O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Ana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5237
Resumo: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_4e72114444554fd46142a80997040429
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não maternaEducador de InfânciaReflexividadeAquisição da linguagemLíngua não maternaEducatorReflexivityLanguage acquisitionRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo seguimento de um período de Prática Profissional Supervisionada surge o presente relatório que pretende, de forma reflexiva e interpretativa, ilustrar a intervenção realizada, tanto em Creche, como em Jardim de Infância. Ainda que, no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, diversas questões tenham surgido, sobrepôs-se uma preocupação que mereceu maior enfoque reflexivo, "o papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo Português é Língua Não Materna". Esta questão assume preponderância, pois, no atual modelo de globalização, as migrações revelam-se uma componente essencial do mesmo. Nesse sentido, estas geram mudanças significativas em vários âmbitos, nomeadamente nos espaços de educação. As organizações educativas passam, assim, a ter o desafio de integrar crianças com culturas diversas e com línguas maternas diferentes. A investigação sobre a prática desenvolvida enquadra-se no paradigma qualitativo e entendeu-se que o método mais adequado para o desenvolvimento da investigação (especificamente para a problemática) seria o estudo de caso. De entre as várias técnicas disponíveis para recolher e registar os dados, optou-se, maioritariamente, pela observação. Para além desta técnica, recorreu-se também à consulta documental, a fotografias e a vídeos. Como instrumentos, salienta-se o recurso ao diário de bordo e à criação de categorias orientadoras.Abstract This report was developed following up a period of Supervised Professional Practice and it intends to, in a reflective and interpretative manner, show the intervention held at a Nursery school and Kindergarten. Even though that, during the Supervised Professional Practice, several questions had arisen, a concern took a higher importance and deserved an increased reflective focus, “the role of the educator in the integration of a child whose Portuguese is not the Mother tongue”. This question assumes prevalence because, with the actual model of globalization, the migrations have an important role in it. They create significant changes in various areas, namely in educational spaces. Thus, the educational organizations have the challenge of fitting in children with different cultures and mother tongues. The investigation on the practice developed fits in the qualitative paradigm and was understood that the method more adequate for the development of the investigation, especially for the problematic, would be the case study. From the various techniques available to collect and record data it was chosen, primarily, the observation. Besides that technique, it was also resorted to document consultation, photography and video. As tools, it’s stressed the usage of the logbook and the creation of guiding categories.Rosa, ManuelaRCIPLFialho, Ana2015-10-05T10:29:45Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5237TID:201346133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:32.415459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
title O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
spellingShingle O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
Fialho, Ana
Educador de Infância
Reflexividade
Aquisição da linguagem
Língua não materna
Educator
Reflexivity
Language acquisition
title_short O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
title_full O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
title_fullStr O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
title_full_unstemmed O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
title_sort O papel do/a educador/a de infância na integração de uma criança cujo português é língua não materna
author Fialho, Ana
author_facet Fialho, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de Infância
Reflexividade
Aquisição da linguagem
Língua não materna
Educator
Reflexivity
Language acquisition
topic Educador de Infância
Reflexividade
Aquisição da linguagem
Língua não materna
Educator
Reflexivity
Language acquisition
description Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T10:29:45Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5237
TID:201346133
url http://hdl.handle.net/10400.21/5237
identifier_str_mv TID:201346133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403304427520