O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2934 |
Resumo: | A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados. |
id |
RCAP_f1e1f4fe6e45385d46809abda2ac6bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2934 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de InfânciaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALTRISSOMIA 21MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONTRISOMY 21SCHOOL INCLUSIONA presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados.The following investigation results from both personal and professional worries concerning the inclusion of children with special needs in kindergarten level of education, arising the following question: which is the role of the Educator in the inclusion of the Down syndrome child in the kindergarten? For such, we studied several authors in order to find a useful and applicable way of thinking within the preschool reality and, at the same time, to prove the vital importance of the early intervention in the development and shaping of children with Down syndrome in the Kindergarten. The study went through psychological and pedagogic approaches and, learning being a complex process from which there are numerous definitions and concepts, we tried to follow a sequence guided through the stages of early learning. Finally, we could verify that a great percentage of the Educators is for the inclusion of the children with Down syndrome in the regular preschool education, but with adjustments made in the human resources and materials. However, there is still much to be done, as the Educators don’t feel prepared and they don’t have access to the previously mentioned materials.2012-12-20T13:55:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2934porDias, Joana Filipa dos Santos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:54.958330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
title |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
spellingShingle |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL TRISSOMIA 21 MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION TRISOMY 21 SCHOOL INCLUSION |
title_short |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
title_full |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
title_fullStr |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
title_sort |
O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância |
author |
Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues |
author_facet |
Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL TRISSOMIA 21 MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION TRISOMY 21 SCHOOL INCLUSION |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL TRISSOMIA 21 MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION TRISOMY 21 SCHOOL INCLUSION |
description |
A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-20T13:55:16Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2934 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131216588308480 |