Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/83546 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_4ec6d5ea676064fd58c20890db09b0be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/83546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência no Negócio para aplicação em TelecomunicaçõesBusiness intelligence for application in TelecommunicationsClusteringData miningRegras de associaçãoSéries temporaisTelecomunicaçõesClusteringData miningAssociation rulesTime seriesTelecommunicationsDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaToday, telecommunications are part of the lives of people, companies and organizations. The connectivity between Telecom operators and customers generates a huge amount of data. This information generated and stored regularly is of great importance, as it can reveal important knowledge when analyzed with advanced data analysis techniques. The main objective of this work is the study and development of a platform with predictive and descriptive models in that context. The platform consists of a back-end provided in the form of an API, which retrieves and analyzes existing data in other products with the purpose of extracting knowledge. Using several data mining techniques, the platform developed is able to determine the profile of adherent and non-adherent customers to a marketing campaign, predict various types of consumption, and discover market basket relationships in the subscribed services by the customers. The knowledge extracted by the functionalities provides an excellent tool in support of decision making and evaluation of results. For the purpose of validating the proposed objectives and requirements, real data from a Telecom operator was used in this work. The work itself resulted in a platform with a set of functionalities that were developed to help managers analyze the data. It includes configuration and parameterization choices and it was developed for further integration in the products of the company.Hoje, as telecomunicações fazem parte da vida das pessoas, empresas e organizações. A conectividade entre os operadores de telecomunicações e os clientes gera uma enorme quantidade de dados. Esta informação gerada e armazenada regularmente é de grande importância, pois pode revelar conhecimento importante quando analisada com técnicas avançadas de análise de dados. O principal objetivo deste trabalho é o estudo e desenvolvimento de uma plataforma com modelos preditivos e descritivos neste contexto. A plataforma consiste num back-end fornecido na forma de uma API, que recolhe e analisa dados existentes em outros produtos com o objetivo de extrair conhecimento. Usando diversas técnicas de data mining, a plataforma desenvolvida é capaz de determinar o perfil de clientes aderentes e não aderentes a uma campanha de marketing, prever vários tipos de consumo e descobrir relações de market basket nos serviços subscritos pelos clientes. O conhecimento extraído pelas funcionalidades fornece uma excelente ferramenta no apoio à tomada de decisão e avaliação de resultados. Com o propósito de validar os objetivos e requisitos propostos, dados reais de um operador de telecomunicações foram utilizados neste trabalho. O trabalho em si, resultou uma plataforma com um conjunto de funcionalidades que foram desenvolvidas para ajudar os gestores a analisar os dados. Inclui opções de configuração e parametrização desenvolvidas para integração nos produtos da empresa.2018-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83546http://hdl.handle.net/10316/83546TID:202129527porPinho, Andre Miguel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-10T11:36:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:16.024691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações Business intelligence for application in Telecommunications |
title |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações |
spellingShingle |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações Pinho, Andre Miguel Pereira Clustering Data mining Regras de associação Séries temporais Telecomunicações Clustering Data mining Association rules Time series Telecommunications |
title_short |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações |
title_full |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações |
title_fullStr |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações |
title_sort |
Inteligência no Negócio para aplicação em Telecomunicações |
author |
Pinho, Andre Miguel Pereira |
author_facet |
Pinho, Andre Miguel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Andre Miguel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clustering Data mining Regras de associação Séries temporais Telecomunicações Clustering Data mining Association rules Time series Telecommunications |
topic |
Clustering Data mining Regras de associação Séries temporais Telecomunicações Clustering Data mining Association rules Time series Telecommunications |
description |
Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/83546 http://hdl.handle.net/10316/83546 TID:202129527 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/83546 |
identifier_str_mv |
TID:202129527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133944889737216 |