Introdução de tablets no ensino do manual em papel ao manual digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17997 |
Resumo: | No presente trabalho pretendemos caracterizar a introdução e utilização do tablet como manual digital em substituição do tradicional manual em papel, em contexto educativo no Agrupamento de Escolas de Cuba. Sendo uma tecnologia pioneira em contexto educativo, apoiada pela Direção de Serviços da Região Alentejo e acompanhada pedagogicamente pela Universidade Católica Portuguesa, no sentido de alterar as práticas de ensino/aprendizagem, urge conhecer a realidade da utilização da referida tecnologia em contexto escolar concreto, para identificar possíveis mudanças, dificuldades ou limitações. Para tal, depois de analisar o que a literatura diz sobre as questões e conceitos teóricos implícitos neste estudo, procedeu-se à definição do problema, apontámos as proposições e indicámos as questões orientadoras da nossa investigação. Acrescentámos a descrição da opção metodológica que nos levou a escolher o estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (análise documental, entrevistas e questionários a alunos e professores). Os resultados mostraram que o tablet poderá ser um recurso que pode captar a atenção dos alunos e ser um agente de motivação e participação. Para os professores o tablet pode ser um excelente recurso na aplicação de estratégias inovadoras e funcionar como um meio para cativar os alunos no desenvolvimento do conhecimento e estímulo do seu próprio raciocínio. Como principais obstáculos do uso do tablet nas escolas, podemos referir, problemas técnicos e o tempo de preparação de materiais realmente interativos. |
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Introdução de tablets no ensino do manual em papel ao manual digitalTecnologias da Informação e ComunicaçãoTabletEducaçãoEvoluçãoMotivaçãoInteratividadeInformation and communication technologiesTabletEducationEvolutionMotivationInteractivityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente trabalho pretendemos caracterizar a introdução e utilização do tablet como manual digital em substituição do tradicional manual em papel, em contexto educativo no Agrupamento de Escolas de Cuba. Sendo uma tecnologia pioneira em contexto educativo, apoiada pela Direção de Serviços da Região Alentejo e acompanhada pedagogicamente pela Universidade Católica Portuguesa, no sentido de alterar as práticas de ensino/aprendizagem, urge conhecer a realidade da utilização da referida tecnologia em contexto escolar concreto, para identificar possíveis mudanças, dificuldades ou limitações. Para tal, depois de analisar o que a literatura diz sobre as questões e conceitos teóricos implícitos neste estudo, procedeu-se à definição do problema, apontámos as proposições e indicámos as questões orientadoras da nossa investigação. Acrescentámos a descrição da opção metodológica que nos levou a escolher o estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (análise documental, entrevistas e questionários a alunos e professores). Os resultados mostraram que o tablet poderá ser um recurso que pode captar a atenção dos alunos e ser um agente de motivação e participação. Para os professores o tablet pode ser um excelente recurso na aplicação de estratégias inovadoras e funcionar como um meio para cativar os alunos no desenvolvimento do conhecimento e estímulo do seu próprio raciocínio. Como principais obstáculos do uso do tablet nas escolas, podemos referir, problemas técnicos e o tempo de preparação de materiais realmente interativos.On the following work we pretend to distinct the introduction and usage of the tablet as a digital guide as a replacement of the traditional paper guide, on the context of the Agrupamento de Escolas de Cuba. Being a completely new and unexplored technology on the education context, supported by the Direção de Serviços da Região Alentejo and supervised by the Universidade Católica Portuguesa, in order to change the teaching/learning nowadays, it urges to know the reality of the already referred technology usage in a specific school context, in order to identify possible changes, difficulties or limitations. With that in mind, after analyzing what has been wrote about this topic and his theoretical concepts, we defined the problem, pointed prepositions and selected our investigation guide questions. After, we added our method option description which led us to chose the “study case”. The data analyzes was made by crossing information from different sources and instruments (documents, reviews and questionnaires made to both students and teachers). Our results have shown that the tablet might be a resource able to catch students attention and be a motivational and participation agent. For teachers the tablet might be an excellent resource in the application of innovating strategies and students encouragement to develop their knowledge and own thinking. As the main obstacle, we can highlight technical problems and the time to prepare interactive material.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Vanda do Carmo Canhoto Lopes2015-07-14T09:14:37Z2015-06-0320142015-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17997TID:201331713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:36:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:03.273724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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