A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florindo, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49597
Resumo: A presente investigação foi realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCEB do Ensino Básico e surgiu perante a motivação e necessidade de explorar a astronomia, particularmente o Sistema Solar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Desenvolvida numa escola básica do concelho de Lisboa, ao longo de oito sessões, esta investigação revelou-se importante uma vez que permitiu estudar as potencialidades da utilização de projetos, aliados à construção de maquetes, no desenvolvimento dos conhecimentos, competências e capacidades dos alunos acerca da temática dos astros. Para tal, tentou-se perceber se a construção de maquetes, através da implementação de um projeto, pode ser uma estratégia adequada no desenvolvimento dos conhecimentos sobre o Sistema Solar, numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Este estudo desenvolveu-se no âmbito do paradigma interpretativo e realizou-se um projeto de investigação-ação. Consideraram-se como participantes os 20 alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, assim como a professora/investigadora e a docente titular da turma. Para tal, recorreram-se aos seguintes instrumentos de recolha de dados: a observação participante; o diário de bordo; a recolha documental; as conversas informais; e os protocolos dos alunos. O estudo realizado evidenciou as potencialidades de um projeto, uma vez que permitiu criar um ambiente de compromisso, descoberta e cooperação no qual os alunos tomaram decisões relacionadas com o seu trabalho o que os permitiu ser autores na construção do seu próprio conhecimento. Observou-se ainda que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos relativos aos conceitos envolvidos na temática dos astros e do Sistema Solar, mas também as suas capacidades de pesquisa, diálogo e trabalho cooperativo.
id RCAP_4e7270713bcae0f9cdf15fd66b414e40
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEBAstronomia; 1.º CEB; 4.º ano de escolaridade; Construção de maquetes; Projeto.Astronomy; Primary education; 4th grade; Construction of models; ProjectA presente investigação foi realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCEB do Ensino Básico e surgiu perante a motivação e necessidade de explorar a astronomia, particularmente o Sistema Solar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Desenvolvida numa escola básica do concelho de Lisboa, ao longo de oito sessões, esta investigação revelou-se importante uma vez que permitiu estudar as potencialidades da utilização de projetos, aliados à construção de maquetes, no desenvolvimento dos conhecimentos, competências e capacidades dos alunos acerca da temática dos astros. Para tal, tentou-se perceber se a construção de maquetes, através da implementação de um projeto, pode ser uma estratégia adequada no desenvolvimento dos conhecimentos sobre o Sistema Solar, numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Este estudo desenvolveu-se no âmbito do paradigma interpretativo e realizou-se um projeto de investigação-ação. Consideraram-se como participantes os 20 alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, assim como a professora/investigadora e a docente titular da turma. Para tal, recorreram-se aos seguintes instrumentos de recolha de dados: a observação participante; o diário de bordo; a recolha documental; as conversas informais; e os protocolos dos alunos. O estudo realizado evidenciou as potencialidades de um projeto, uma vez que permitiu criar um ambiente de compromisso, descoberta e cooperação no qual os alunos tomaram decisões relacionadas com o seu trabalho o que os permitiu ser autores na construção do seu próprio conhecimento. Observou-se ainda que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos relativos aos conceitos envolvidos na temática dos astros e do Sistema Solar, mas também as suas capacidades de pesquisa, diálogo e trabalho cooperativo.This research was carried out as part of Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching and arose from the motivation and need to explore astronomy, particularly the Solar System in Primary School. Developed in an elementary school in the municipality of Lisbon over eight sessions, this research proved to be important as it allowed us to study the potential of using projects, combined with the construction of models, to develop students' knowledge, skills and abilities on the subject of the stars. To this end, we tried to understand whether the construction of models, through the implementation of a project, could be an appropriate strategy in the development of knowledge about the Solar System in a 4th grade class. This study was carried out within the interpretive paradigm and was an action research project. Participants included 20 students from a 4th grade class, as well as the teacher/researcher and the head teacher of the class. To this end, the following data collection tools were used: participant observation; the logbook; document collection; informal conversations; and students’ protocols. The study shows the potentiality of the project, since it allowed for the creation of an environment of commitment, discovery and cooperation in which the students’ made decisions related to their work, allowing them to be authors in the construction of their own knowledge. It was also observed that the students developed their knowledge of the concepts involved in the subject of stars and the Solar System, but also their research, dialog and cooperative work skills.Paramés, AnaRepositório ComumFlorindo, Patrícia2024-02-04T20:54:28Z2023-12-202023-10-312023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49597TID:203511247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:05.480662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
title A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
spellingShingle A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
Florindo, Patrícia
Astronomia; 1.º CEB; 4.º ano de escolaridade; Construção de maquetes; Projeto.
Astronomy; Primary education; 4th grade; Construction of models; Project
title_short A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
title_full A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
title_fullStr A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
title_full_unstemmed A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
title_sort A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEB
author Florindo, Patrícia
author_facet Florindo, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paramés, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Florindo, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia; 1.º CEB; 4.º ano de escolaridade; Construção de maquetes; Projeto.
Astronomy; Primary education; 4th grade; Construction of models; Project
topic Astronomia; 1.º CEB; 4.º ano de escolaridade; Construção de maquetes; Projeto.
Astronomy; Primary education; 4th grade; Construction of models; Project
description A presente investigação foi realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCEB do Ensino Básico e surgiu perante a motivação e necessidade de explorar a astronomia, particularmente o Sistema Solar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Desenvolvida numa escola básica do concelho de Lisboa, ao longo de oito sessões, esta investigação revelou-se importante uma vez que permitiu estudar as potencialidades da utilização de projetos, aliados à construção de maquetes, no desenvolvimento dos conhecimentos, competências e capacidades dos alunos acerca da temática dos astros. Para tal, tentou-se perceber se a construção de maquetes, através da implementação de um projeto, pode ser uma estratégia adequada no desenvolvimento dos conhecimentos sobre o Sistema Solar, numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Este estudo desenvolveu-se no âmbito do paradigma interpretativo e realizou-se um projeto de investigação-ação. Consideraram-se como participantes os 20 alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, assim como a professora/investigadora e a docente titular da turma. Para tal, recorreram-se aos seguintes instrumentos de recolha de dados: a observação participante; o diário de bordo; a recolha documental; as conversas informais; e os protocolos dos alunos. O estudo realizado evidenciou as potencialidades de um projeto, uma vez que permitiu criar um ambiente de compromisso, descoberta e cooperação no qual os alunos tomaram decisões relacionadas com o seu trabalho o que os permitiu ser autores na construção do seu próprio conhecimento. Observou-se ainda que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos relativos aos conceitos envolvidos na temática dos astros e do Sistema Solar, mas também as suas capacidades de pesquisa, diálogo e trabalho cooperativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2023-10-31
2023-12-20T00:00:00Z
2024-02-04T20:54:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49597
TID:203511247
url http://hdl.handle.net/10400.26/49597
identifier_str_mv TID:203511247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422046396416