Crianças como investigadoras em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Sofia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lino, Dalila, Hortas, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12011
Resumo: O presente estudo consiste numa análise reflexiva sobre as competências investigativas desenvolvidas por crianças em contexto de jardim de infância, resultado da opção do educador pela metodologia de trabalho por projeto para a resolução das questões/interrogações colocadas pelas crianças. Para a análise é mobilizado o projeto realizado por um grupo de crianças, intitulado "O que é o Zbiriguidófilo?". Inserindo-se na temática do Imaginário Infantil, este projeto apelou à realização de inúmeras atividades, de modo a que, em conjunto, todos pudessem procurar/investigar, negociar, refletir, chegar a consensos e tirar conclusões acerca desta personagem da sua imaginação. É a partir da descrição destas atividades, da análise dosprodutos das crianças e dos registos do educador que emerge a reflexão que permitirá identificar as competências investigativas desenvolvidas quer pelas crianças, quer pelo educador. Os resultados mostram que os percursos de investigação realizados têm efeitos nas competências desenvolvidas pelas crianças e pelo educador. As conclusões evidenciam que, atendendo ao facto de as crianças se assumirem como agentes ativos na construção do seu conhecimento, são diversas as possibilidades de desenvolvimento de competências de questionamento, de pesquisa, de recolha e tratamento de informação, de construção de sínteses e de tomada de decisões perante os caminhos a seguir na procura de respostas para novas interrogações que se lhes colocam. Por sua vez, o educador, mediador em todo o processo, beneficia da participação nestes percursos investigativos, na medida em que estes lhe permitem adequar a sua ação e as suas intencionalidades pedagógicas relativamente ao grupo, promovendo, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem.
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