Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Andreia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1992
Resumo: O presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado engloba a descrição do que foi desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, assim como a investigação que decorreu no mesmo período. A investigação focou-se na área do Português devido às dificuldades detetadas no grupo do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Teve como objetivo principal perceber de que forma os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a consolidação ortográfica. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Que recursos tecnológicos se mostram adequados para a realização de tarefas ortográficas? Para o desenvolvimento desta investigação, tomou-se como referência o quadro teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) e face ao problema e questões do estudo, privilegiou-se uma metodologia de cariz qualitativo e recolheram-se os dados através de observação participante, de registos audiovisuais, de produções textuais dos alunos e de questionários. Para a análise de dados foram definidas categorias de incorreções ortográficas e indicadores que permitiram determinar o envolvimento dos alunos nas tarefas. A análise de dados permitiu verificar que as maiores dificuldades estão relacionadas com as irregularidades do código ortográfico e que a adequação dos recursos tecnológicos para a realização de tarefas ortográficas implica um exercício prévio de reflexão e planificação do professor, articulando conhecimento tecnológico, didático e pedagógico. Este trabalho sugere propostas de intervenção sustentadas nos recursos educativos digitais, que contribuem para a aprendizagem através do pensamento, compreensão, memorização e reflexão.
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