A integração da estrada na paisagem: um caso prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Manuela Pires
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12349
Resumo: Introdução - A paisagem, considerada tradicionalmente como fonte de inspiração e emoção estética, tem actualmente um conceito globalizaste constituindo um recurso peculiar do território. A exigência da sociedade de estradas tecnicamente perfeitas com certos níveis de serviço, aliada à falta de percepção da dinâmica da paisagem por parte dos projectistas e construtores de estradas, levam à implantação de traçados radicais, catastróficos em termos ambientais, deixando sequelas visíveis na paisagem a longo prazo. Com a consciencialização da defesa do Património Paisagístico, a protecção da paisagem tomou-se igualmente uma exigência e uma questão urgente na actualidade. Na perspectiva do engenheiro rodoviário, estas exigências concorrentes não podem satisfazer-se apenas com o conhecimento técnico adquirido, relegando ao arquitecto paisagista, tardiamente, os aspectos de recuperação, quando efectivamente a previsão da adequação paisagística se deve fazer desde a concepção inicial do projecto num trabalho conjunto. Previamente aos estudos de concepção e recuperação da estrada, deve fazer-se a análise e a diagnose da paisagem possibilitando, para além duma adequada implantação da directriz, o estabelecimento de medidas que viabilizem os processos de recuperação nas questões da remodelação do terreno, da reestruturação dos sistemas hídricos, da instauração dum coberto vegetal coerente com o território. Numa época em que decorrem grandes construções de obras públicas rodoviárias, urge aliar os aspectos fimeionalístas da engenharia civil aos conhecimentos da expressão estética da paisagem, de forma a encarar-se as estradas como potenciais percursos na paisagem, com um importante valor patrimonial. Pretende-se estabelecer uma metodologia de trabalho que facilite o desenvolvimento de todas as etapas necessárias ao processo de integração das estradas na paisagenr. Assim, este estudo contribuirá decerto para a escolha de soluções paisagem-estrada óptimas, através de uma maior sensibilização ao problema, por parte dos engenheiros civis e de um melhor entendimento e cooperação com os arquitectos paisagistas. Esta dissertação terá um papel de divulgação da importância da integração das estradas na paisagem, junto dos estudantes de Engenharia CH da Universidade do Algarve, Escola Superior de Tecnologia, na cadeira de Estradas e Arruamentos, de forma a influenciar decisivamente nas suas actuaçóes futuras em termos o projectistas e directores de obras rodoviárias contribuindo assim para uma filosofia profissional baseada no maior respeito pela Paisagem e consequentemente peia Humanidade.
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