A face oculta da pobreza no currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Betanes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53749
Resumo: Orientadora : Profª. Dra. Marcia Grochoska
id UFPR_1286be10813748946c3918e94b87622c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53749
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Marta Betanes daGrochoska, Marcia AndreiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-04T12:21:34Z2021-08-04T12:21:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/53749Orientadora : Profª. Dra. Marcia GrochoskaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo discutir se o currículo escolar promove possibilidades de inserção do debate e da reflexão sobre a pobreza na prática diária dos professores em sala de aula a partir da visão dos mesmos. As relações entre educação em geral e pobreza são relativamente bem conhecidas, entretanto esta pobreza não é discutida no interior da escola pública, quer seja na elaboração do projeto político pedagógico, quer seja na organização da proposta pedagógica curricular e na elaboração do plano de trabalho docente. Para realizar esta reflexão foram ouvidos 35 professores que através de um questionário refletiram sobre o que é a pobreza, se os currículos reconhecem que a pobreza existe, se é possível incorporar em suas disciplinas uma reflexão sobre a pobreza e como os conteúdos curriculares das disciplinas tratam da pobreza. Os dados demonstram que embora os professores conceituem com precisão a pobreza, reconhecem que ela não está configurada nos currículos. Faltam-lhes elementos teóricos e práticos para aproximá la dos conteúdos previstos nas suas propostas pedagógicas curriculares. A pobreza é uma face oculta do currículo e ele não se efetivará enquanto não se avançar na construção de currículos que traduzam as diferenças sociais e econômicas dos sujeitos.1 arquivo (24 p.).application/pdfCurrículosPobrezaEducação inclusivaA face oculta da pobreza no currículo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARTA BETANES DA SILVA.pdfapplication/pdf514804https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53749/1/R%20-%20E%20-%20MARTA%20BETANES%20DA%20SILVA.pdf62338a9c565a1b30ba93ca475b2e293bMD51open access1884/537492021-08-04 09:21:34.583open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53749Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-04T12:21:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A face oculta da pobreza no currículo escolar
title A face oculta da pobreza no currículo escolar
spellingShingle A face oculta da pobreza no currículo escolar
Silva, Marta Betanes da
Currículos
Pobreza
Educação inclusiva
title_short A face oculta da pobreza no currículo escolar
title_full A face oculta da pobreza no currículo escolar
title_fullStr A face oculta da pobreza no currículo escolar
title_full_unstemmed A face oculta da pobreza no currículo escolar
title_sort A face oculta da pobreza no currículo escolar
author Silva, Marta Betanes da
author_facet Silva, Marta Betanes da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Grochoska, Marcia Andreia
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Betanes da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Pobreza
Educação inclusiva
topic Currículos
Pobreza
Educação inclusiva
description Orientadora : Profª. Dra. Marcia Grochoska
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T12:21:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T12:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53749
url https://hdl.handle.net/1884/53749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (24 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53749/1/R%20-%20E%20-%20MARTA%20BETANES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62338a9c565a1b30ba93ca475b2e293b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860809411788800