O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2934
Resumo: A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados.
id RCAP_f1e1f4fe6e45385d46809abda2ac6bcd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de InfânciaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALTRISSOMIA 21MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTRISOMY 21SCHOOL INCLUSIONA presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados.The following investigation results from both personal and professional worries concerning the inclusion of children with special needs in kindergarten level of education, arising the following question: which is the role of the Educator in the inclusion of the Down syndrome child in the kindergarten? For such, we studied several authors in order to find a useful and applicable way of thinking within the preschool reality and, at the same time, to prove the vital importance of the early intervention in the development and shaping of children with Down syndrome in the Kindergarten. The study went through psychological and pedagogic approaches and, learning being a complex process from which there are numerous definitions and concepts, we tried to follow a sequence guided through the stages of early learning. Finally, we could verify that a great percentage of the Educators is for the inclusion of the children with Down syndrome in the regular preschool education, but with adjustments made in the human resources and materials. However, there is still much to be done, as the Educators don’t feel prepared and they don’t have access to the previously mentioned materials.2012-12-20T13:55:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2934porDias, Joana Filipa dos Santos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:54.958330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
title O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
spellingShingle O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
SCHOOL INCLUSION
title_short O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
title_full O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
title_fullStr O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
title_full_unstemmed O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
title_sort O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
author Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues
author_facet Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
SCHOOL INCLUSION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
SCHOOL INCLUSION
description A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20T13:55:16Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2934
url http://hdl.handle.net/10437/2934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131216588308480