Turismo acessível e a formação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Joana Rita Tomás
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12731
Resumo: A necessidade de formar os alunos de turismo para lidar com pessoas com incapacidade é cada vez maior. O mercado do Turismo Acessível encontra-se em crescimento e precisa que as suas necessidades sejam devidamente satisfeitas. No entanto as instituições de Ensino Superior ainda não estão devidamente consciencializadas sobre a importância desta temática. Esta dissertação pretende analisar se os alunos das instituições públicas da licenciatura de turismo que frequentam o terceiro ano, têm formação na área do turismo acessível. O objetivo principal é compreender se a sua perceção e a sua formação variam consoante determinados fatores, tais como a idade, o género, entre outros. A metodologia utilizada para a recolha de dados foi um inquérito por questionário, aplicado aos alunos acima referidos. Os dados recolhidos foram tratados com recurso às análises estatísticas univariada e bivariada. A análise de dados permitiu concluir que a maioria dos alunos ainda não tem uma unidade curricular que aborde o Turismo Acessível. Conclui-se ainda que, apesar de os alunos não terem uma perceção correta sobre a definição de Turismo Acessível, na globalidade, têm conhecimento sobre as características deste mercado. Relativamente aos fatores que não influenciam o conhecimento do mercado, pode-se destacar: a frequência de viagens com familiares/amigos com algum tipo de incapacidade e os inquiridos possuírem familiares/amigos com incapacidade que necessitem de ajuda para se deslocar.
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