O Estudo da personagem em "O Meu mundo não é deste reino": desconstruir para reconstruir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/2908 |
Resumo: | A arte na actualidade, nomeadamente a literatura, caracteriza-se pela recorrência a temas de feição neobarroca e pós-moderna, como a vulnerabilidade humana1, o sentimento de culpa, a invasão da interioridade, a perda da identidade, com recurso a formas que têm a ver com a fragmentação discursiva. Na narrativa de João de Melo, O meu mundo não é deste reino, o processo de desconstrução identitária, seja através do deslocamento do sujeito a partir de um centro para a periferia, seja através da construção de identidades parcelares, imperfeitas, monstruosas, fragmentadas, é usado com o intuito último de reafirmar o Homem e a condição humana. |
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O Estudo da personagem em "O Meu mundo não é deste reino": desconstruir para reconstruirNeo-barrocoJoão de MeloDesconstrução identitáriaPós-modernismoPost-modernitéNéo-baroqueDéconstuctrionIdentitaireA arte na actualidade, nomeadamente a literatura, caracteriza-se pela recorrência a temas de feição neobarroca e pós-moderna, como a vulnerabilidade humana1, o sentimento de culpa, a invasão da interioridade, a perda da identidade, com recurso a formas que têm a ver com a fragmentação discursiva. Na narrativa de João de Melo, O meu mundo não é deste reino, o processo de desconstrução identitária, seja através do deslocamento do sujeito a partir de um centro para a periferia, seja através da construção de identidades parcelares, imperfeitas, monstruosas, fragmentadas, é usado com o intuito último de reafirmar o Homem e a condição humana.Actuellement l‘art, spécifiquement la littérature, se caractérise par l‘emploi de thèmes néobaroques et postmodernes, tels que la vulnérabilité humaine, le sentiment de culpabilisation, l‘invasion de l‘intériorité humaine, la perte d‘identité, à travers des formes d‘expression dont la fragmentation discursive est un exemple. Dans le récit de João de Melo, O meu mundo não é deste reino, le procès de perte d‘identité du sujet - soit par un déplacement du centre, soit à travers la construction d‘identités incomplètes, imparfaites, monstrueuses, fragmentées – est un moyen de ré-affirmation de l‘homme et de la condition humaine.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Maria Luísa de Castro2013-11-22T10:51:04Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2908por1645-193710.34630/polissema.vi9.3242info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:42:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:55.725362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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