indicadores de qualidade educativa a alcançar até 2015 e aponta sugestões que “permitam optimizar o progresso dos alunos de cada turma (...)”, quer “(...) no âmbito de projectos nacionais em que a escola participe (TEIP, Mais Sucesso, PCA) [quer] de projectos próprios da escola” (ME, s.d., p.16). Neste estudo apresentamos os resultados de uma análise do projecto TurmaMais inserido nas políticas de combate ao insucesso escolar com o objectivo de avaliar o impacto deste modelo organizativo nos resultados escolares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, nas escolas/agrupamentos com o Projecto TurmaMais. |
id |
RCAP_cf61fe7d19e2ed98a16832a618feb5db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/3498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamaisTurmaMaisSucesso escolarinsucesso escolarresultados escolaresA questão do insucesso escolar e da melhoria das competências básicas dos portugueses tem sido recorrente nas políticas e nos discursos educativos de vários governos. Neste âmbito, Portugal aderiu ao programa da União Europeia — Quadro Estratégico de Cooperação Europeia em matéria de Educação e Formação (EF2020), que define os objectivos comuns para os sistemas de educação e formação europeus até 2020 e ao Projecto Metas Educativas 2021, da Organização de Estados Ibero-americanos. Decorrente destes compromissos de convergência em relação aos princípios enunciados e a algumas das metas definidas, no corrente ano lectivo, o Ministério da Educação lançou o Programa Educação 2015 que estabelece as metas e indicadores de qualidade educativa a alcançar até 2015 e aponta sugestões que “permitam optimizar o progresso dos alunos de cada turma (...)”, quer “(...) no âmbito de projectos nacionais em que a escola participe (TEIP, Mais Sucesso, PCA) [quer] de projectos próprios da escola” (ME, s.d., p.16). Neste estudo apresentamos os resultados de uma análise do projecto TurmaMais inserido nas políticas de combate ao insucesso escolar com o objectivo de avaliar o impacto deste modelo organizativo nos resultados escolares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, nas escolas/agrupamentos com o Projecto TurmaMais.Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación2012-01-13T11:26:12Z2012-01-132011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3498http://hdl.handle.net/10174/3498porFialho, I.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2011). No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Universidade da Coruña [CD-ROM] ISSN: 1138-1663.La Coruña1138-1663simnaonaoDPEifialho@uevora.ptheliosalgueiro@gmail.commcid@uevora.pt229Fialho, IsabelSalgueiro, HélioCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:56.725157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
title |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
spellingShingle |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais Fialho, Isabel TurmaMais Sucesso escolar insucesso escolar resultados escolares |
title_short |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
title_full |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
title_fullStr |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
title_full_unstemmed |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
title_sort |
No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TurmaMais Sucesso escolar insucesso escolar resultados escolares |
topic |
TurmaMais Sucesso escolar insucesso escolar resultados escolares |
description |
A questão do insucesso escolar e da melhoria das competências básicas dos portugueses tem sido recorrente nas políticas e nos discursos educativos de vários governos. Neste âmbito, Portugal aderiu ao programa da União Europeia — Quadro Estratégico de Cooperação Europeia em matéria de Educação e Formação (EF2020), que define os objectivos comuns para os sistemas de educação e formação europeus até 2020 e ao Projecto Metas Educativas 2021, da Organização de Estados Ibero-americanos. Decorrente destes compromissos de convergência em relação aos princípios enunciados e a algumas das metas definidas, no corrente ano lectivo, o Ministério da Educação lançou o Programa Educação 2015 que estabelece as metas e indicadores de qualidade educativa a alcançar até 2015 e aponta sugestões que “permitam optimizar o progresso dos alunos de cada turma (...)”, quer “(...) no âmbito de projectos nacionais em que a escola participe (TEIP, Mais Sucesso, PCA) [quer] de projectos próprios da escola” (ME, s.d., p.16). Neste estudo apresentamos os resultados de uma análise do projecto TurmaMais inserido nas políticas de combate ao insucesso escolar com o objectivo de avaliar o impacto deste modelo organizativo nos resultados escolares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, nas escolas/agrupamentos com o Projecto TurmaMais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01T00:00:00Z 2012-01-13T11:26:12Z 2012-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/3498 http://hdl.handle.net/10174/3498 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/3498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2011). No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais. Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Universidade da Coruña [CD-ROM] ISSN: 1138-1663. La Coruña 1138-1663 sim nao nao DPE ifialho@uevora.pt heliosalgueiro@gmail.com mcid@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136472273518592 |