Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1992 |
Resumo: | O presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado engloba a descrição do que foi desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, assim como a investigação que decorreu no mesmo período. A investigação focou-se na área do Português devido às dificuldades detetadas no grupo do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Teve como objetivo principal perceber de que forma os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a consolidação ortográfica. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Que recursos tecnológicos se mostram adequados para a realização de tarefas ortográficas? Para o desenvolvimento desta investigação, tomou-se como referência o quadro teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) e face ao problema e questões do estudo, privilegiou-se uma metodologia de cariz qualitativo e recolheram-se os dados através de observação participante, de registos audiovisuais, de produções textuais dos alunos e de questionários. Para a análise de dados foram definidas categorias de incorreções ortográficas e indicadores que permitiram determinar o envolvimento dos alunos nas tarefas. A análise de dados permitiu verificar que as maiores dificuldades estão relacionadas com as irregularidades do código ortográfico e que a adequação dos recursos tecnológicos para a realização de tarefas ortográficas implica um exercício prévio de reflexão e planificação do professor, articulando conhecimento tecnológico, didático e pedagógico. Este trabalho sugere propostas de intervenção sustentadas nos recursos educativos digitais, que contribuem para a aprendizagem através do pensamento, compreensão, memorização e reflexão. |
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Utilização de recursos tecnológicos na consolidação do código ortográficoAprendizagemOrtografiaTPACKTecnologiaLearningOrthographyTPACKTechnologyO presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado engloba a descrição do que foi desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, assim como a investigação que decorreu no mesmo período. A investigação focou-se na área do Português devido às dificuldades detetadas no grupo do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Teve como objetivo principal perceber de que forma os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a consolidação ortográfica. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Que recursos tecnológicos se mostram adequados para a realização de tarefas ortográficas? Para o desenvolvimento desta investigação, tomou-se como referência o quadro teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) e face ao problema e questões do estudo, privilegiou-se uma metodologia de cariz qualitativo e recolheram-se os dados através de observação participante, de registos audiovisuais, de produções textuais dos alunos e de questionários. Para a análise de dados foram definidas categorias de incorreções ortográficas e indicadores que permitiram determinar o envolvimento dos alunos nas tarefas. A análise de dados permitiu verificar que as maiores dificuldades estão relacionadas com as irregularidades do código ortográfico e que a adequação dos recursos tecnológicos para a realização de tarefas ortográficas implica um exercício prévio de reflexão e planificação do professor, articulando conhecimento tecnológico, didático e pedagógico. Este trabalho sugere propostas de intervenção sustentadas nos recursos educativos digitais, que contribuem para a aprendizagem através do pensamento, compreensão, memorização e reflexão.This study integrates the Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The presented work includes the description of what was developed during the Supervised Teaching Practice, as well as the research that took place in the same period. The research focused on the curricular area of the Portuguese language due to the difficulties detected in a 3rd and 4th grade class. Its main objective was to understand how technological resources can be used for orthography consolidation. In order to guide the study, two research questions were defined: 1) What difficulties do students have at the level of orthographic competence?; 2) What technological resources are suitable for performing orthographic tasks? For the development of this research, it was taken as a reference the theoretical framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) and in the accordance with the problem and the questions of the study, was privileged a qualitative methodology and the data were collected through participant observation, audiovisual records, textual productions of students and questionnaires. For the analysis of data, we defined categories of orthographic errors and indicators that allowed us to determine the student’s involvement in the tasks. The data analysis allowed to verify that the greatest difficulties are related to the irregularities of the orthographic code and that the adequacy of technological resources for the performance of orthographic tasks implies a previous exercise of reflection and planning by the teacher, articulating technological, didactic and pedagogical knowledge. This work suggests intervention proposals sustained in the digital educational resources, that contribute to the learning through the thought, understanding, memorization and reflection.2018-03-20T15:10:30Z2018-01-24T00:00:00Z2018-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1992TID:201882850porSilva, Bárbara Andreia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:36Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:53.046274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado engloba a descrição do que foi desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, assim como a investigação que decorreu no mesmo período. A investigação focou-se na área do Português devido às dificuldades detetadas no grupo do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Teve como objetivo principal perceber de que forma os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a consolidação ortográfica. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Que recursos tecnológicos se mostram adequados para a realização de tarefas ortográficas? Para o desenvolvimento desta investigação, tomou-se como referência o quadro teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) e face ao problema e questões do estudo, privilegiou-se uma metodologia de cariz qualitativo e recolheram-se os dados através de observação participante, de registos audiovisuais, de produções textuais dos alunos e de questionários. Para a análise de dados foram definidas categorias de incorreções ortográficas e indicadores que permitiram determinar o envolvimento dos alunos nas tarefas. A análise de dados permitiu verificar que as maiores dificuldades estão relacionadas com as irregularidades do código ortográfico e que a adequação dos recursos tecnológicos para a realização de tarefas ortográficas implica um exercício prévio de reflexão e planificação do professor, articulando conhecimento tecnológico, didático e pedagógico. Este trabalho sugere propostas de intervenção sustentadas nos recursos educativos digitais, que contribuem para a aprendizagem através do pensamento, compreensão, memorização e reflexão. |
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