Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85357
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_5533150d93fde7fa824110d3fda4b216
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?Subgroups perception, intragroup conflict, team learning, and degree of virtuality of teams: what relationships?EquipaPerceção de subgruposConflito intragrupalAprendizagem grupalGrau de virtualidadeTeamSubgroups perceptionIntragroup conflictTeam learningDegree of virtualityDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA presente dissertação tem como objetivo analisar, por um lado, o papel mediador do conflito intragrupal na relação entre a perceção de subgrupos e a aprendizagem da equipa como um todo e, por outro, a influência moderadora do grau de virtualidade na relação entre a perceção de subgrupos o conflito intragrupal nas suas duas dimensões – conflito de tarefa e conflito socioafetivo. Com este propósito, realizou-se um estudo empírico com 58 equipas de trabalho de diferentes organizações portuguesas e de diversos setores de atividade (e.g. serviços, industria). Os dados foram recolhidos com recurso a questionários, tendo sido analisados através da técnica da regressão hierárquica. Os resultados obtidos suportam a hipótese de que a perceção de subgrupos possui uma relação positiva com o conflito (na sua vertente socioafetiva), tendo-se observado, também, que a perceção de subgrupos possui uma relação positiva com a aprendizagem grupal. O conflito intragrupal não emergiu como um mediador desta relação e o grau de virtualidade das equipas não revelou um efeito moderador na relação entre a perceção de subgrupos e o conflito. Assim, os resultados obtidos apontam, sobretudo, para a importância dos subgrupos no funcionamento das equipas de trabalho .The purpose of this dissertation is to analyze, on one hand, the mediating role of intragroup conflict in the relationship between subgroups perception and team learning as a whole and, on the other hand, the moderating influence of the degree of virtuality in the relationship between subgroups perception and intra-group conflict in its two dimensions - task conflict and socio-affective conflict. With this purpose, an empirical study was conducted with 58 work teams from different portuguese organizations and from different sectors of activity (e.g. services, industry). Data were collected using questionnaires and analyzed using the hierarchical regression technique. The obtained results support the hypothesis that subgroups perception has a positive relationship with conflict (in its socio-affective dimension), and it was also observed that subgroups perception has a positive relationship with team learning. Intragroup conflict didn’t emerge as a mediator of this relationship, and the degree of virtuality didn’t reveal a moderating effect on the relationship between subgroups perception and conflict. Thus, the obtained results point mainly to the importance of subgroups in work teams' operation .2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85357http://hdl.handle.net/10316/85357TID:202195180porSousa, Mariana Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:41.423168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
Subgroups perception, intragroup conflict, team learning, and degree of virtuality of teams: what relationships?
title Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
spellingShingle Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
Sousa, Mariana Pires
Equipa
Perceção de subgrupos
Conflito intragrupal
Aprendizagem grupal
Grau de virtualidade
Team
Subgroups perception
Intragroup conflict
Team learning
Degree of virtuality
title_short Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
title_full Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
title_fullStr Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
title_full_unstemmed Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
title_sort Perceção de subgrupos, conflito intragrupal, aprendizagem grupal e grau de virtualidade das equipas: que relações?
author Sousa, Mariana Pires
author_facet Sousa, Mariana Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mariana Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Equipa
Perceção de subgrupos
Conflito intragrupal
Aprendizagem grupal
Grau de virtualidade
Team
Subgroups perception
Intragroup conflict
Team learning
Degree of virtuality
topic Equipa
Perceção de subgrupos
Conflito intragrupal
Aprendizagem grupal
Grau de virtualidade
Team
Subgroups perception
Intragroup conflict
Team learning
Degree of virtuality
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85357
http://hdl.handle.net/10316/85357
TID:202195180
url http://hdl.handle.net/10316/85357
identifier_str_mv TID:202195180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959155613696