97 - Ver e viver a indisciplina na sala de aula
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3268 |
Resumo: | Tendo em conta as funções desempenhadas pela formação inicial e pela prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade do futuro professor procurámos, com este estudo: i) conhecer os currículos de formação, concretamente os currículos da Escola de Formação Inicial onde se centra o estudo, no que se relaciona com a temática da gestão de sala de aula e indisciplina; ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários; iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinar, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas quinze entrevistas, onze a professores estagiários e quatro aos respectivos professores cooperantes. Visámos recolher dados dos estagiários, enquanto actores do processo educativo, e dos professores cooperantes na perspectiva de observadores das aulas leccionadas pelos professores – estagiários. A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Os dados analisados permitiram concluir que o professor-estagiário não recebe formação sobre gestão de sala de aula e indisciplina. O professor-estagiário constrói um bom clima de sala de aula, mas sente dificuldades na gestão de sala de aula, o que não verifica na resolução de problemas disciplinares porque o professor cooperante intervém, resolvendo-os. |
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97 - Ver e viver a indisciplina na sala de aulaTendo em conta as funções desempenhadas pela formação inicial e pela prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade do futuro professor procurámos, com este estudo: i) conhecer os currículos de formação, concretamente os currículos da Escola de Formação Inicial onde se centra o estudo, no que se relaciona com a temática da gestão de sala de aula e indisciplina; ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários; iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinar, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas quinze entrevistas, onze a professores estagiários e quatro aos respectivos professores cooperantes. Visámos recolher dados dos estagiários, enquanto actores do processo educativo, e dos professores cooperantes na perspectiva de observadores das aulas leccionadas pelos professores – estagiários. A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Os dados analisados permitiram concluir que o professor-estagiário não recebe formação sobre gestão de sala de aula e indisciplina. O professor-estagiário constrói um bom clima de sala de aula, mas sente dificuldades na gestão de sala de aula, o que não verifica na resolução de problemas disciplinares porque o professor cooperante intervém, resolvendo-os.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria do Céu2011-02-04T15:23:14Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3268porRibeiro, Maria do Céu (2010). Ver e viver a indisciplina na sala de aula. Bragança: IPB, ESE. Série Estudos; 97. ISBN: 978-972-745-115-9978-972-745-115-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:08:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:01.341131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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