Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Eduarda María
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matos, Ana Paula Rodrigues, Pereira, Beatriz, Rodríguez-Fernández, José Eugenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80545
Resumo: Para combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos, é necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada contínua que os jovens têm ignorado. O objetivo deste estudo foi descrever a forma de deslocamento no trajeto casa-escola, comparando segundo as variáveis de sexo, idade e distância, verificando a concordância entre a perceção de pais e filhos. Participaram 352 crianças com uma média de idade de 10,83 (DP± .71) e seus pais com um intervalo de idade entre os 35 anos e 50 anos, de duas escolas públicas do ensino básico de Braga (Portugal). Foi aplicado o questionário «Transporte Ativo e Rotinas», para avaliar o meio de transporte, distância e tempo despendido no deslocamento casa-escola. Apenas houve diferença estatisticamente significativa no meio de transporte utilizado em função da distância a percorrer (p<.00). Nas distâncias até um km, os alunos deslocam-se preferencialmente a pé; em distâncias superiores deslocam-se de automóvel e autocarro. Quanto ao sexo e idade não houve diferença significativa. Nenhum aluno referiu deslocar-se de bicicleta para a escola. Existe uma concordância entre a perceção das crianças e dos pais quanto à distância, meio de transporte utilizado e tempo despendido no deslocamento casa-escola. A distância casa-escola foi a única variável diferenciadora do meio de transporte utilizado. As crianças e os seus pais têm uma perceção semelhante da distância, tempo e meio de transporte utilizado no deslocamento casa-escola.
id RCAP_4e6adc72a959d0d4210e448e3c19498c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhosActive home-school displacement: Perception of parents and childrenDesplazamiento activo casa-escuela: Percepción de padres e hijosDeslocamento ativoMeio de transporteCriançasEscola básicaAtividade físicaActive displacementMeans of transportStudentsBasic schoolPhysical activityDesplazamiento activoMedio de transporteEstudiantesEscuela básicaActividad físicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEducação de qualidadePara combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos, é necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada contínua que os jovens têm ignorado. O objetivo deste estudo foi descrever a forma de deslocamento no trajeto casa-escola, comparando segundo as variáveis de sexo, idade e distância, verificando a concordância entre a perceção de pais e filhos. Participaram 352 crianças com uma média de idade de 10,83 (DP± .71) e seus pais com um intervalo de idade entre os 35 anos e 50 anos, de duas escolas públicas do ensino básico de Braga (Portugal). Foi aplicado o questionário «Transporte Ativo e Rotinas», para avaliar o meio de transporte, distância e tempo despendido no deslocamento casa-escola. Apenas houve diferença estatisticamente significativa no meio de transporte utilizado em função da distância a percorrer (p<.00). Nas distâncias até um km, os alunos deslocam-se preferencialmente a pé; em distâncias superiores deslocam-se de automóvel e autocarro. Quanto ao sexo e idade não houve diferença significativa. Nenhum aluno referiu deslocar-se de bicicleta para a escola. Existe uma concordância entre a perceção das crianças e dos pais quanto à distância, meio de transporte utilizado e tempo despendido no deslocamento casa-escola. A distância casa-escola foi a única variável diferenciadora do meio de transporte utilizado. As crianças e os seus pais têm uma perceção semelhante da distância, tempo e meio de transporte utilizado no deslocamento casa-escola.In order to combat the sedentary lifestyle originated by the technological age in which we live, it is necessary to find strategies of promotion of physical activity in children and adolescents. Active displacement shift to school is a source of continued moderate physical activity, which young people have ignored. The aim of this study was to describe the form of displacement in the home-school route, comparing according to the variables of sex, age and distance, as well as the agreement between the perception of parents and children. A total of 352 children with an average age of 10,83 (DP± .71) and their parents with a range of ages between 35 years and 50 years, from two public primary schools in Braga (Portugal) participated. The questionnaire «Active Transport and Routines», to evaluate the means of transport, distance and time spent in the home-school trip. There were only statistically significant differences in the means of transport used depending on the distance to travel (p<.00). At distances up to one km, students are preferably on foot; over distances they travel by car and bus. There were no significant differences in sex and age. No student reported cycling to school. There is a concordance between the children’s and parents’ perception of distance, means of transportation used and time spent on home-school trips. Home-school distance was the only variable that differentiated the means of transportation used. Children and their parents have a similar perception of the distance, time and means of transportation used in the home-school trip.Para combatir el sedentarismo originado por la era tecnológica en la que vivimos, se hace necesario encontrar estrategias de promoción de actividad física en niños y adolescentes. El desplazamiento activo a la escuela constituye una fuente de actividad física moderada y continua que habitualmente es ignorada por la juventud. El objetivo de este estudio fue describir la forma de desplazamiento en el trayecto de casa a la escuela, comparando las variables de sexo, edad y distancia, verificando la concordancia entre la percepción de padres e hijos. Participaron 352 niños y niñas con una media de edad de 10,83 (DP± .71), y sus padres/madres con un intervalo de edades de entre 35 y 50 años, de dos escuelas públicas de enseñanza básica de Braga (Portugal). Se aplicó el cuestionario «Transporte Activo y Rutinas» para evaluar el medio de transporte, distancia y tiempo invertido en el desplazamiento casa-escuela. Apenas hubo diferencias estadísticamente significativas en el medio de transporte utilizado en función de la distancia a recorrer (p<.00). En las distancias de hasta un km, el alumnado se desplazaba preferentemente a pie; en distancias superiores se desplazaban en automóvil y autobús. En cuanto a sexo y edad, no hubo diferencias significativas. Ningún alumno hizo referencia a desplazarse en bicicleta a la escuela. Existe una concordancia entre la percepción que tiene el alumnado y sus padres en cuanto a la distancia, medio de transporte utilizado y tiempo invertido en el desplazamiento casa-escuela. La distancia casa-escuela fue la única variable diferenciadora en el medio de transporte utilizado. El alumnado y sus padres tienen una percepción semejante de la distancia, tiempo y medio de transporte utilizado en el desplazamiento casa-escuela.Federación Española de Asociaciones Docentes de Educación Física (FEADEF)Universidade do MinhoCoelho, Eduarda MaríaMatos, Ana Paula RodriguesPereira, BeatrizRodríguez-Fernández, José Eugenio20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80545porMatos, A. P. R., Rodríguez Fernández, J. E., Pereira, B. O., & Coelho, E. M. (2022). Desplazamiento activo casa-escuela: Percepción de padres e hijos. Retos, 44, 686–694.1579-17261988-204110.47197/retos.v44i0.88007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:02.579966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
Active home-school displacement: Perception of parents and children
Desplazamiento activo casa-escuela: Percepción de padres e hijos
title Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
spellingShingle Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
Coelho, Eduarda María
Deslocamento ativo
Meio de transporte
Crianças
Escola básica
Atividade física
Active displacement
Means of transport
Students
Basic school
Physical activity
Desplazamiento activo
Medio de transporte
Estudiantes
Escuela básica
Actividad física
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
title_short Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
title_full Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
title_fullStr Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
title_full_unstemmed Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
title_sort Deslocamento ativo casa-escola: Perceção de pais e filhos
author Coelho, Eduarda María
author_facet Coelho, Eduarda María
Matos, Ana Paula Rodrigues
Pereira, Beatriz
Rodríguez-Fernández, José Eugenio
author_role author
author2 Matos, Ana Paula Rodrigues
Pereira, Beatriz
Rodríguez-Fernández, José Eugenio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Eduarda María
Matos, Ana Paula Rodrigues
Pereira, Beatriz
Rodríguez-Fernández, José Eugenio
dc.subject.por.fl_str_mv Deslocamento ativo
Meio de transporte
Crianças
Escola básica
Atividade física
Active displacement
Means of transport
Students
Basic school
Physical activity
Desplazamiento activo
Medio de transporte
Estudiantes
Escuela básica
Actividad física
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
topic Deslocamento ativo
Meio de transporte
Crianças
Escola básica
Atividade física
Active displacement
Means of transport
Students
Basic school
Physical activity
Desplazamiento activo
Medio de transporte
Estudiantes
Escuela básica
Actividad física
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
Educação de qualidade
description Para combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos, é necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada contínua que os jovens têm ignorado. O objetivo deste estudo foi descrever a forma de deslocamento no trajeto casa-escola, comparando segundo as variáveis de sexo, idade e distância, verificando a concordância entre a perceção de pais e filhos. Participaram 352 crianças com uma média de idade de 10,83 (DP± .71) e seus pais com um intervalo de idade entre os 35 anos e 50 anos, de duas escolas públicas do ensino básico de Braga (Portugal). Foi aplicado o questionário «Transporte Ativo e Rotinas», para avaliar o meio de transporte, distância e tempo despendido no deslocamento casa-escola. Apenas houve diferença estatisticamente significativa no meio de transporte utilizado em função da distância a percorrer (p<.00). Nas distâncias até um km, os alunos deslocam-se preferencialmente a pé; em distâncias superiores deslocam-se de automóvel e autocarro. Quanto ao sexo e idade não houve diferença significativa. Nenhum aluno referiu deslocar-se de bicicleta para a escola. Existe uma concordância entre a perceção das crianças e dos pais quanto à distância, meio de transporte utilizado e tempo despendido no deslocamento casa-escola. A distância casa-escola foi a única variável diferenciadora do meio de transporte utilizado. As crianças e os seus pais têm uma perceção semelhante da distância, tempo e meio de transporte utilizado no deslocamento casa-escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80545
url https://hdl.handle.net/1822/80545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matos, A. P. R., Rodríguez Fernández, J. E., Pereira, B. O., & Coelho, E. M. (2022). Desplazamiento activo casa-escuela: Percepción de padres e hijos. Retos, 44, 686–694.
1579-1726
1988-2041
10.47197/retos.v44i0.88007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federación Española de Asociaciones Docentes de Educación Física (FEADEF)
publisher.none.fl_str_mv Federación Española de Asociaciones Docentes de Educación Física (FEADEF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132874810589184