Tecnologias para o Raciocínio Clínico do Enfermeiro: Revisão Integrativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e669 |
Resumo: | Introdução: tecnologias são parte integrante do trabalho em saúde, pois contribuem para a construção do saber desde a origem da ideia, passando por seu desenvolvimento e chegando à implementação do conhecimento. A associação entre tecnologia e educação se torna cada vez mais inerente à reestruturação do processo de ensino aprendizagem atual, possibilitando que os novos meios digitais de acesso à informação e aos conhecimentos, modifiquem e aprimorem os moldes da cultura globalizada. Objetivo: identificar tecnologias que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio clínico na elaboração de diagnósticos de enfermagem em publicações nacionais e internacionais. Método: revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de periódicos da CAPES; Pubmed e no banco de dados Scopus com estudos publicados entre 2002 e 2020, publicados em inglês, espanhol e português. Resultados: foram analisados dois artigos, uma tese e duas dissertações de doutorado e mestrado acadêmico, nos quais as tecnologias utilizadas na elaboração de Diagnósticos de Enfermagem foram Sistema de Informação do tipo registro, software computacional e plataforma para internet, curso com abordagem de aprendizado baseada em problemas e árvores de decisão para auxílio na determinação diagnóstica. Os resultados demostraram limitação no desenvolvimento de tecnologias para o raciocínio clínico dos enfermeiros. Considerações finais: o estudo revela desafios relacionados ao desenvolvimento de tecnologias, que inovam a prática habitual da enfermagem seja na gerência, assistência, ensino, pesquisa e extensão, indicando que publicações nesta temática são incipientes, sendo que as tecnologias permitem o desenvolvimento e construção do conhecimento. |
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Tecnologias para o Raciocínio Clínico do Enfermeiro: Revisão IntegrativaTechnologies for Nurses' Clinical Reasoning: Integrative ReviewIntrodução: tecnologias são parte integrante do trabalho em saúde, pois contribuem para a construção do saber desde a origem da ideia, passando por seu desenvolvimento e chegando à implementação do conhecimento. A associação entre tecnologia e educação se torna cada vez mais inerente à reestruturação do processo de ensino aprendizagem atual, possibilitando que os novos meios digitais de acesso à informação e aos conhecimentos, modifiquem e aprimorem os moldes da cultura globalizada. Objetivo: identificar tecnologias que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio clínico na elaboração de diagnósticos de enfermagem em publicações nacionais e internacionais. Método: revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de periódicos da CAPES; Pubmed e no banco de dados Scopus com estudos publicados entre 2002 e 2020, publicados em inglês, espanhol e português. Resultados: foram analisados dois artigos, uma tese e duas dissertações de doutorado e mestrado acadêmico, nos quais as tecnologias utilizadas na elaboração de Diagnósticos de Enfermagem foram Sistema de Informação do tipo registro, software computacional e plataforma para internet, curso com abordagem de aprendizado baseada em problemas e árvores de decisão para auxílio na determinação diagnóstica. Os resultados demostraram limitação no desenvolvimento de tecnologias para o raciocínio clínico dos enfermeiros. Considerações finais: o estudo revela desafios relacionados ao desenvolvimento de tecnologias, que inovam a prática habitual da enfermagem seja na gerência, assistência, ensino, pesquisa e extensão, indicando que publicações nesta temática são incipientes, sendo que as tecnologias permitem o desenvolvimento e construção do conhecimento.Introduction: technologies are an integral part of health work, as they contribute to the construction of knowledge from the origin of the idea, through its development and reaching the implementation of knowledge. The association between technology and education becomes increasingly inherent to the restructuring of the current teaching-learning process, enabling new digital means of accessing information and knowledge to modify and improve the molds of globalized culture. Objective: to identify technologies that contribute to the development of clinical reasoning in the elaboration of nursing diagnoses in national and international publications. Method: integrative literature review, carried out in the Virtual Health Library (VHL), in the Theses and Dissertations Catalog of the Portal for the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the CAPES periodicals Portal; Pubmed and in the Scopus database with studies published between 2002 and 2020, published in English, Spanish and Portuguese. Results: two articles, one thesis and two doctoral and academic master's dissertations were analyzed, in which the technologies used in the elaboration of Nursing Diagnoses were an Information System of the record type, computer software and an internet platform, a course with a learning approach based on in problems and decision trees to aid in diagnostic determination. The results showed limitations in the development of technologies for nurses' clinical reasoning. Final considerations: the study reveals challenges related to the development of technologies, which innovate the usual practice of nursing, whether in management, care, teaching, research and extension, indicating that publications on this topic are incipient, and technologies allow the development and construction of the knowledge.Ludomedia2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e669https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e669New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e669New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e669New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e6692184-777010.36367/ntqr.13.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/669https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/669/770Edlamar Kátia AdamyPatricia PoltronieriElisangela Argenta Zanattainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:43Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:28.651719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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