(Com)passo a (com)passo com o síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Ana Isabel Feiteira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2225
Resumo: O presente projecto surge como trabalho final de Mestrado em “Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor”, relatando a concepção, realização e avaliação de um Projecto de Intervenção/Acção, no qual a Expressão Musical configura a área primordial de intervenção. O trabalho intitula-se “(Com)passo a (com)passo com a Síndrome de Down”. Baseia-se num grupo de treze crianças de educação pré-escolar, no qual está incluída uma criança com Síndrome de Down. Neste contexto reflecte-se sobre essa síndrome, segundo a perspectiva de vários autores. Descrevem-se também as metodologias de investigação utilizadas para a recolha de dados, tendo por base autores de referência. Faz-se ainda a caracterização do contexto escolar onde se desenvolveu o Projecto de Intervenção/Acção e a apresentação do respectivo Plano de Acção. Relata-se a intervenção realizada, acrescida da interpretação e avaliação dos dados obtidos a partir das vinte e três sessões de actividade levadas a cabo. A análise dos resultados permitiu inferir que as sessões de Expressão Musical se revestiram de um carácter bastante positivo, dado que se constataram mudanças consideráveis no comportamento das crianças e do grupo. Tais mudanças tornaram-se mais evidentes na área da socialização, traduzidas num maior envolvimento das crianças dentro do grupo, que provocou um maior entusiasmo e interesse em participar nas actividades propostas.
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spelling (Com)passo a (com)passo com o síndrome de DownEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO SOCIALMÚSICAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTRISOMY 21TRISSOMIA 21SCHOOL INCLUSIONMUSICO presente projecto surge como trabalho final de Mestrado em “Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor”, relatando a concepção, realização e avaliação de um Projecto de Intervenção/Acção, no qual a Expressão Musical configura a área primordial de intervenção. O trabalho intitula-se “(Com)passo a (com)passo com a Síndrome de Down”. Baseia-se num grupo de treze crianças de educação pré-escolar, no qual está incluída uma criança com Síndrome de Down. Neste contexto reflecte-se sobre essa síndrome, segundo a perspectiva de vários autores. Descrevem-se também as metodologias de investigação utilizadas para a recolha de dados, tendo por base autores de referência. Faz-se ainda a caracterização do contexto escolar onde se desenvolveu o Projecto de Intervenção/Acção e a apresentação do respectivo Plano de Acção. Relata-se a intervenção realizada, acrescida da interpretação e avaliação dos dados obtidos a partir das vinte e três sessões de actividade levadas a cabo. A análise dos resultados permitiu inferir que as sessões de Expressão Musical se revestiram de um carácter bastante positivo, dado que se constataram mudanças consideráveis no comportamento das crianças e do grupo. Tais mudanças tornaram-se mais evidentes na área da socialização, traduzidas num maior envolvimento das crianças dentro do grupo, que provocou um maior entusiasmo e interesse em participar nas actividades propostas.The present draft appears as Masters final work in “Special Education: Cognitive and Motor Domains”, reporting the idea, implementation and evaluation of an Intervention / Action Project, in which the Musical Expression configures the primary area of intervention. The work is entitled “(Com)passo a (com)passo com a Síndrome de Down”, based on a group of thirteen children of preschool, in which is included in a child with Down Syndrome. In this context this work reflects upon this syndrome from several authors‟ perspective. It also describes the research methodologies used for data collection having for base reference authors. It‟s done, also, the characterization of the school environment where the Intervention/ Action Project and the presentation of its Action Plan were developed. It is reported the intervention, together with the interpretation and evaluation of data obtained from the twentythree sessions of activity carried out. The results allowed inferring that Musical Expression sessions assumed a very positive character, given that significant changes were observed in the behavior of the studied children and the rest of the group. These changes became more evident in the socialization area, translated into a greater involvement of children within the group, which led to a greater enthusiasm and interest in participating in the proposed activities.2012-03-28T11:22:27Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2225porTrindade, Ana Isabel Feiteirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:35.638339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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