Conceções alternativas sobre as plantas em alunos do 6.º ano de escolaridade : da identificação à mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Couto da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2726
Resumo: O presente estudo emergiu da Prática de Ensino Supervisionada, disciplina integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Está centrado na área das Ciências Naturais e foi desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade, constituída por vinte e três alunos. Tem como principal objetivo identificar e desconstruir conceções alternativas associadas às plantas. Este tipo de ideias, resultam de diferentes interpretações do que observamos ao longo da vida e influenciam negativamente a qualidade da interação com a realidade, funcionando também como obstáculos à aprendizagem dos conceitos cientificamente aceites. Por isso é importante que o docente esteja atento a estas conceções alternativas, de forma a criar e adaptar estratégias e materiais que facilitem a mudança concetual. Com base nas conjeturas anteriores, foram definidas duas questões orientadoras do estudo: (Q.1) Que conceções alternativas apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas? (Q.2) Que mudanças concetuais apresentam os alunos do 6.º ano de escolaridade sobre as plantas após o processo de ensino-aprendizagem? Para o seu desenvolvimento e de forma a responder às questões de investigação, optou-se por uma metodologia essencialmente de cariz qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados baseou-se em observações, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos evidenciam a existência de várias conceções alternativas sobre as plantas e que a intervenção pedagógica realizada possibilitou que essas conceções evoluíssem para conceções cientificamente mais corretas.
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