Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nuno Miranda e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Henriques, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6534
Resumo: Os estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações resultam em mudanças e inovações e constituem-se como liderança, o que desafia a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem.
id RCAP_4e5a3ade70da851b90073f8ab08ea45c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideramEstilos de aprendizagemSistemas adaptativos complexosLiderançaInovaçãoLearning stylesAdaptive complex systemsLeadershipInnovationOs estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações resultam em mudanças e inovações e constituem-se como liderança, o que desafia a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem.Learning styles means that there are many ways of learning, which encourages teachers to innovate and influences the future of schools. Thus, interactions result in changes and and can be seen as leadership, which challenges the traditional view that the formal leaders determine the future and the way to get there. This translates a complex system (many agents interacting) that adapts depending on the input stimuli of the students and recommends reflexion upon the consequences of the complexity of schools and learning in management and educational leadership. We present the characteristics of complex adaptive systems and discuss the consequences of the variability and complexity on leadership, documents and structuring processes of educational organizations. The conclusions suggest that research in these areas, in the light of complexity theory, can contribute, trough school organization, to teacher adaptation to pupils learning styles.Repositório AbertoSilva, Nuno Miranda eHenriques, Susana2017-06-06T10:40:49Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6534porSilva, Nuno Miranda e; Susana Henriques - Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram. "Journal of Learning Styles" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 9, nº 18 (2017), p. 213-2352332-8533info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:35Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:00.217271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
title Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
spellingShingle Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
Silva, Nuno Miranda e
Estilos de aprendizagem
Sistemas adaptativos complexos
Liderança
Inovação
Learning styles
Adaptive complex systems
Leadership
Innovation
title_short Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
title_full Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
title_fullStr Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
title_full_unstemmed Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
title_sort Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram
author Silva, Nuno Miranda e
author_facet Silva, Nuno Miranda e
Henriques, Susana
author_role author
author2 Henriques, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nuno Miranda e
Henriques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de aprendizagem
Sistemas adaptativos complexos
Liderança
Inovação
Learning styles
Adaptive complex systems
Leadership
Innovation
topic Estilos de aprendizagem
Sistemas adaptativos complexos
Liderança
Inovação
Learning styles
Adaptive complex systems
Leadership
Innovation
description Os estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações resultam em mudanças e inovações e constituem-se como liderança, o que desafia a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06T10:40:49Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6534
url http://hdl.handle.net/10400.2/6534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Nuno Miranda e; Susana Henriques - Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram. "Journal of Learning Styles" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 9, nº 18 (2017), p. 213-235
2332-8533
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135045968986113