Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elisabete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Orvalho, Luísa, Caçote, Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41574
Resumo: A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.
id RCAP_4e7b42ee5879c6e8516187b9d1df113b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musicalInteligência emocionalEducação emocionalEducação artísticaTeatro musicalArtistic EducationMusical TheatreEmotional IntelligenceEducational IntelligenceA literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.Emotional intelligence literature has shown that interventions in the area of emotional skills promotion, including emotional education programs in schools, can play a decisive role in well-being, achievement, success, positive development and happiness. of children and youth. This project focused on the conception, implementation and evaluation of the program MusicalMente – Emotional education with musical theater. It is a program in which, through ludopedagogical artistic and cultural activities, integrated in inter and transdisciplinary musical theater projects, it aims to promote and develop emotional skills in students from 1st to 12th grade. The results obtained in the application of the program at the Loures Conservatory of Arts (CAL), carried out in the professional practice of the Master in Music Teaching, at the Católica-Porto School of Arts, verified that this was effective in developing emotional skills and with high receptivity on the part of the students, promising proposal for the development of the students emotional competences, through the accomplishment of artistic projects of musical theater.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, ElisabeteOrvalho, LuísaCaçote, Nuno2023-07-05T13:20:27Z2019-01-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41574por1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2019.5299info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:14.835371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
title Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
spellingShingle Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
Fernandes, Elisabete
Inteligência emocional
Educação emocional
Educação artística
Teatro musical
Artistic Education
Musical Theatre
Emotional Intelligence
Educational Intelligence
title_short Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
title_full Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
title_fullStr Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
title_full_unstemmed Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
title_sort Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
author Fernandes, Elisabete
author_facet Fernandes, Elisabete
Orvalho, Luísa
Caçote, Nuno
author_role author
author2 Orvalho, Luísa
Caçote, Nuno
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elisabete
Orvalho, Luísa
Caçote, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Educação emocional
Educação artística
Teatro musical
Artistic Education
Musical Theatre
Emotional Intelligence
Educational Intelligence
topic Inteligência emocional
Educação emocional
Educação artística
Teatro musical
Artistic Education
Musical Theatre
Emotional Intelligence
Educational Intelligence
description A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
2019-01-01T00:00:00Z
2023-07-05T13:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41574
url http://hdl.handle.net/10400.14/41574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2019.5299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132068704157696