Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Cardoso da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83961
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_4eea46752e5df7ce7bd87c7fe23e6be6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017The Teaching Training developed at the Escola Básica 2º E 3º CICLOS C/ SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO DE MIRANDA DO CORVO with the class of 8th A grade, in the academic year of 2016/2017Professor Estagiário.Prática Docente.Ensino-AprendizagemIndisciplina.Perceção Docente e estágiarioTrainee Professor.Teaching Practice.Teaching-Learning Process.IndisciplinePerception Teacher and treinee.Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico é o culminar do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino em Educação Física no Ensino básico e secundário. O objetivo principal desta etapa é proporcionar uma experiência real do contexto escolar, aplicando o conhecimento adequirido nas aulas de licenciatura e de mestrado. Sendo este o primeiro ano a lecionar, o professor estagiário irá deparar-se com dificuldades nas diferentes dimensões pedagógicas, impulsionando assim a reflexão conjunta do estágiario, do seu núcleo de estágio e orientadores. Esta reflexão partilhada irá permitir ao estagiário que desenvolva as suas competências e desempenho enquanto professor. As aprendizagens resultantes da experiência pedagógica com a turma A do 8ºano da Escola Básica 2º e 3º Ciclos c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, no ano letivo de 2016/2017, serão apresentadas no presente relatório de estágio. Este reúne todas as actividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo, bem como refelxões acerca das mesmas. Em primeiro lugar surgirá uma breve contextualização escolar da prática pedagógica desenvolvida, na qual serão analisadas as características da escola, do grupo disciplinar e da turma onde decorreu o Estágio Pedagógico, enquadrando o processo pedagógico às mesmas. De seguida serão identificadas e analisadas as atividades desenvolvidas que serão acompanhadas das respetivas justificações, possibilitando assim uma análise imediata sobre as decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. Este relatório culminará com o aprofundamento do tema selecionado, relativamente à perceção dos docentes em relação à indisciplina dos alunos na sala de aula.The Teacher Trainer is the culmination of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. The main goal of this stage is to provide a real experience of the school context, applying the appropriate knowledge in the undergraduate and masters classes. Since this year was our first year as a teacher, the intern teacher will face some difficulties in the different pedagogical dimensions, thus impelling the joint reflection of the trainee, his core of internship and mentors. This shared reflection will allow the trainee to develop his skills and performance as a teacher. The learning outcomes resulting from the pedagogical experience with class A of the 8th grade of the 2nd and 3rd Cycle Secondary School José Falcão de Miranda do Corvo in the academic year 2016/2017 will be presented in this internship report. It gathers all the pedagogical activities developed during the school year, as well as refelxões about them. In the first place, there will be a brief school context of the pedagogical practice developed, in which the characteristics of the school, the disciplinary group and the group where the Pedagogical Stage will be studied will be analyzed, framing the pedagogical process to them. Afterwards, the activities developed will be identified and analyzed, which will be accompanied by the respective justifications, thus enabling an immediate analysis of the decisions taken in the various pedagogical dimensions. This report will culminate with the deepening of the selected theme, regarding the teachers' perception regarding the indiscipline of students in the classroom. Allowing a shared reflection of the intern, his core of internship and mentors. This shared experience will allow to the intern2017-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83961http://hdl.handle.net/10316/83961TID:202145760porSilva, Jessica Cardoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:37.875325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
The Teaching Training developed at the Escola Básica 2º E 3º CICLOS C/ SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO DE MIRANDA DO CORVO with the class of 8th A grade, in the academic year of 2016/2017
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
Silva, Jessica Cardoso da
Professor Estagiário.
Prática Docente.
Ensino-Aprendizagem
Indisciplina.
Perceção Docente e estágiario
Trainee Professor.
Teaching Practice.
Teaching-Learning Process.
Indiscipline
Perception Teacher and treinee.
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 8ºA no ano letivo 2016/2017
author Silva, Jessica Cardoso da
author_facet Silva, Jessica Cardoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jessica Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Professor Estagiário.
Prática Docente.
Ensino-Aprendizagem
Indisciplina.
Perceção Docente e estágiario
Trainee Professor.
Teaching Practice.
Teaching-Learning Process.
Indiscipline
Perception Teacher and treinee.
topic Professor Estagiário.
Prática Docente.
Ensino-Aprendizagem
Indisciplina.
Perceção Docente e estágiario
Trainee Professor.
Teaching Practice.
Teaching-Learning Process.
Indiscipline
Perception Teacher and treinee.
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83961
http://hdl.handle.net/10316/83961
TID:202145760
url http://hdl.handle.net/10316/83961
identifier_str_mv TID:202145760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947703066624