Observatório da Qualidade - Um Projeto com contribuições para a ligação entre o conhecimento e a prática organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Antonio Ramos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saraiva, Margarida, Sá, Patrícia Moura, Sá, Joana dos Guimarães, Villalobos Moya, Keylor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31387
Resumo: Esta comunicação apresenta o projeto de criação de um Observatório da Qualidade (OQ), descrevendo os seus objetivos, motivações e proponentes. Estando ainda na fase conceptual, os proponentes do OQ pretendem obter contributos para a sua definição, mas também identificar vontades e interesses na sua implementação e desenvolvimento. O OQ tem interesse para a RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade no sentido em que permitirá acompanhar e caracterizar tendências de evolução do movimento da qualidade, ter acesso a dados relevantes de forma periódica, e complementar a investigação de estudos de casos com análises mais sistemática e longitudinais. Um parceiro como a APCER - Associação Portuguesa de Certificação, com a relevância que tem no mercado nacional e a dimensão internacional que já conseguiu, reúne as melhores condições para que ambas as entidades promotoras explorem as sinergias de duas perspetivas diferentes, mas complementares, por um lado, a visão de mercado e, por outro, a visão dos resultados da investigação. A experiência de trabalho mais direto com as empresas e o mercado da qualidade, que a APCER detém e que está interessada em enriquecer com informação qualificada, pode ser conjugada com a independência necessária e conveniente que investigadores independentes acrescentam. A academia tem de assumir um papel específico que outros têm dificuldade (ou não podem mesmo fazer), designadamente: não fazer apenas a apologia de técnicas e métodos, mas principalmente analisar criticamente as suas bases teóricas, as suas aplicações e os seus resultados. As entidades de mercado só têm a ganhar se as suas abordagens se basearem, não apenas na experiência e no conhecimento organizacional, mas também em informação tratada, técnica e cientificamente suportada. Por outro lado, a inovação e a qualidade, partilham fases, com especial ênfase nas fases de desenvolvimento de produtos e serviços mais próximos do mercado. Mas, a inovação requer recursos e a gestão de riscos significativos.A incerteza global nos mercados e os riscos podem ser reduzidos (ou é mesmo a forma mais eficaz de o conseguir) se os níveis de conhecimento estiverem mais elevados. Todas as organizações precisam de deter competências capazes de promover e facilitar as transformações que os cidadãos e os mercados exigem dos agentes económicos e dos órgãos da administração pública. Contudo, com frequência não detêm todas as competências necessária à inovação, ou dito de outro modo, as organizações precisam de completar as suas redes internas de competências com outras redes externas. Este Observatório da Qualidade permitirá que as diversas contribuições do conhecimento (I&D e as Teorias Metodológicas) se cruzem as práticas organizacionais (Abordagens, Operações, Medida, Aprendizagem e Melhoria). A Figura 1 apresenta essa ligação entre as distintas componentes do conhecimento e das práticas organizacionais.
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