Eu leio, tu lês... Juntos crescemos : Uma comunidade de leitura na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Patrícia Rocha da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1893
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi executado na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A intervenção educativa, desenvolvida num jardim de infância (JI) do concelho de Viana do Castelo, ocorreu ao longo de doze semanas, com um grupo de crianças de cinco anos de idade. O estudo circunscrito ao domínio de Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, coloca como problema perceber de que forma é possível a criação de comunidades de leitura com crianças em idade pré-escolar. Para responder a esta questão elaboraram-se as seguintes questões orientadoras de toda a investigação: 1) Como é que a criação de ambientes significativos de interação com a leitura promove a construção de comunidades de leitura?; 2) Que atividades lúdicas de leitura contribuem para o envolvimento das crianças em comunidades de leitura?; e 3) Como se manifestam as crianças em situações de envolvimento com a leitura? Encarando a problemática encontrada e as questões de investigação a ela inerentes, foram consideradas as perspetivas de vários autores. A ausência de estudos nacionais sobre comunidades escolares em contexto de jardim de infância, tornam-no de evidente caráter exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação naturalista e participante, de registos audiovisuais, inquéritos por entrevista e documentos das crianças. A proposta didática ocorreu em três fases distintas, nomeadamente a fase de diagnóstico, na qual foi implementada a primeira entrevista às crianças, a fase de intervenção - “Comunidades de Leitura” que contemplou quatro tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou a segunda entrevista ao grupo. Os efeitos do estudo apontam para mudanças significativas nas crianças, que foram visíveis na forma como expressam as suas ideias sobre a leitura e nos comportamentos emergentes à leitura ao longo de toda a implementação. Efetivamente é possível criar comunidades de leitura com crianças de cinco anos, que ainda não iniciaram o processo de alfabetização. As crianças conversam sobre as histórias que ouvem, falam dos livros de que mais gostam; fazem apreciações acerca das personagens das histórias, dão sugestões para finais diferentes, ouvem-se uns aos outros; envolvem os familiares; propõem espontaneamente a leitura de livros; e partilham diversas leituras envolvidas num ambiente encorajador e propício à exploração em comunidade de livros.
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A proposta didática ocorreu em três fases distintas, nomeadamente a fase de diagnóstico, na qual foi implementada a primeira entrevista às crianças, a fase de intervenção - “Comunidades de Leitura” que contemplou quatro tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou a segunda entrevista ao grupo. Os efeitos do estudo apontam para mudanças significativas nas crianças, que foram visíveis na forma como expressam as suas ideias sobre a leitura e nos comportamentos emergentes à leitura ao longo de toda a implementação. Efetivamente é possível criar comunidades de leitura com crianças de cinco anos, que ainda não iniciaram o processo de alfabetização. As crianças conversam sobre as histórias que ouvem, falam dos livros de que mais gostam; fazem apreciações acerca das personagens das histórias, dão sugestões para finais diferentes, ouvem-se uns aos outros; envolvem os familiares; propõem espontaneamente a leitura de livros; e partilham diversas leituras envolvidas num ambiente encorajador e propício à exploração em comunidade de livros.This report was developed as part of the course Practice Teaching Supervised II (SEP II), part the Master in Preschool Education and has taught at the College of Viana do Castelo Education School. The educational intervention, developed in a kindergarten (JI) of Viana do Castelo municipality, occurred over twelve weeks with a group of children five years of age. The study limited to the domain and Oral Language Approach to Writing, poses as problem understand how the creation of reading communities is possible with children of preschool age. To answer this question were drawn up the following guiding questions of all research: 1) How to create significant interaction environments with reading promotes the construction of reading communities?; 2) What recreational reading activities contribute to the involvement of children in reading communities ?; and 3) How are manifested in children involving situations with reading? Approach to the problem found and the research questions inherent to it, the prospects of several authors were considered. The absence of national studies on school communities in kindergarten context, make it evident exploratory. Data collection was performed by naturalist and participant observation, audiovisual recordings, interview surveys and documents of children. The didactic proposal occurred in three distinct phases, namely the diagnostic phase, in which it was implemented the first interview the children, the intervention phase - "Reading Communities" which included four separate tasks and post-intervention phase in which He held the second interview with the group. The study of the effects related to significant changes in children, which were visible in the way they express their ideas about reading and emergent reading behaviors throughout the implementation. Effectively you can create reading communities with children under five who have not yet started the literacy process. Children talk about the stories they hear, talk about the books they like; make assessments about the characters in stories, give suggestions for different end, we hear each other; involve the family; propose spontaneously reading books; and share several readings involved in encouraging and conducive to exploration community books environment.2017-07-21T16:38:48Z2017-06-19T00:00:00Z2017-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1893TID:201719487porCunha, Patrícia Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:56Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:55.051682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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