Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13475 |
Resumo: | O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros. |
id |
RCAP_4e07706708391938c311127f923920a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipasSegurança psicológicaOrientação para a aprendizagemTrabalho em equipaConflito intragrupalO objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra2017-05-22T09:08:08Z2011-01-01T00:00:00Z20112019-05-16T16:04:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/13475por0871-465710.14195/1647-8606_55_14Passos, A. M.Silva, S. A.Santos, C. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:26.089244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
title |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
spellingShingle |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas Passos, A. M. Segurança psicológica Orientação para a aprendizagem Trabalho em equipa Conflito intragrupal |
title_short |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
title_full |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
title_fullStr |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
title_full_unstemmed |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
title_sort |
Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas |
author |
Passos, A. M. |
author_facet |
Passos, A. M. Silva, S. A. Santos, C. M. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, S. A. Santos, C. M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, A. M. Silva, S. A. Santos, C. M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança psicológica Orientação para a aprendizagem Trabalho em equipa Conflito intragrupal |
topic |
Segurança psicológica Orientação para a aprendizagem Trabalho em equipa Conflito intragrupal |
description |
O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2017-05-22T09:08:08Z 2019-05-16T16:04:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/13475 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/13475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-4657 10.14195/1647-8606_55_14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134722481192960 |