Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, A. M.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, S. A., Santos, C. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13475
Resumo: O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros.
id RCAP_4e07706708391938c311127f923920a2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipasSegurança psicológicaOrientação para a aprendizagemTrabalho em equipaConflito intragrupalO objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra2017-05-22T09:08:08Z2011-01-01T00:00:00Z20112019-05-16T16:04:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/13475por0871-465710.14195/1647-8606_55_14Passos, A. M.Silva, S. A.Santos, C. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:26.089244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
title Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
spellingShingle Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
Passos, A. M.
Segurança psicológica
Orientação para a aprendizagem
Trabalho em equipa
Conflito intragrupal
title_short Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
title_full Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
title_fullStr Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
title_full_unstemmed Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
title_sort Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
author Passos, A. M.
author_facet Passos, A. M.
Silva, S. A.
Santos, C. M.
author_role author
author2 Silva, S. A.
Santos, C. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, A. M.
Silva, S. A.
Santos, C. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança psicológica
Orientação para a aprendizagem
Trabalho em equipa
Conflito intragrupal
topic Segurança psicológica
Orientação para a aprendizagem
Trabalho em equipa
Conflito intragrupal
description O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2017-05-22T09:08:08Z
2019-05-16T16:04:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13475
url http://hdl.handle.net/10071/13475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-4657
10.14195/1647-8606_55_14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134722481192960