Turismo acessível e a formação no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12731 |
Resumo: | A necessidade de formar os alunos de turismo para lidar com pessoas com incapacidade é cada vez maior. O mercado do Turismo Acessível encontra-se em crescimento e precisa que as suas necessidades sejam devidamente satisfeitas. No entanto as instituições de Ensino Superior ainda não estão devidamente consciencializadas sobre a importância desta temática. Esta dissertação pretende analisar se os alunos das instituições públicas da licenciatura de turismo que frequentam o terceiro ano, têm formação na área do turismo acessível. O objetivo principal é compreender se a sua perceção e a sua formação variam consoante determinados fatores, tais como a idade, o género, entre outros. A metodologia utilizada para a recolha de dados foi um inquérito por questionário, aplicado aos alunos acima referidos. Os dados recolhidos foram tratados com recurso às análises estatísticas univariada e bivariada. A análise de dados permitiu concluir que a maioria dos alunos ainda não tem uma unidade curricular que aborde o Turismo Acessível. Conclui-se ainda que, apesar de os alunos não terem uma perceção correta sobre a definição de Turismo Acessível, na globalidade, têm conhecimento sobre as características deste mercado. Relativamente aos fatores que não influenciam o conhecimento do mercado, pode-se destacar: a frequência de viagens com familiares/amigos com algum tipo de incapacidade e os inquiridos possuírem familiares/amigos com incapacidade que necessitem de ajuda para se deslocar. |
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Turismo acessível e a formação no ensino superiorGestão do turismoTurismoDeficientes físicosAlunos do superiorA necessidade de formar os alunos de turismo para lidar com pessoas com incapacidade é cada vez maior. O mercado do Turismo Acessível encontra-se em crescimento e precisa que as suas necessidades sejam devidamente satisfeitas. No entanto as instituições de Ensino Superior ainda não estão devidamente consciencializadas sobre a importância desta temática. Esta dissertação pretende analisar se os alunos das instituições públicas da licenciatura de turismo que frequentam o terceiro ano, têm formação na área do turismo acessível. O objetivo principal é compreender se a sua perceção e a sua formação variam consoante determinados fatores, tais como a idade, o género, entre outros. A metodologia utilizada para a recolha de dados foi um inquérito por questionário, aplicado aos alunos acima referidos. Os dados recolhidos foram tratados com recurso às análises estatísticas univariada e bivariada. A análise de dados permitiu concluir que a maioria dos alunos ainda não tem uma unidade curricular que aborde o Turismo Acessível. Conclui-se ainda que, apesar de os alunos não terem uma perceção correta sobre a definição de Turismo Acessível, na globalidade, têm conhecimento sobre as características deste mercado. Relativamente aos fatores que não influenciam o conhecimento do mercado, pode-se destacar: a frequência de viagens com familiares/amigos com algum tipo de incapacidade e os inquiridos possuírem familiares/amigos com incapacidade que necessitem de ajuda para se deslocar.There is an increasing need to educate tourism students to deal with disabled persons. The market for Accessible Tourism is growing and its demands need to be attended properly. Despite that, Higher Education institutions are not conveniently aware of the importance of that subject. This dissertation aims at analysing if the students of the tourism course from public institutions, that are attending the third year of the course, are educated in the Accessible Tourism subject. The main goal is to understand if their perception and their education vary, based on certain factors such as age, gender, among others. The methology used to acquire data was a questionnaire based survey, applied to the students mentioned above. The collected data was processed using univariate and bivariate statistical analysis. The data analysis allowed to conclude that most of the students still do not have a curricular unit that addresses Accessible Tourism. It can also be concluded that, despite the students not having a correct perception of the definition of accessible tourism, globally, they have knowledge about the characteristics of this market. Regarding the factors that don’t influence the knowledge of the market, it can be highlighted: the frequency of the travels with family/friends with some type of disability and the respondents have family/friends with disabilities that need help to move.Universidade de Aveiro2014-10-29T14:18:46Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12731TID:201579200porInácio, Joana Rita Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:14Zoai:ria.ua.pt:10773/12731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:50.312770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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