Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, José Nuno Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97413
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ef422d09500ea9d29df8b4784ffb64e1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH THE "12TH E" CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAREstágio PedagógicoEducação FísicaProfessor EstagiárioPerceção dos AlunosPedagogical InternshipPhysical EducationTrainee TeacherStudent PerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que se desenvolveu na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma 1E do 12º ano, durante o ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico tem como objetivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos que foram adquiridos e desenvolvidos ao longo de quatros anos de formação, com a prática docente numa situação real, orientada por docentes de Educação Física com elevado nível de experiência. Além de uma descrição de todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, são ainda apresentadas reflexões relativamente às diferentes etapas que constituem o processo de intervenção pedagógica. Este documento encontra-se organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização da prática, onde são apresentadas as expetativas iniciais e onde é feita uma caracterização do meio onde se desenvolveu o Estágio Pedagógico. No segundo capítulo é feita uma análise reflexiva em relação à prática pedagógica, que se encontra dividida em atividades de ensino aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. Por fim, é apresentada a investigação relativamente à “Perceção sobre a Intervenção Pedagógica em Educação Física: Estudo comparativo de professores estagiários e respetivos alunos”.This Teacher Training presents the work developed during the Pedagogical Internship of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education in the University of Coimbra, which was developed at the Escola Secundária de Avelar Brotero with class 1E of the 12th year, during the academic year 2020 / 2021. The Pedagogical Internship aims to favor the integration of theoretical knowledge that was developed during four years of formation, with teaching practice in real situations, guided by Physical Education teachers. In addition to a description of the moments experienced, reflections on different stages of the pedagogical intervention process are presented. This document is organized in three chapters. The first chapter presents a contextualization of the practice, where the initial expectations are presented and a characterization of the environment where the Pedagogical Internship was developed. In the second chapter, a reflexive analysis is carried out in relation to pedagogical practice, which is divided into teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships and an ethical-professional attitude. Finally, research about “The perception on the Pedagogical intervention in physical education: comparative study between trainee teachers and their students ” is presented. This study aims to improve the teaching-learning process.2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97413http://hdl.handle.net/10316/97413TID:202809382porVieira, José Nuno Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.071807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH THE "12TH E" CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
Vieira, José Nuno Pinto
Estágio Pedagógico
Educação Física
Professor Estagiário
Perceção dos Alunos
Pedagogical Internship
Physical Education
Trainee Teacher
Student Perception
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
author Vieira, José Nuno Pinto
author_facet Vieira, José Nuno Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, José Nuno Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Professor Estagiário
Perceção dos Alunos
Pedagogical Internship
Physical Education
Trainee Teacher
Student Perception
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Professor Estagiário
Perceção dos Alunos
Pedagogical Internship
Physical Education
Trainee Teacher
Student Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97413
http://hdl.handle.net/10316/97413
TID:202809382
url http://hdl.handle.net/10316/97413
identifier_str_mv TID:202809382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051556130816