Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Sandro Avelino Toste
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fachada, Cristina Paula de Almeida, Gomes, Ana Patrícia Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42664
Resumo: Analisar variáveis de interesse para os decisores organizacionais, como sejam o clima e a cultura, traduz-se em maior capacidade de compreensão e otimização de situações que impactam sobre os resultados organizacionais. Esta investigação teve, então, por objetivo estudar o clima e cultura organizacionais dos alunos do Curso em Ciências Militares Aeronáuticas (CCMA)2 e do Estágio Técnico Militar (ETM) ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), por forma a averiguar a existência de diferenças e a identificar “tipologias” dominantes. Para tal, foi analisada uma amostra de 244 alunos (90% da população), com recurso aos instrumentos Organizational Climate Measure (OCM) e Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). Dos resultados obtidos, concluiu-se que existem diferenças significativas entre o CCMA e o ETM nos modelos de relações humanas e de cultura hierárquica, e entre o 1.º ano e os restantes anos do CCMA em praticamente todos os modelos estudados (excetuando o dos processos internos). Concluiu-se, igualmente, que, à parte do 1.º ano, apenas não existem diferenças em relação aos modelos de processos internos e cultura de mercado. As evidências encontradas permitiram, ainda, constatar que o clima e a cultura dominantes caracterizam-se pelos modelos de processos internos (cultura hierárquica) e objetivos racionais (cultura de mercado).
id RCAP_4e0093c5050179e28694b344ffe67413
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força AéreaOrganizational climate and organizational culture in the Air Force AcademyClima organizacionalCultura organizacionalModelo dos valores contrastantesOrganizational climateOrganizational cultureCompeting values frameworkAnalisar variáveis de interesse para os decisores organizacionais, como sejam o clima e a cultura, traduz-se em maior capacidade de compreensão e otimização de situações que impactam sobre os resultados organizacionais. Esta investigação teve, então, por objetivo estudar o clima e cultura organizacionais dos alunos do Curso em Ciências Militares Aeronáuticas (CCMA)2 e do Estágio Técnico Militar (ETM) ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), por forma a averiguar a existência de diferenças e a identificar “tipologias” dominantes. Para tal, foi analisada uma amostra de 244 alunos (90% da população), com recurso aos instrumentos Organizational Climate Measure (OCM) e Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). Dos resultados obtidos, concluiu-se que existem diferenças significativas entre o CCMA e o ETM nos modelos de relações humanas e de cultura hierárquica, e entre o 1.º ano e os restantes anos do CCMA em praticamente todos os modelos estudados (excetuando o dos processos internos). Concluiu-se, igualmente, que, à parte do 1.º ano, apenas não existem diferenças em relação aos modelos de processos internos e cultura de mercado. As evidências encontradas permitiram, ainda, constatar que o clima e a cultura dominantes caracterizam-se pelos modelos de processos internos (cultura hierárquica) e objetivos racionais (cultura de mercado).Studying variables of interest for decision-makers in organizations, such as climate and culture, increases their ability to understand and optimise situations that influence organizational outcomes. Therefore, this study aimed to analyse the organizational climate and culture to which the students of the Military Aeronautical Sciences Course (CCMA)3 and of the Military Technical Training Programme (ETM) of the Air Force Academy (AFA) are exposed, to identify differences between them and identify dominant “typologies”. To that end, a survey sample of 244 students (90% of the population) was analysed using the Organizational Climate Measure (OCM) and the Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). The findings revealed significant differences between CCMA and ETM students in the human relations and hierarchy culture models, and between students enrolled in the 1st year of the CCMA and students enrolled in other years of the course in practically all analysed the models (except for the internal processes model). Furthermore, aside from 1st year students, the internal processes and market culture models were the only models where no differences were found. The data also showed that the dominant climates and cultures are the internal process model (hierarchy culture) and the rational goal model (market culture).IUMRepositório ComumPaim, Sandro Avelino TosteFachada, Cristina Paula de AlmeidaGomes, Ana Patrícia Correia2022-12-15T15:18:57Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T04:33:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:45.005229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
Organizational climate and organizational culture in the Air Force Academy
title Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
spellingShingle Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
Paim, Sandro Avelino Toste
Clima organizacional
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
Organizational climate
Organizational culture
Competing values framework
title_short Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
title_full Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
title_fullStr Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
title_full_unstemmed Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
title_sort Clima organizacional e cultura organizacional na Academia da Força Aérea
author Paim, Sandro Avelino Toste
author_facet Paim, Sandro Avelino Toste
Fachada, Cristina Paula de Almeida
Gomes, Ana Patrícia Correia
author_role author
author2 Fachada, Cristina Paula de Almeida
Gomes, Ana Patrícia Correia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Sandro Avelino Toste
Fachada, Cristina Paula de Almeida
Gomes, Ana Patrícia Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Clima organizacional
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
Organizational climate
Organizational culture
Competing values framework
topic Clima organizacional
Cultura organizacional
Modelo dos valores contrastantes
Organizational climate
Organizational culture
Competing values framework
description Analisar variáveis de interesse para os decisores organizacionais, como sejam o clima e a cultura, traduz-se em maior capacidade de compreensão e otimização de situações que impactam sobre os resultados organizacionais. Esta investigação teve, então, por objetivo estudar o clima e cultura organizacionais dos alunos do Curso em Ciências Militares Aeronáuticas (CCMA)2 e do Estágio Técnico Militar (ETM) ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), por forma a averiguar a existência de diferenças e a identificar “tipologias” dominantes. Para tal, foi analisada uma amostra de 244 alunos (90% da população), com recurso aos instrumentos Organizational Climate Measure (OCM) e Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). Dos resultados obtidos, concluiu-se que existem diferenças significativas entre o CCMA e o ETM nos modelos de relações humanas e de cultura hierárquica, e entre o 1.º ano e os restantes anos do CCMA em praticamente todos os modelos estudados (excetuando o dos processos internos). Concluiu-se, igualmente, que, à parte do 1.º ano, apenas não existem diferenças em relação aos modelos de processos internos e cultura de mercado. As evidências encontradas permitiram, ainda, constatar que o clima e a cultura dominantes caracterizam-se pelos modelos de processos internos (cultura hierárquica) e objetivos racionais (cultura de mercado).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T15:18:57Z
2022-11
2022-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42664
url http://hdl.handle.net/10400.26/42664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IUM
publisher.none.fl_str_mv IUM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130745699041280