Mais laços e menos nós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ana Catarina Ferreira Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3717
Resumo: As linguagens artísticas na vida de um indivíduo podem ter tem um grande impacto, contribuindo para um reforço das competências quer a nível pessoal, social, afetivo, emocional quer relacional. Em contexto institucional, tanto as mulheres como as crianças vão revelando indícios decorrentes do passado austero e de uma família destruturada e de violência doméstica que, por sua vez, os presenteou com um presente pautado pelo afastamento no seu seio familiar e da sua área de residência e pela imposição à adaptação a uma nova casa, com uma extensão incomensurável, dificultando por vezes as relações parentais. O Projeto “Por um mundo mais artístico, com mais laços e menos nós” foi criado e implementado numa perspetiva de intervenção artística associada à investigação, no sentido de aferir “Quais os contributos das linguagens artísticas na relação de mãe e filho(s) no contexto casa abrigo?” Este projeto teve lugar numa casa abrigo do norte de Portugal em que estiveram envolvidas 12 mulheres/mães e 18 crianças/jovens e que evidenciaram a intenção de participar no projeto. O processo criativo iniciou-se em fevereiro e terminou em abril de 2018. Relativamente à metodologia associada a este projeto foi escolhida a Investigação Ação Participativa, sendo que as informações recolhidas se processaram através dos instrumentos aplicados, nomeadamente o questionário (inicial), a entrevista (aos técnicos) e os diários de bordo individuais (de todos os participantes e da investigadora). Assim foi possível obter dados relevantes que foram analisados no decorrer de todo o processo. Durante o processo foi criado um ambiente de participação, envolvimento e cooperação, tendo os participantes estabelecido uma relação de proximidade com a investigadora, exteriorizando sentimentos e emoções. Os resultados apresentados evidenciaram o papel fundamental que a linguagem artística tem na vida de uma criança e de uma mulher/mãe como forte indutor da expressão de sentimentos e emoções, permitindo olhar para si próprio e, ao mesmo tempo, colocar-se no lugar do outro, sendo potenciadora de uma criação e de fortalecimento de laços. Esta é uma estratégia que propicia a construção de um ambiente de partilha de emoções, de construção e reconstrução de laços parentais, mas também de mais confiança e de uma melhoria de autoestima.
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