Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nuno Miranda e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6270
Resumo: Estudos recentes têm vindo a considerar que as organizações educativas são sistemas adaptativos complexos (SAC), porque concebem as escolas enquanto entidades dinâmicas, capazes de produzir inovações a partir das interações auto-organizadas, nas quais o controlo está distribuído. Esta estrutura teórica desafia lugares comuns da gestão e liderança educacionais e pode configurar uma mudança de paradigma. Nomeadamente, levanta questões acerca da eficácia dos atos de liderança que assentam na determinação do futuro e no comando: se as dinâmicas entre as pessoas são complexas e os seus resultados imprevisíveis, como é que as lideranças formais agem? Nessa medida, a pesquisa realizada procurou responder, às seguintes questões:(a) Quais são as caraterísticas dos SAC que as escolas apresentam? (b) Quais são as estratégias de gestão e liderança que as direções executivas utilizam em função das caraterísticas dos SAC? (c) Que efeitos têm essas estratégias? A investigação seguiu o paradigma qualitativo-interpretativo, assente numa série de casos: foram entrevistados agentes (Diretor, docente com cargo de gestão e docente sem cargo) de três contextos educativos (dois Agrupamentos portugueses e uma escola estrangeira localizada em Portugal). A amostra foi constituída com intencionalidade e conveniência. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por entrevista e os dados foram tratados com recurso a análise de conteúdo, de acordo com os modelos de análise selecionados: as caraterísticas dos SAC, as estratégias de liderança em função da natureza do sistema (Snowden & Boone, 2007), as funções de liderança em ambientes complexos (Hazy & Hul-Bien, 2013b) e os efeitos das estratégias. Os resultados obtidos apontam que as escolas analisadas apresentam as caraterísticas dos SAC; os contextos educativos do sistema português usam estratégias de liderança e gestão mais condizentes com sistemas ordenados e com tendência para a função administrativa; e as estratégias de liderança e gestão usadas têm efeitos mais fortes de organização e re-organização e de re-culturação comunitária. São apresentadas recomendações orientadas para a gestão e liderança educacionais.
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Nessa medida, a pesquisa realizada procurou responder, às seguintes questões:(a) Quais são as caraterísticas dos SAC que as escolas apresentam? (b) Quais são as estratégias de gestão e liderança que as direções executivas utilizam em função das caraterísticas dos SAC? (c) Que efeitos têm essas estratégias? A investigação seguiu o paradigma qualitativo-interpretativo, assente numa série de casos: foram entrevistados agentes (Diretor, docente com cargo de gestão e docente sem cargo) de três contextos educativos (dois Agrupamentos portugueses e uma escola estrangeira localizada em Portugal). A amostra foi constituída com intencionalidade e conveniência. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por entrevista e os dados foram tratados com recurso a análise de conteúdo, de acordo com os modelos de análise selecionados: as caraterísticas dos SAC, as estratégias de liderança em função da natureza do sistema (Snowden & Boone, 2007), as funções de liderança em ambientes complexos (Hazy & Hul-Bien, 2013b) e os efeitos das estratégias. Os resultados obtidos apontam que as escolas analisadas apresentam as caraterísticas dos SAC; os contextos educativos do sistema português usam estratégias de liderança e gestão mais condizentes com sistemas ordenados e com tendência para a função administrativa; e as estratégias de liderança e gestão usadas têm efeitos mais fortes de organização e re-organização e de re-culturação comunitária. São apresentadas recomendações orientadas para a gestão e liderança educacionais.Recent studies have been considering that educational organizations are complex adaptive systems (CAS), because schools are conceived as dynamic entities and places of unpredictability, capable of producing innovations from self-organized interactions, in which the control is distributed. This theoretical structure challenges commonplaces of educational management and leadership and can set a paradigm shift. In particular, it raises questions about the effectiveness of acts of leadership based on the determination of the future and command: if the dynamics between people are complex and has unpredictable results, how do formal leaders act? To that extent, the research sought to answer the following questions: (a) What are the characteristics of CAS that schools feature? (B) What are the strategies of management and leadership that executive directions use depending on the characteristics of the CAS? (C) What effects have those strategies? The research followed the qualitative-interpretative paradigm, based in a series of cases: agents were interviewed (Director, teacher with management position and a teacher without management position) from three educational contexts (two Portuguese grouping schools and a foreign school located in Portugal). The sample was held with intentionality and convenience. Data collection occurred through the interview survey and the data were analysed using content analysis according to the selected analysis models: the features of CAS, the leadership strategies (Snowden & Boone, 2007), leadership functions in complex environments (Hazy & Hul-Bien, 2013b) and the effects of the strategies. The results obtained show that the characteristics of CAS are presents in the analysed schools; the portuguese educational contexts use leadership strategies more consistent with the management of ordered systems and tending to the administrative function; and the used leadership and management strategies have stronger effects of organization and re-organization and community re-culturing. Recommendations for educational management and leadership are presented.Henriques, SusanaRepositório AbertoSilva, Nuno Miranda e2020-01-18T01:30:20Z2017-01-182017-02-032017-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6270TID:201707934porSilva, Nuno Miranda e - Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão [Em linha]. 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