Projeto de uma mota elétrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2603 |
Resumo: | Com o passar dos anos tem-se verificado o crescente consumo de combustíveis fósseis no sector dos transportes e o consequente aumento dos níveis de poluição atmosférica e diminuição das suas reservas. Uma das soluções para estes problemas, é a utilização de veículos elétricos, visto que são “amigos do ambiente”, podendo regenerar a sua energia através de energias renováveis. Face aos problemas citados anteriormente, este projeto consiste na conversão de uma mota com motor a combustão interna para uma mota elétrica. Para este projeto, selecionou-se um motor de corrente contínua de ímanes permanentes com escovas, seis baterias VRLA (Valve Regulated Lead-acid) e desenvolveu-se um conversor redutor/elevador bidirecional capaz de fazer o controlo da corrente do motor e implementar travagem regenerativa. O microcontrolador utilizado neste projeto foi o TMS320F28379D Dual-Core Delfino de dois processadores, no qual explorou-se a partilha de informação interprocessador. Verificou-se nas simulações e na parte experimental que o controlo de corrente por histerese funcionou de forma correta pois a corrente convergiu para o valor de referência imposto, no entanto, observou-se durante a situação de carga máxima maior dificuldade por parte do controlador para controlar a corrente do motor dependendo da frequência de comutação utilizada. |
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Projeto de uma mota elétricaMota elétricaMotor PMDCComunicaçãoInterprocessadorControlador por histereseConversor redutorElevado bidirecionalElectric motorcyclePMDC MotorInterprocessor communicationHysteresis controllerBuck/boost bidirectional converterEngenharia Eletrotécnica - Telecomunicações.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaCom o passar dos anos tem-se verificado o crescente consumo de combustíveis fósseis no sector dos transportes e o consequente aumento dos níveis de poluição atmosférica e diminuição das suas reservas. Uma das soluções para estes problemas, é a utilização de veículos elétricos, visto que são “amigos do ambiente”, podendo regenerar a sua energia através de energias renováveis. Face aos problemas citados anteriormente, este projeto consiste na conversão de uma mota com motor a combustão interna para uma mota elétrica. Para este projeto, selecionou-se um motor de corrente contínua de ímanes permanentes com escovas, seis baterias VRLA (Valve Regulated Lead-acid) e desenvolveu-se um conversor redutor/elevador bidirecional capaz de fazer o controlo da corrente do motor e implementar travagem regenerativa. O microcontrolador utilizado neste projeto foi o TMS320F28379D Dual-Core Delfino de dois processadores, no qual explorou-se a partilha de informação interprocessador. Verificou-se nas simulações e na parte experimental que o controlo de corrente por histerese funcionou de forma correta pois a corrente convergiu para o valor de referência imposto, no entanto, observou-se durante a situação de carga máxima maior dificuldade por parte do controlador para controlar a corrente do motor dependendo da frequência de comutação utilizada.Over the years there has been a growing consumption of fossil fuels in the transport sector and the consequent increase in levels of air pollution and future depletion of its reserves. One solution to these problems is the use of electric vehicles, since they are "environment friendly" and can regenerate their energy through renewable energies. In view of the problems mentioned above, this project consisted in the conversion of a motorcycle with a combustion engine to a fully electric motorcycle. For this project, a permanent magnet DC motor with brushes was chosen together with six VRLA (Valve Regulated Lead-Acid) batteries to power it. A buck/boost bidirectional converter was implemented capable of controlling the motor current and employing regenerative braking. The microcontroller used was the Dual-Core Delfino TMS320F28379D, on which interprocessor communication was explored. It was verified in the simulations and in the experimental part that the current control by hysteresis worked correctly because the current converged to the imposed reference value, however, it was observed during the maximum load situation a greater difficulty on the part of the controller to control the motor current depending on the switching frequency used.Barros, João Dionísio SimõesDigitUMaVasconcelos, Fábio Dinarte Fernandes2019-11-13T11:31:28Z2019-06-27T00:00:00Z2019-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2603202298132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:25Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:23.223301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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