O papel e a participação do terapeuta da fala nas equipas locais de intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patrícia Leonardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40959
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling O papel e a participação do terapeuta da fala nas equipas locais de intervenção precoceIntervenção precoceTerapeuta da falaTransdisciplinaridadeEarly interventionSpeech-language therapistsTransdisciplinarity teamCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo tem por intuito contribuir para o aprofundamento do conhecimento da perceção das terapeutas da fala acerca do seu papel e participação numa Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI), ressaltando a importância inerente às práticas centradas na família e ao apoio em equipa transdisciplinar exercidas por estas profissionais. Os dados da investigação de natureza qualitativa foram colhidos através de entrevista a cinco terapeutas da fala que exercem há, no mínimo, um ano, em cinco ELI distintas, todas pertencentes ao Distrito de Braga. A análise dos dados, realizada através da análise de conteúdo, revelou que, quando questionadas acerca das suas práticas na Intervenção Precoce sobre o que consideravam ser as competências do profissional da Intervenção Precoce (IP), foram citadas competências quer ao nível profissional, quer ao pessoal. Quanto ao papel e importância do mediador de caso, a maioria das entrevistadas referiu que o mediador é o profissional de referência da família e que a articulação entre os profissionais na ELI acontece tanto nos momentos formais quanto nos informais. No que concerne às expetativas do seu papel, demonstraram uma perceção otimista, embora tenham referido uma preocupação geral com o excesso do número de casos referenciados. Relativamente ao modelo de funcionamento de equipa transdisciplinar, as participantes referiram que as dificuldades na implementação de competências de outras áreas incidiram, principalmente, quando deveriam interpretar as dificuldades da criança e procurar novas estratégias quando se trata da área motora e/ou do comportamento. A existência do Mediador de Caso e a visão holística da criança foram as principais vantagens relatadas acerca desta abordagem. Finalmente, no que respeita à importância da formação, esta foi reconhecida como fundamental para a melhoria das práticas na IP.This study aims to contribute to a deeper understanding of the perception of speechlanguage therapists regarding their role and participation in Early Intervention Local Teams (EILT), highlighting the importance of family-centered approaches and the support given by these professionals in transdisciplinary teams. Research data of a qualitative nature was collected by way of interviews to five speechlanguage therapists who had worked for at least one year in five distinct EILT, all belonging to the District of Braga. Data analysis was performed through content analysis which revealed that when questioned about their practices in Early Intervention they cited that they highlighted both professional and personal competences. Regarding the role and importance of the primary service provider, most of the interviewees stated that this support provider is the professional reference for the family and that the relationship between professionals of EILT occurs in both formal and informal contexts. Concerning the expectations of their role, they revealed an optimistic perception, although they refer to a general concern about the number of referrals. Regarding the transdisciplinary team model approach, the participants reported experiencing difficulties in implementing competences from other professional areas especially when they needed to interpret a child's specific support needs and seek new strategies in psychomotor functioning and/or behavior areas. The primary service provider and the holistic view of the child were reported as the key advantages of this approach. Finally, concerning the importance of professional training, it was recognized as an essential aspect to improve the quality of practices in EI.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoRibeiro, Patrícia Leonardo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40959por201512939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:22.766310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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