Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41574 |
Resumo: | A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical. |
id |
RCAP_4e7b42ee5879c6e8516187b9d1df113b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musicalInteligência emocionalEducação emocionalEducação artísticaTeatro musicalArtistic EducationMusical TheatreEmotional IntelligenceEducational IntelligenceA literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.Emotional intelligence literature has shown that interventions in the area of emotional skills promotion, including emotional education programs in schools, can play a decisive role in well-being, achievement, success, positive development and happiness. of children and youth. This project focused on the conception, implementation and evaluation of the program MusicalMente – Emotional education with musical theater. It is a program in which, through ludopedagogical artistic and cultural activities, integrated in inter and transdisciplinary musical theater projects, it aims to promote and develop emotional skills in students from 1st to 12th grade. The results obtained in the application of the program at the Loures Conservatory of Arts (CAL), carried out in the professional practice of the Master in Music Teaching, at the Católica-Porto School of Arts, verified that this was effective in developing emotional skills and with high receptivity on the part of the students, promising proposal for the development of the students emotional competences, through the accomplishment of artistic projects of musical theater.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, ElisabeteOrvalho, LuísaCaçote, Nuno2023-07-05T13:20:27Z2019-01-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41574por1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2019.5299info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:14.835371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
title |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
spellingShingle |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical Fernandes, Elisabete Inteligência emocional Educação emocional Educação artística Teatro musical Artistic Education Musical Theatre Emotional Intelligence Educational Intelligence |
title_short |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
title_full |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
title_fullStr |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
title_full_unstemmed |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
title_sort |
Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical |
author |
Fernandes, Elisabete |
author_facet |
Fernandes, Elisabete Orvalho, Luísa Caçote, Nuno |
author_role |
author |
author2 |
Orvalho, Luísa Caçote, Nuno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Elisabete Orvalho, Luísa Caçote, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional Educação emocional Educação artística Teatro musical Artistic Education Musical Theatre Emotional Intelligence Educational Intelligence |
topic |
Inteligência emocional Educação emocional Educação artística Teatro musical Artistic Education Musical Theatre Emotional Intelligence Educational Intelligence |
description |
A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 2019-01-01T00:00:00Z 2023-07-05T13:20:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41574 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132068704157696 |