O conceito de cientista em diferentes níveis de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1305 |
Resumo: | O ensino das ciências experimentais envolve um grande empenho, além de um consumo de tempo elevado, da parte dos professores para promover e induzir uma aprendizagem dinâmica de diversos conceitos científicos. Neste trabalho, é analisado o conceito de cientista no ensino básico e universitário. O presente estudo, relativo ao ano lectivo 2004 / 05, envolveu cerca de 600 alunos do ensino básico, desde o 5.º ao 9.º ano, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, das Escolas E.B. 2,3 D. Afonso III, Faro; E.B. 2,3 António Contreiras, Armação de Pêra e E.B. 2,3 Sto. António (n.º 4), Faro. Foram ainda abrangidos neste estudo cerca de 100 alunos do 1.º e 2.º anos das licenciaturas em Bioquímica, Engenharia do Ambiente e Oceanografia da Universidade do Algarve. Aos alunos foram colocadas duas questões, tendo sido definido um tempo máximo de 25 minutos para a primeira e de 15 minutos para a segunda: 1) Faça um desenho de um cientista; e, 2) O que é para ti um cientista? |
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O conceito de cientista em diferentes níveis de ensinoCientistaEnsino basicoO ensino das ciências experimentais envolve um grande empenho, além de um consumo de tempo elevado, da parte dos professores para promover e induzir uma aprendizagem dinâmica de diversos conceitos científicos. Neste trabalho, é analisado o conceito de cientista no ensino básico e universitário. O presente estudo, relativo ao ano lectivo 2004 / 05, envolveu cerca de 600 alunos do ensino básico, desde o 5.º ao 9.º ano, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, das Escolas E.B. 2,3 D. Afonso III, Faro; E.B. 2,3 António Contreiras, Armação de Pêra e E.B. 2,3 Sto. António (n.º 4), Faro. Foram ainda abrangidos neste estudo cerca de 100 alunos do 1.º e 2.º anos das licenciaturas em Bioquímica, Engenharia do Ambiente e Oceanografia da Universidade do Algarve. Aos alunos foram colocadas duas questões, tendo sido definido um tempo máximo de 25 minutos para a primeira e de 15 minutos para a segunda: 1) Faça um desenho de um cientista; e, 2) O que é para ti um cientista?Sociedade Portuguesa de QuímicaSapientiaLima, Ana M. S.Neves, Margarida R.Cordeiro, ClaraAureliano, M.2012-06-26T10:50:07Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1305porAUT: CCO01696;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:25Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:32.785288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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