Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85357 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_5533150d93fde7fa824110d3fda4b216 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/85357 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?Subgroups perception, intragroup conflict, team learning, and degree of virtuality of teams: what relationships?EquipaPerceção de subgruposConflito intragrupalAprendizagem grupalGrau de virtualidadeTeamSubgroups perceptionIntragroup conflictTeam learningDegree of virtualityDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA presente dissertação tem como objetivo analisar, por um lado, o papel mediador do conflito intragrupal na relação entre a perceção de subgrupos e a aprendizagem da equipa como um todo e, por outro, a influência moderadora do grau de virtualidade na relação entre a perceção de subgrupos o conflito intragrupal nas suas duas dimensões – conflito de tarefa e conflito socioafetivo. Com este propósito, realizou-se um estudo empírico com 58 equipas de trabalho de diferentes organizações portuguesas e de diversos setores de atividade (e.g. serviços, industria). Os dados foram recolhidos com recurso a questionários, tendo sido analisados através da técnica da regressão hierárquica. Os resultados obtidos suportam a hipótese de que a perceção de subgrupos possui uma relação positiva com o conflito (na sua vertente socioafetiva), tendo-se observado, também, que a perceção de subgrupos possui uma relação positiva com a aprendizagem grupal. O conflito intragrupal não emergiu como um mediador desta relação e o grau de virtualidade das equipas não revelou um efeito moderador na relação entre a perceção de subgrupos e o conflito. Assim, os resultados obtidos apontam, sobretudo, para a importância dos subgrupos no funcionamento das equipas de trabalho .The purpose of this dissertation is to analyze, on one hand, the mediating role of intragroup conflict in the relationship between subgroups perception and team learning as a whole and, on the other hand, the moderating influence of the degree of virtuality in the relationship between subgroups perception and intra-group conflict in its two dimensions - task conflict and socio-affective conflict. With this purpose, an empirical study was conducted with 58 work teams from different portuguese organizations and from different sectors of activity (e.g. services, industry). Data were collected using questionnaires and analyzed using the hierarchical regression technique. The obtained results support the hypothesis that subgroups perception has a positive relationship with conflict (in its socio-affective dimension), and it was also observed that subgroups perception has a positive relationship with team learning. Intragroup conflict didn’t emerge as a mediator of this relationship, and the degree of virtuality didn’t reveal a moderating effect on the relationship between subgroups perception and conflict. Thus, the obtained results point mainly to the importance of subgroups in work teams' operation .2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85357http://hdl.handle.net/10316/85357TID:202195180porSousa, Mariana Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:41.423168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? Subgroups perception, intragroup conflict, team learning, and degree of virtuality of teams: what relationships? |
title |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? |
spellingShingle |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? Sousa, Mariana Pires Equipa Perceção de subgrupos Conflito intragrupal Aprendizagem grupal Grau de virtualidade Team Subgroups perception Intragroup conflict Team learning Degree of virtuality |
title_short |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? |
title_full |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? |
title_fullStr |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? |
title_full_unstemmed |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? |
title_sort |
Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações? |
author |
Sousa, Mariana Pires |
author_facet |
Sousa, Mariana Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mariana Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipa Perceção de subgrupos Conflito intragrupal Aprendizagem grupal Grau de virtualidade Team Subgroups perception Intragroup conflict Team learning Degree of virtuality |
topic |
Equipa Perceção de subgrupos Conflito intragrupal Aprendizagem grupal Grau de virtualidade Team Subgroups perception Intragroup conflict Team learning Degree of virtuality |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/85357 http://hdl.handle.net/10316/85357 TID:202195180 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/85357 |
identifier_str_mv |
TID:202195180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133959155613696 |