Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lara Daniela Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77754
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_b5205033ba32b7a13ba7a14d566f350e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da falaAnalysis of the use family-centered practices by speech therapistsAbordagem centrada na famíliaIntervenção precoce na infânciaPráticas centradas na famíliaTerapeutas da falaEarly intervention in childhoodFamily centered approachFamily centered practices approachesSpeech therapistsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)O impacto da investigação e dos progressos científicos, realizados nas últimas décadas, permitiu que a concetualização e a operacionalização dos modelos e práticas em Intervenção Precoce na Infância sofressem uma evolução considerável, com repercussões inquestionavelmente positivas na implementação da abordagem centrada na família. As práticas subjacentes a esta abordagem, denominam-se de práticas centradas na família e têm como objetivo primordial capacitar a família, reconhecendo-lhe o papel central em todo o processo de intervenção. Todavia, a mudança para uma abordagem centrada na família e a implementação destas práticas tem-se revelado um caminho árduo, não só por exigir que se abandone o tradicional modelo clínico, mas também por obrigar a uma mudança de paradigma. Neste sentido, o presente projeto de investigação tem por objetivo analisar a frequência de utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala, afetos ou não a projetos públicos de Intervenção Precoce. A partir do questionário online e anónimo, obtiveram-se 64 respostas que foram submetidas a uma análise quantitativa de caráter correlacional. Os resultados gerais do nosso estudo permitem-nos concluir que os terapeutas da fala, que compõem a nossa amostra, reportam utilizar as práticas centradas na família, no entanto, é também evidente que parece haver uma falta de clarificação acerca das especificidades que distinguem as práticas centradas na família de outras práticas utilizadas pelos profissionais, muito em parte pela escassez de formação especializada a este nível. Impõem-se, deste modo, a necessidade de se investir, desde a licenciatura, na formação e no desenvolvimento de competências que permitam aos terapeutas da fala, profissionais habilitados a trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos, a adoção, consciente, destas práticas que estão associadas a um aumento da probabilidade da intervenção ter sucesso, e, acima de tudo, ao empoderamento daquele que será, sempre, o contexto basilar do desenvolvimento da criança: A FAMÍLIA.The impact of the investigation and of the scientific progress, made in recent decades, allowed the conceptualization and operationalization of models and practices on Early Childhood Intervention and suffered a considerable evolution, with unquestionably positive repercussions in the implementation of the family centered approach. The underlying practices to this approach are named family centered practices and have as fundamental goal to empower the family and acknowledge their central role in the process of intervention. However, a change in the approach centered in the family and the implementation of this practices has revealed to be a demanding path, not only for requesting the abandonment of the traditional clinical model, but also for enforcing a paradigm change. Thus, the following investigation project has the goal to analyze the frequency of the use of practices centered in the family through speech therapists, affected or not to publics projects of Early Intervention. We obtained sixty-four answers from an anonymous online questionnaire, that was submitted to a quantitative analysis of correlational character. The general results from our study allowed us to conclude that speech therapists, that comprises our sample, reported having used practices centered in the family. Nevertheless, it is also clear the lack of clarification about specificities that distinguish family centered practices from others used by the professionals, due to the lack of specialized training in this level. It Is essential, therefore, the necessity to invest, from graduation, in the training and skills development that allow speech therapists, certified professionals to work with children from 0 to 6 years old of age, a conscious adoption of these practices associated to an increase in the probability to successful intervention and above all the empowerment of those who will always be crucial in the context of the child: THE FAMILY.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoAraújo, Lara Daniela Almeida20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77754por202976173info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:36.848502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
Analysis of the use family-centered practices by speech therapists
title Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
spellingShingle Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
Araújo, Lara Daniela Almeida
Abordagem centrada na família
Intervenção precoce na infância
Práticas centradas na família
Terapeutas da fala
Early intervention in childhood
Family centered approach
Family centered practices approaches
Speech therapists
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
title_full Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
title_fullStr Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
title_full_unstemmed Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
title_sort Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
author Araújo, Lara Daniela Almeida
author_facet Araújo, Lara Daniela Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Lara Daniela Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem centrada na família
Intervenção precoce na infância
Práticas centradas na família
Terapeutas da fala
Early intervention in childhood
Family centered approach
Family centered practices approaches
Speech therapists
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem centrada na família
Intervenção precoce na infância
Práticas centradas na família
Terapeutas da fala
Early intervention in childhood
Family centered approach
Family centered practices approaches
Speech therapists
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77754
url https://hdl.handle.net/1822/77754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202976173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132341171388416