Utilização de veículos aéreos não tripulados no registo e investigação de acidentes de viação: viabilidade e implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Paulo Ramada
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34948
Resumo: O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT, vulgarmente denominados por drones), de baixo peso e de pequenas dimensões, apresenta-se com grande potencial para substituir, na grande maioria das situações, as metodologias atualmente utilizadas pelas forças de segurança no registo e investigação dos acidentes de viação. O presente artigo tem como objetivo compilar os resultados dos vários estudos já efetuados sobre a utilização de VANT no registo e na investigação de acidentes de viação, evidenciando o projeto-piloto que está a ser desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), e que visa a Simplificação de Levantamento de Informação de Acidentes de Viação (SLIAV). A maior parte desta nova metodologia é automatizada, permitindo a preservação da informação do acidente de viação para situações futuras de análise, nomeadamente, para resolução de litígios (e.g. Companhias de Seguros, Tribunais), com implicações muito positivas nos resultados finais. Trata-se, sem dúvida, de uma metodologia inovadora cujo uso permitirá, de forma mais rápida, rigorosa e segura, reconstituir e documentar o acidente, reduzindo, assim, a intervenção humana e os erros que lhe estão associados.
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