Atenção plena e ansiedade do desempenho em músicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Jacinta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/6040
Resumo: A ansiedade do desempenho é frequente entre músicos profissionais, bem como entre estudantes de música, e pode causar considerável distresse. Através de uma avaliação longitudinal e da inclusão de um grupo de controlo, o presente estudo explora o efeito de um programa baseado em meditações da atenção plena (do tipo MBCT) no distresse psicofisiológico de um pequeno grupo de estudantes portugueses do ensino superior de música. O curso decorreu durante o último trimestre do ano lectivo 2009-2010 e consistiu em oito sessões semanais. Os indivíduos de ambos os grupos (N grupo experimental =16; N grupo de controlo =15) completaram questionários para avaliação de medidas de auto-relato no pré e post-intervenção. Também foi determinado o nível médio diário de cortisol salivar associado a duas actuações públicas em grupo. Registaram algumas diferenças significativas entre grupos e efeitos relevantes da intervenção. Corroborado pela significativa e relevante regulação fisiológica (níveis de cortisol), junta-se um efeito grande e significativo observado na evolução do estado de atenção plena e na ansiedade geral, e ainda mudanças favoráveis e relevantes no humor depressivo e na afectividade positiva. O grau de experiência de fluxo e a ansiedade e qualidade do desempenho musical na actuação em contexto de grupo mostraram uma tendência para a variação ou mudança positiva nos indivíduos da condição experimental, todavia, não se registaram diferenças significativas entre grupos. A combinação da capacidade de regulação neuro-fisiológica associada ao desempenho musical, com a regulação geral da ansiedade e humor e do estado de atenção, fazem presumir que uma regulação mais generalizada da funcionalidade psicológica possa ter ocorrido como efeito do treino, e a potencial utilidade de uma abordagem baseada em atenção plena na gestão do quotidiano dos músicos e nas situações de palco. Benefícios relevantes foram alcançados e as magnitudes do efeito registadas podem ser consideradas boas e com significância prática. O desenvolvimento de competências atencionais e de gestão da ansiedade através do ensino e prática da atenção plena parece ser um complemento útil no treino de futuros músicos. Este tipo de desenho terapêutico evidencia potencialidade para ser reproduzido com sucesso entre músicos profissionais.
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