Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97413 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_ef422d09500ea9d29df8b4784ffb64e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH THE "12TH E" CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAREstágio PedagógicoEducação FísicaProfessor EstagiárioPerceção dos AlunosPedagogical InternshipPhysical EducationTrainee TeacherStudent PerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que se desenvolveu na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma 1E do 12º ano, durante o ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico tem como objetivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos que foram adquiridos e desenvolvidos ao longo de quatros anos de formação, com a prática docente numa situação real, orientada por docentes de Educação Física com elevado nível de experiência. Além de uma descrição de todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, são ainda apresentadas reflexões relativamente às diferentes etapas que constituem o processo de intervenção pedagógica. Este documento encontra-se organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização da prática, onde são apresentadas as expetativas iniciais e onde é feita uma caracterização do meio onde se desenvolveu o Estágio Pedagógico. No segundo capítulo é feita uma análise reflexiva em relação à prática pedagógica, que se encontra dividida em atividades de ensino aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. Por fim, é apresentada a investigação relativamente à “Perceção sobre a Intervenção Pedagógica em Educação Física: Estudo comparativo de professores estagiários e respetivos alunos”.This Teacher Training presents the work developed during the Pedagogical Internship of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education in the University of Coimbra, which was developed at the Escola Secundária de Avelar Brotero with class 1E of the 12th year, during the academic year 2020 / 2021. The Pedagogical Internship aims to favor the integration of theoretical knowledge that was developed during four years of formation, with teaching practice in real situations, guided by Physical Education teachers. In addition to a description of the moments experienced, reflections on different stages of the pedagogical intervention process are presented. This document is organized in three chapters. The first chapter presents a contextualization of the practice, where the initial expectations are presented and a characterization of the environment where the Pedagogical Internship was developed. In the second chapter, a reflexive analysis is carried out in relation to pedagogical practice, which is divided into teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships and an ethical-professional attitude. Finally, research about “The perception on the Pedagogical intervention in physical education: comparative study between trainee teachers and their students ” is presented. This study aims to improve the teaching-learning process.2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97413http://hdl.handle.net/10316/97413TID:202809382porVieira, José Nuno Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.071807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH THE "12TH E" CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 Vieira, José Nuno Pinto Estágio Pedagógico Educação Física Professor Estagiário Perceção dos Alunos Pedagogical Internship Physical Education Trainee Teacher Student Perception |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma E do 12º ano no ano letivo 2020/2021 |
author |
Vieira, José Nuno Pinto |
author_facet |
Vieira, José Nuno Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, José Nuno Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Professor Estagiário Perceção dos Alunos Pedagogical Internship Physical Education Trainee Teacher Student Perception |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Professor Estagiário Perceção dos Alunos Pedagogical Internship Physical Education Trainee Teacher Student Perception |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97413 http://hdl.handle.net/10316/97413 TID:202809382 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97413 |
identifier_str_mv |
TID:202809382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134051556130816 |